Treino mais eficiente!

Olá pessoal, já algum tempo tenho uma dúvida com relação a treino, vejo sempre o pessoal chegar para treinar e acontece o seguinte, começam a bater bola durante alguns minutos, em torno de 15, e logo vão fazer partidas, tenho um amigo que joga muito bem que sempre criticou esta forma de treino, ele diz que devemos treinar os fundamentos, como em outros esportes, exemplo futebol, os jogadores treinam durante bastante tempo cobrança de falta, lançamentos, cabeçadas na área, etc…pois bem, qual a opinião de vcs? O melhor é chegar e jogar ou treinar bastante os fundamentos, qual vcs fazem?

Onde eu treino, também é a mesma coisa, geralmente: um bate-bola de alguns minutos e depois jogo.
O jogo é importante para que o jogador pegue rítimo, mas acho que o treino mais importante é mesmo o de fundamentos, pois assim o jogador aprende a efetuar os golpes da maneira correta para, então, poder aplicá-los nos jogos.
Abraços.

Bom, o fundamental é vc primeiro saber o que quer, e arrumar um amigo que queira o mesmo que vc, “treinar” por exemplo.

Treinar, não é jogar, embora o jogo faz parte e sempre depois do treino existe as “partidinhas”, eu sou um pouco contra isso…acho que vc deve separar um dia pra treino, outro também… rsrs :lol: depois de dois dias de treino ai vc joga, e assim sucessivamente.

Inclusive aqui em Minas, ainda não arrumei ninguém que queira fazer isso, aqui o pessoal gosta de jogar, não querem dar duro… :lol: rsrs

Procure um bom técnico, ele te orienta no que fazer durante o treino.

Abraços,

Bob

Muito importante é indentificar o objetivo que se está procurando com a prática do Tênis de Mesa,simplesmente o lazer, lazer e competições ( que é o meu ) ou evoluir técnicamente nos fundamentos visando um aprendizado perfeito do esporte ( me parece o de BOB, uma ponta de inveja pela disposição e perserverança ). Bob é perfeito quando fala em um companheiro que deseje a mesma coisa e para mim que tenha mais ou menos o mesmo nível. A mecanização dos golpes é fundamental, muita repetição e variações de situações que possam ocorrer durante uma partida, além de dedicar mais tempo para seus golpes deficientes e possíveis estratégias de terceiras e quintas bolas. E O SAQUE HEIM BOB ? Quem saca bem e sabe também devolver é mais do 70% do jogo, você não acha ? O seu esquema de treino me parece muito bom, com certeza os mais entendidos devem ter alguma coisa para acrescentar, mas o principal parece que você tem de sobra que é vontade de treinar.

Só evolui quem treina duro, tenho um exemplo do Carlos Jordão aqui de Salvador que está treinando em Recife não sei lá onde que cresceu muito e até beliscou uma medalhinha no adulto C ou D ( me desculpe Carlos por não saber ao certo ). Ele disse que o treino lá é muito mais puxado do que aqui em Salvador.

Já eu Bob adoro os rachas entre amigos, muita gozação,porém tentando fazer os golpes de maneira certa.

7- Troca de inheque livres (curtos, longos nos lados)

O que é isso aí ? Será o que chamamos aqui de mesinha ?

Saudações mesatenista

villela

O Villela, obrigado no que me toca…

Inheques que falamos aqui em minas o troca de bolas por baixo, cavadas, ajuda muito na recepção vc conseguir dar o inheque onde quiser, nos cantos deslocando o adversário e tal, em relação a saque eu treino com um sistema que a muito tempo atras o Mitidieri mostrou, tipo uma cordinha por cima da rede no tamanho exato da bola, ai fico com uma porrada de bolas tentando sacar sempre entre a rede e a corda, no começo é dificil, mais depois acostuma.

Abraços,

Bob

Eu treino o bate bola, movimentação na mesa, drive de fore nos dois lados. back… as vezes movimentação dando drive… e jogadas de tdos os tipos. o jogo so depois qndo da tempo.
reservo um dia da semana so pra jogar

eu faço o seguimte eu batobola ai eu o outro puxa um poco depois choto .ficamos mais ou menos uns 5 min dae puxa de fore e de back dae agete começa a treina na maioria das vezez terceira bola depois dissu agente vai inentandu treinu, ae só depois e 1 hora e meia q agentecomeça a jgar, issu nos dias q agente treina por conta propria…esperu ter ajudado

fabio KBÇA

O treino repetitivo é super importante, principalmente nos fundamentos que vc tem dificuldade, recepção de saque, drives, bolas longas, haral (não sei se é assim que se escreve), tem alguns videos muito legais aqui no forum de videos para dowload,
https://mesatenista.net/modules.p … highlight=
Tem para classicos, canetas, e classinetas, são muito bons e esclarecedores, e na hora do treino arrume alguém que queira aprender a crescer no tenis de mesa, tem uns parceiros que não querem treinar, só jogar, ou bater com força. Isso atrapalha o treino e o objetivo do treino.
Boa sorte. e bom treino.

O objetivo do treino é o mais importante.
Existem inúmeras formas de aprender técnica e também desenvolver a percepção motora. O treinamento é individual de acordo com as possibilidades do jogador, direcionando para a recreação mais prazerosa ou a competição.
Os elementos básicos: clube ou patrocínio(entenda condições de treino ou motivação externa para treinar, habilidade individual(substituível por motivação interna), intervenção profissional do técnico(conhecimentos mínimos do TM) e gostar da modalidade.

ebatemos umas bolas…aew fico sacando e meu amigo mandando loop… e vice versa…
movimentos de ataque defeza… trocas de reves… drives com choto, e depois partimos pro ataque frontal de guerra de drives/loop de longe da mesa, akeles do tipo que se preciza girar o corpo meio que num salto pra pancada ser obsurda… e assim vai até completar o dia… aew… quando a gente tah muito cançado… e decidimos parar… a gente joga 3 sets de 11 pra naum perder o dia… só isso…
um dia de treinamento… AUuhAHuAhAuA

A maioria das pessoas realmente gosta só de jogar ao invés de treinar jogadas. E eu não sou exceção. Mas acho que se fosse possível, deveríamos balancear entre treinos e jogos (rachas). Um problema que acontecia no clube onde eu jogava é que havia um excesso de gente p/ poucas mesas. E assim vc tinha que chegar e jogar logo pois já tinha 1 ou 2 na fila esperando a vez. Mas eu tinha um conhecido que tinha consciência da importância do treino e sempre aquecíamos por + tempo que o normal, mas acabávamos jogando apenas 1 set p/ não começar a reclamação de quem estava de fora.

Existe algum método de treinamento sozinho, por exemplo, usando a parede? Já li isso acho que aqui mesmo no Forum, tipo encostando a mesa na parece, etc
E aì?

Olá galera, como vão vocês!?!

Completando o que o Bob disse, acho importantíssimo achar o “parceiro” ideal para treinar. Quando treinava a uns quinze anos, eu tinha este parceiro, e ele gostava exatamente daquilo que eu gosto: Treinar.

Ah, e pra completar ele também era canhoto, e aí ficava uma maravilha pra treinar.
Penso também que os treinamentos devem seguir um certo organograma, tipo assim, segundas, quartas e sextas treinar Drives, Chotos, Backhand. Terças e quintas treina-se bolas “cavadas”, saques, recepção, ataque de segunda e terceira bolas, e smach. No sábado jogar, pra manter o ritmo.

Claro que hoje em dia não consigo nem de longe fazer isso, pois o garoto que treina comigo hoje (meu amigo Bob conhece, o Vinicius) tem hormônios demais e não consegue aceitar que treinando você evolui mais que jogando simplesmente, aí fica difícil, porque se começamos a treinar ele se sente desanimado, aí tenho que ceder e jogar, tentando treinar o corpo pra fazer os golpes corretamente.

Mas é isso aí, espero que todos treinem, e mantenham o Tênis de Mesa no sangue, pra que ele não acabe jamais.

Até mais!!!

Amigos, devido este tanto de dificuldades que vcs citaram em encontrar o cara certo para treinar é que eu resolvi fazer o Robô, pois com o Robô eu treino as minhas dificuldades, depois vou até o Bob jogo uma partidinha e vejo que estou bom.
Hoje estou treinando bater forte os inheks, é muito difícil mas no jogo ja consigo já acertar 30%, sei que é pouco, mas por isso que robô é legal, pois vou treinar até aumentar esta porcentagem. Coloco ele pra mandar os Inhekes girando pra todo lado e vou consertando o posicionamento. vezes coloco com menos giro ou mais giro e vou consertando. Logico que tem que treinar mas precisa achar um Bob ai na sua cidade pra vc jogar e ganhar dele pois ele nao tem parceiro de treinamento e nao gosta de robô. ( brincadeira hemm o Bob é meu amigo, ou pelo menos era…).

Sinceramente,jogar é mais emocionante do q treinar. :roll: MAs eu vou dar o seguinte exemplo:PAra vc fazer um bolo vc tem q saber os ingredientes(fundamentos)e manusea-los de forma correta(técnica) mts vezem(treino) para fazer um belo bolo(jogo).MAs se vc quiser fazer o bolo direto sem treinar muitas vezes a técnica vc nunca terá um belo ‘bolo’. :smiley: .Resumindo,vc evoluirá mt mais treinando os fundamentos por si só do q ficar só tirando jogo.Tirar jogo é importante mas vc tem q saber primeiro o fundamento corretamente.

hahaha… :smiley: hormônios demais, essa foi boa, cara esse menino vai longe, é só ele aceitar seus treinos e conselhos, e ter a sorte de parar na frente de um “olheiro”.

Abraços para vc Adalberto e pra toda turma de Itamarati de Minas, e obrigado por me citar com respeito e como um amigo seu, tb tenho vc como amigo, seria bom que todos pensassem assim… pois ficar citando que ganha deste ou daquele, acho que não é o objetivo maior desde site.

Abraços,

Bob

Eu gosto mais de treinar, pq jogar na minha opinião cansa mais, mas depende do treino e com quem se joga também.
Eu acho que o ideal é mesclar
treinos técnicos
treinos físicos
treinos táticos
e partidas
e melhor ainda , é jogar com varias pessoas diferentes , pq jogar muitas partidas com as mesmas pessoas, a melhora no jogo nao é tão eficiente.
dificil mesmo é montar um grupo de pessoas determinadas a treinar por um longo periodo, pq no Brasil , as pessoas são meio imediatistas, e querem melhorar em curtos periodos de treinos. Dificil.