Treinamentos

Boa noite pessoal…
como sou novo vou me apresentar rapidamente.
meu nome é felipe e faço educaçao fisica na puc, voltei a treinar e acompanhar tenis de mesa esse ano, a ultima vez que joguei foi em 2000, ai parei e fui jogar handebol mais “profissionalmente”…
bom…
ja passada a apresentaçao gostaria de falar de uma ideias que tenho (para mim aparentam ser novas)
no handebol utilizamos muito os treinamentos que envolvem pliometria principalmente para goleiros, pois como alguns ou todos sabem os goleiros se movimentam num curto espaço e com uma velocidade absurdamente alta(existem aqueles que acham que goleiro só pula, nao ele nao apenas pula :smiley: )
vejo isso com uma certa semelhança no tenis de mesa, e reparei em alguns jogos que os koreanos(os que vi ao vivo jogando) tem uma movimentaçao muito parecida, ou seja, ficam com apenas uma parte do pé no chao movimentos rapidos e sempre utilizando a força do impacto no solo para dar o proximo movimento(ai veio a ideia da pliometria)
bom, queria saber se voces sabem de algo, se eles realmente fazem esses tipos de treinamento(pois tenho e utilizo varios com o handebol, e acho valido para o tenis de mesa)
outra coisa que utilizei e imagino que sirva e muito para o tenis de mesa : pesos e “tensoes”(borrachinhas)
envolvendo repeticoes com trabalho que envolvam principalmente o antebraço…

bom eu as vezes me perco quando escrevo demais entao para finalizar queria saber de voces, qual a importancia de um treino “fisico” para tenis de mesa, como por exemplo, agachamentos afundos e repetiçoes de movimento com pesos ?!

falei tudo isso pois acredito que melhorando o fisico atraves desses trabalhos “fora da mesa” podemos compensar alguns “defeitos tecnicos” :smiley:
ou ateh ajudar a pesar mais as bolas ou chegar mais rapido nelas
desde já agradeço , abraço a todos

OLá Felipe, seja bem vindo.
O tênis de mesa “levado a sério”, tem sim vários tipos de treinos físicos.
Difere-se um pouco do Handball, pois a finalidade é um pouco diferente.
Para o Tênis de mesa, o mais “importante” é o acerto da bolinha, e no caso que vc cita (do goleiro) é “apenas” desviar a bola do gol.
Tem vários fatores que tornam o tênis de mesa bastante difícil (o efeito por exemplo), assim sendo trabalho de força, nao compensa a técnica.
Mas com toda a certeza, melhora, depende tb do estilo do jogador.(tem vários, atacante, Kato, joga de longe, de perto, all round etc…)
Por isso o tênis de mesa nao tem assim um “biotipo” que é mais adequado, como a maioria dos outros esportes.
Assim sendo também o tipo de treino físico é mais adequado a cada tipo de estilo e nao algo geral que funciona com todos os estilos e biotipos (como por exemplo treino do seu goleiro e do seu atacante de ponta).
Mas o que eu poderia dizer a vc, é que há muito esforço dos tornozelos, joelhos, coluna, braço da raquete (o outro nem tanto), e que a grande maioria nao faz exatamente preparaçao física adequada. Aqui quem sabe vc poderia inclusive ajudar com seu conhecimento.

Ola felipe,

Gostei de suas observações, e acredito que o treino que vc citou poderia ser adaptado para o tenis de mesa. Talvez ele seja mais proveitoso para alguns estilos de jogo como o classineta à moda chinesa mas acredito sendo adapatado todos podem utilizá-lo.

Se alguem faz treinos neste estilo especifico eu desconheço, mas uma abordagem “mais profissonal” como a sua é de grande valia para o TM.

Falae Felipe,

Creio que já existe, sim, um tópico sobre musculação pra TM (ou atividade física extra-mesa visando melhor desempenho no jogo), vo procurar e posto o link aqui mesmo…

Achei:
https://mesatenista.net/modules.php? … ula%E7%E3o

Se usar na pesquisa do fórum a palavra “musculação”, virão mtos outros resultados… Veja tb sobre core training…

[]´s