Troca de raquete durante jogo.

Estava lendo o tópico do colega Teixeira sobre troca de raquetes no jogo de duplas e tive uma dúvida sobre a troca no individual:
Em que momento e quantas vezes durante uma partida oficial, um mesatenista poderá trocar a sua raquete?
Estive dando uma olhada no site da CBTM, e lá diz o seguinte:
Página 2.4.8.
No início de cada jogo ou se houver troca de raquetes durante o jogo o atleta deve mostrar ao seu oponente e ao árbitro a raquete que ele vai usar e permiti-los examiná-la.

Entendo que há a permissividade, porém não entendo este, durante o jogo ( será no transcorrer da partida? Ou no intervalo entre sets? Ou no pedido de time out? )

Alguém, por gentileza poderia ser mais específico ao entendimento desta regra?
Pois tenho minhas dúvidas.

Sds,

Edjailson, um atleta poderá trocar de raquete durante a partida, se sua raquete estiver danificada de forma que impeça a continuidade do jogo. Ele não poderá trocar de raquete por critério tático, como por exemplo, no meio da partida ele trocar de raquete que contenha um pino, quando ele estava jogando de borracha lisa.

Além disso, o atleta não pode ficar trocando de material toda hora. Imagine se isto fosse possivel, um atleta poderia interromper o jogo várias vezes e a partida teria que parar para o juiz olhar a raquete trocada e o adversário também. Iria virar uma zona…rsrsrsrsrsr

Não são motivos para trocar de raquete uma má colada (o atleta achar que a raquete não está disparando e trocar de madeira ou colar novamente durante o jogo).

São motivos: a quebra do cabo, ou uma grande rachadura na madeira, um rasgo expressivo na borracha ou se a borracha estiver soltando. Pois isto pode atrapalhar, também, o adversário e impedir o bom andamento do jogo.

Para completar a mensagem da Jadson, a troca só será permitida se a raquete foi danificada de forma involuntária, ou seja, se neguinho quebrou a raquete, rasgou a borracha, de propósito, não poderá trocar a mesma.

Abraços,

Mazinho

Valeu Jadson e Mazinho:

Realmente eu estava necessitando deste esclarecimento. Uma vez já ocorreu em um jogo que meu adversário trocava de raquetes, em todo intervalo entre sets. Apesar de eu ter ganho a partida, senti muita dificuldade. Este mesmo atleta jogou da mesma forma com um dos nossos mesatenistas e ganhou, e claro, por desconhecimento total desta regra não tive como intervir ( não estou dizendo que as constantes trocas tenham sido a causa principal desta derrota ), mas, que influenciou, isto eu tenho certeza.

Bom, diante disto, estarei atento, para que este mesmo acontecimento não se repita durante os eventos da FBTM. :wink:

Sds,

Ainda bem que o italiano que joga lá na ABTM não diputa campeonato. Ele leva uma mochila cheia de raquete e se bobear ele troca até durante o ponto. :lol: :lol: :lol: