Estou praticando tênis de mesa há 5 meses(dia 9/11/2025 fez os 5 meses). No primeiro mês eu comecei com uma raquete loki montada 4 estrelas emprestada e no segundo mês ganhei da minha mulher (nessa época eu não entendia nada de material e muito menos ela, mas por eu ser fã do Hugo ela me deu essa raquete) uma Hugo Hal + 2 vega X.
Desde então venho treinando e jogando praticamente todos os dias (menos domingos) e tento evoluir ao máximo, mas vejo que ainda erro muito o básico(minha cidade é interior e aqui não há CT ou escolinhas, nada do tipo, só 3 lugares na cidade que cada um possui 1 mesa e as pessoas que jogam vão por lá) mas tento olhar bastante vídeos e aprender por lá e tentando fazer treinamentos com outras pessoas que jogam comigo.
Enfim, queria saber se acham que devo trocar para um material “mais lento”, principalmente por não ter professores na região ou devo manter o kit atual e persistir até “aprender”. Uma obs. é que acabei ganhando vícios de movimento curtos devido a velocidade da raquete acredito. Caso possam sugerir materiais para usar no lugar da atual, quais seriam? desde já grato e desculpe pela confusão na hora de escrever o post.
Totalmente desnecessário… conjunto muito bom e rápido, para quem já tem muita técnica e fundamentos desenvolvidos.
Sim.
O melhor caminho é:
Madeira: Xiom Offensive S
Borrachas: Par de Xiom Vega Europe
Não queira pular etapas… ter um material “bom”, não significa “jogar melhor” ou com “menos dificuldade”, muito pelo contrário… é mais difícil, até saber como extrair o máximo que o material pode oferecer, é claro.
Fala Guilherme, concordo plenamente que para o meu nível seja algo bem exagerado, como foi um presente surpresa acabei não podendo opinar kkkkk
sobre o kit acabei pegando uma dhs w1030 5plywood e duas pf4 40+ pois aproveitei uma promoção muito boa que saiu um valor bem aceitável. Material que irei utilizar a partir de agora até sentir que minha base está bem consolidada, muito obrigado pela resposta.
cara, tive algo similar meses atras. A vega europa ela boa pra vc aprender spin, agora na minha experiência, ela espirra muito, principalmente para defender bolas rapidas. Em resumo, vega europa boa mas eu olharia algumas opções da joola, material bom e mais controlavel ao meu ver. uso uma ice no back e uma vega no four
quero deixar aqui a minha experiência, troquei meu material e estou a 2 semanas usando o kit:
madeira: dhs w1030
borrachas: 2x dhs pf40+
e cara, surreal como meu jogo melhorou, não em questão de estar ganhando partidas ou algo do tipo, mas a forma que consegui melhorar minha técnica e ser bem mais tranquilo de perceber meus erros, para todos iniciantes recomendo começar com um kit de acordo com seu nivel.
Eu já utilizei a DHS PF4-50, uma dica é limpar ela após os treinos, com limpadores adequados, se possível colocar uma película de plástico tbm, eu tive ela mas não durou muito, com pouco tempo ficou com marcas, marcava muito fácil, até a digital do polegar ficou estampada nela rs, enfim excelente borracha mas que dura pouco. Espero que vc não tenha a mesma experiência com ela, e dure mais que a minha, pq depois ela fica com uma sensação um pouco morta e vai ser necessário a troca.
no momento ela está ótima ainda, desde o primeiro dia sempre limpei com produto certo para borracha e uso duas películas por cima da borracha para guardar, como sou eu que compro meus materiais tenho muito zelo, então com quase 1 mês de uso ela ainda está bem novinha. Mas não pretendo ficar com ela por muito tempo, quero usar por apenas uns 2 meses e trocar, estou gostando para pegar mais os fundamentos, mas pretendo ir para algo com uma rxton 5 ou algo da yinhe.