Treino psicológico

Alguem treina efetivamente o psicológico? Se sim, como treinam para que na hora do torneio não tenha medo de impor seu ritmo?
Um defeito muito grande, não só meu, mas de muita gente, é o medo em certas horas, medo de errar um golpe bem treinado, um golpe que já é característica evidente do jogo.
Em momentos críticos das partidas, perco literalmente meu saque, começa a sair mais alto, mais profundo, e não ocorre somente em partidas decisivas, as vezes na própria chave, surge o medo de errar, ou a indecisão de qual saque fazer. Alguem tem alguma dica em relação a isso?
Como ter mais certeza qual saque fazer em determinada hora? que critérios usar pra escolher o saque?
Em momentos mais nervosos de uma partida, eu acabo deixando o fore de lado, e fico empurrando de pino, o que não é bom pra mim, pois deixo de impor meu ataque, que me fornece muito mais pontos do que o kato em si. O que fazer, pra conseguir segurança e impor o jogo, porque tem partidas que eu sei que dá pra ganhar, que eu treinei pra ganhar, e perco pelo simples motivo de não conseguir sacar bem pra atacar bem. E aqui, ninguem tem muita dificuldade com pino, ficar empurrando não ganha jogo em lugar nenhum.

Eu acho que um topico foi criado a um tempo atrás falando de psicologico mas acho que não rendeu muito.

E então, o que fazer nos momentos mais críticos da partida?

Olá, j0rnal1sta

Achei no emule um pequeno e-book específico para tenis de mesa, de como controlar e trabalhar o lado emocional/psicológico em competições e em treinamentos.

É uma pena que esteja em espanhol, mas é perfeitamente compreensível.
Estou tentando conseguir alguém pra fazer a tradução pra mim, se conseguir postarei aqui.

Se tiver interesse, o link é esse.

ed2k://|file|TENIS%20DE%20MESA%20El%20E … NQYDEMIT|/

Já na minha opinião o fator fundamental é a calma, estudar cada jogada antes de fazer o saque, se atentar para quais as opções de devolução do adversário e se sentir e estar preparado para cada uma delas. Antes de sacar é sempre bom olhar para o adversário, pois as vezes eles msm demonstram o tipo de saque q estão esperando. Prestar atenção nas dificuldades do adversário é fundamental, e trabalhar em cima delas. E qdo se sentir inseguro, recomendo dar sempre um saque de segurança, aquele q vc dificilmente erra, e não se segurar pra fazer uma ou outra jogada mais arriscada, pois assim vc surpreenderá seu adversário.

Abraços

Ariel

Abraços

Ariel

A resposta é estabelecer um padrão tático.

1- Vc deve observar algum jogador de renome que seu jogo seja parecido e observar os jogos dele com detalhes.

2- Durante o treino vc deve simular jogadas táticas, com varios tipos diferentes de situações de jogo.

3- Durante os jogos, vc deve tentar colocar em prática o que observou em videos e treinou.

obs: no começo é complicado. Mas depois de estabelecer um padrão de jogo, vc terá maior facilidade de sair de situações complicadas m suas partidas.

Eu observo dois jogadores que tem estilos diferentes. São o Waldner e o Wang Tao. Tento fazer de meu jogo uma mescla do estilo dos dois. Sei que não tenho um padrão técnico muito alto. Mas tenho uma tática de jogo que considero muito forte.

É isso ai, espero ter ajudado.

Esta confiança na capacidade individual, o “eu consigo, eu posso” é uma característica interna, um dos componentes da personalidade.

Pode ser trabalhada de diferentes formas e com diferentes objetivos, mas está presente em um jogador desde que ele nasce.