Gostaria de obter informações de vocês sobre a madeira TSP YAMATO ESPECIAL e também se vocês sabem onde posso comprá-la.
Jogo com uma desde 2000, é boa sim… bastante controle, mas peca um pouco na velocidade tem que ser combinada com uma borracha mais veloz.
Alguém sabe se a Yamato é feita de Hinoki?
Sds,
Comprei uma TSP Yamato-2 não faz um mês, ela é de hinoki sim, ou pelo menos me disseram (eu tenho a versão caneta). Ela é muito, mais muito muito leve. Tem um controle exelente, mas peca um pouquinho na velo sim, mesmo eu que sou iniciante posso dizer. Mas pelo preço vale a pena (U$40,00). O negócio é que se você for classineta, colocar uma borracha para efeito na parte de trás, tipo uma yasaka extreme spin. Você consegue soltar muito, mais muito efeito mesmo, e o melhor de tudo, em cima da rede. O pessoal do clube tah de saco cheio comigo já hehehe (e olha que eu só to treinando a uns 2 meses). Se você estiver mais interessado leia o post, TSP Yamato-2 no forum de materiais, lá eu me aprofundei mais.
Boa sorte.
Como eu havia prometido aqui vão algumas fotos da TSP Yamato Special. A raquete é muito parecida com uma Cypress-s da Butterfly, inclusive nas medidas. Tem toque soft, mas é bem veloz e tem controle razoável. P/ dizer a verdade eu prefiro jogar com modelos R, que são mais arredondados e têm cabo mais curto. P/ quem joga próximo a mesa bloqueando, acho mais adequado. Os modelos S são direcionados p/ aqueles jogadores que saem de drive em tudo.
Mas voltando a Yamato, essa raquete eu peguei com o Adriano Neves principalmente por ser uma madeira que já saiu de linha e de “estoque antigo”. Eu quero dizer que ela ainda utiliza hinoki antigo na sua composição. Os modelos mais novos em geral estão utilizando hinoki de 50 anos ou até menos, quando o ideal é pegar a árvore com 300~500 anos. Isso é facilmente verificável pelas fibras da raquete, quanto mais fibras, mais antiga é a madeira. E quanto mais verticais e juntas, melhor é a qualidade da madeira.