Treino físico

O Treino físico é melhor ser feito antes ou depois do treino na mesa ?

Abraço

Depende de muitos fatores pra saber em qual momento você deve práticar o treinamento físico.

Quais atributos físicos/motores você quer melhorar?
Flexibilidade, resistência aeróbica, anaeróbica, impulsão, coordenação motora, velocidade, entre outros?

O que eu recomendo:

  • não fazer treinamentos físicos extenuantes faltando poucos dias para a competição (você pode não se recuperar por completo)

Antes do treino:

  • normalmente é feito um aquecimento (corrida simples com alguns educativos, movimentações), mas existem jogadores que fazem um aquecimento bem intenso, não só no tênis de mesa
  • alongamento: pelo que leio, existem controvérsias sobre os benefícios e prejuízos de realizar o alongamento antes do treino independentemente da modalidade

O que eu também recomendo:

  • se for fazer um treino físico cansativo, intenso, recomendo fazer após o treino de tênis de mesa, pois o seu rendimento pode cair caso faça o treino antes, entretanto, essa afirmativa não está 100% correta, pois em determinados momentos pode ser benéfico fazer o treino físico antes do treino também.

O que eu prefiro fazer:

  • se for treino físico de impulsão, explosão, potência, acho interessante separar um dia da semana só pra fazer isso, pela manhã, repousando o resto do dia
  • se for treinamento de endurance (correr 1 hora por exemplo), não vejo problemas em realizá-lo após o treinamento, desde que você mantenha uma alimentação adequada durante o treinamento de TM e durante a corrida, pois você pode ter fadiga antes do término da corrida

Entretanto, é complicado descrever um treino físico sem conhecer sua aptidão física. O ideal é que um preparador físico ajudasse você diretamente. Treinamentos de endurance podem ser elaborados com base na frequência cardíaca encontrada em testes de esforço (treinando no limiar anaeróbio por exemplo).

Se vc não encontrar um preparador físico pra ajudá-lo, talvez algum professor de treinamento desportivo ajude-o melhor.

Resumindo:

  • treinamento físico como aquecimento e ativação neuromuscular: na minha opinião, pode ser feito antes do treinamento de TM
  • treinamento físico pra provocar um estresse e consequente adaptação (compensação) no organismo: depois do treino de TM e até em outros dias separados do treino de TM

Mas não se prenda somente a estas colocações, existem controvérsias pra tudo que descrevi aqui.

Abraço.