Três princípios básicos para todos os golpes do TM

Três princípios básicos para todos os golpes do TM
Texto: Richard McAfee
Tradução: Jadson Almeida

Este artigo é importante porque a informação que ele disponibiliza possui influência sobre todos os golpes do jogo. Os ensinamentos aqui ministrados valem para qualquer empunhadura, estilo de jogo ou ténica individual. A estrita obediência a esses princípios é necessária para se fazer um golpe bem sucedido.

1) Tempo do Golpe
Existem 3 possibilidades de se golpear a bola:

  • Quando ela está subindo
  • No ponto mais alto
  • Quando ela está caindo

Tempo do Golpe
(O tempo pode variar de acordo com o tipo de golpe)
a) Contra-ataque: golpear a bola subindo ou no ponto mais alto;
b) Drive: golpear a bola no ponto mais alto;
c) Topspin: golpear a bola no ponto mais alto ou caindo;
d) Drive de contra-ataque próximo da mesa: golpear a bola subindo;
e) Drive de contra-ataque afastado da mesa: Golpear a bola no ponto mais alto ou caindo;
f) Cavada normal: Golpear a bola no ponto mais alto ou caindo;
g) Cavada rápida: Golpear a bola subindo
h) Bloqueio: Golpear a bola subindo
i) kato (defesa): Golper a bola caindo

2) Como tocar na bola (força e fricção):

a) Golpear a bola com força significa fazer um movimento para a frente.

  • Você ouve um som “seco” quando executa este golpe.
  • A energia do golpe consiste em enviar a bola para a frente.

b) Golpear a bola com fricção significa fazer o movimento “raspando” a bola.

  • A energia do golpe consiste em produzir efeito (fazer a bola girar).
  • Você ouve um som “macio” neste golpe.

c) A maioria dos golpes são uma mistura de força e fricção.

  • Nos saques, topspins e bolas cavadas usamos mais fricção que força.
  • Nos drives usamos metade fricção e metade força.
  • Nos Contra-ataques e smashs usamos muita força e pouca fricção.

3) Aonde tocar na bola

  • Esse é o mais importante dos 3 princípios.

Área de contato para vários golpes:
(imagine um ponteiro de um relógio)
a) Topspin contra topspin - Golpear a bola acima do centro (2 horas).
b) Smash contra bola cavada - Golpear no centro (3 horas).
c) Topspin contra bola cavada - Golpear no centro ou um pouco abaixo (3 ou 4 horas).
d) Drive contra bola cavada - Golpear no centro ou um pouco acima (3 ou 2 horas).
e) Drive (loop) afastado da mesa - Golpear a bola no centro ou um pouco abaixo (3 ou 4 horas).
f) Drive (loop) proximo à mesa - Golpear a bola na parte superior ( 12 ou 1 hora)
g) Bola cavada - Golpear a bola na parte inferior ( 5 ou 6 horas).
h) Kato (defesa) contra topspin - Golpear a bola no centro ou abaixo do centro (3, 4 ou 5 horas).

Preste atenção que o ponto de contato com a bola pode mudar de acordo com a força que vc usa para golpear a bola ou o momento em que vc golpea a bola (na ascendente, no ponto mais alto ou na descendente).
Por exemplo: se seu adversário cava a bola e vc pega a bola em cima da mesa, o angulo da raquete será um, se vc deixa a bola cair, o angulo da raquete será outro.

Um grande abraço e boa sorte!
(treinem bastante)

Artigo muito bom.
Muitas vezes erro bolas fáceis simplesmente por não prestar a devida atenção em todos esses fatores.

Apesar de todas as variantes que ele mesmo cita, é o beabá de todos os golpes. Valeu mais uma vez Jadson.

Òtimo post Jadson!

Jadson Parabéns, Otimo Post!

Vou tentar tirar o maximo proveito de toda essa imformação!
estou com serios problemas com tempo de bola!

Vlw, abraço ae :smiley: