Olá
Novembro do ano passado chegou minha madeira NITTAKU BARWELL FREET. Finalmente, semana passada, o conjunto foi montado com T05FX e pino long GIANT DRAGON METEORITE SOFT.
Apesar da fama desta marca ser para ping pong, comprei o pino pelos bons reviews na internet, sobre controle e “bola maluca” na devolução.
Até então, uso a madeira VICTAS KOJI MATSUSHITA e borrachas T05 (2,1mm) e pino longo TSP CURL P3 ALFA R (0,5mm)
Antes (6 meses atrás), usava madeira AVALOX HADO e duas XIOM VEGA e EUROPE.
Sobre as madeiras, todas são excepcionais no controle. A escolha é pelo feeling individual.
Vou treinar com as três no robô para ver qual levará pequena vantagem. De cara, a espessura da AVALOX me agrada bastante, mas as concorrentes são fortíssimas.
Sobre os dois pinos longos, digo que me adaptei muito bem ao pino TSP, exceto pela velocidade. Muito lento. Bom para devolver ataques rápidos, mas tem que empurrar muito a bola se ela não vier rápida. Kato é a mesma coisa, tem que empurrar. Isso não me agrada, pq muitas bolas minhas morrem na rede.
Neste ponto pergunto se aumentar a espessura da esponja pode ajudar.
A bola que ela devolve é bem louca. Como aqui o povo não tem costume contra pino, na maioria das vezes basta colocar a bola na mesa que complica o adversário.
Daí li sobre a GIANT DRAGON, e os comentários me animaram.
Mas ela não é boa. Em relação a controle, não posso crucificar, pois coloquei as bolas na mesa. Mas ela não faz o que um bom pino longo deve fazer, ou seja, inverter (ou manter, como queiram) a rotação da bola que vem com spin, e devolver bolas loucas quando vai sem spin.
De fato, ela se comportou como um pino curto, ou até mesmo uma lisa com pouco grip. Não me agradou.
A T05FX e a T05 usei em madeiras diferentes, então não dá muito para comparar, mas no que pude perceber, são praticamente a mesma coisa.
Abraços.