Alguem aqui treina saque parafuso? Saque muito eficiente =D
como é esse saque? só classico pode executar? como é os esquemas?
tens algum video de alguem executando?
é um saque muito bom, que classistas executam. mas é mais facil para caneteiros executarem. tem q ter muito pulso. nao conheço nenhum video em que o cara execute esse saque.
bah, preciso aprender esse saque. nunca ouvi falar…
qual é o efeito que coloca? como o adversário a recebe?
Não é nada de mais, só um saque com muito sidespin que faz a bola dar uma curva. Dá pra fazer algumas variações, com side/top ( faz uma curva mais brusca e acelera o serviço) e side/back (a bolinha vai parando aos poucos à medida em que faz a curva).
hum… interessante
Opa opa + detalhes please…
Termos de Tênis de Mesa
FOREHAND - um golpe feito ao lado ou na frente do corpo com a palma da mão da raquete de frente para o oponente. É o Golpe mais utilizado para ataques rápidos com menos giro e depende muito da velocidade do jogador e também da bola.
BACKHAND - um golpe realizado em frente ao corpo, tanto para caneteiros como para classistas, onde as costas da mão da raquete fica de frente para o oponente.
DRIVE - Golpear a bola com efeito de rotação para frente. São subdivididos em 5 tipos:
1 - LOOP DRIVE : Jogada com muito efeito para cima, porém com menos velocidade que o speed drive. A trajetória da bola é mais alta e a raquete atinge a bola na posição vertical (de baixo para cima).
2 - CURVE DRIVE : Os jogadores de alto nível utilizam esse golpe para diminuir a capacidade de ataque ou defesa do adversário. A bola gira de forma lateral (giro para dentro da mesa ou para a esquerda para os destros) de maneira que ao tocar na mesa tome um ângulo mais fechado de trajetória, dificultando o tempo de bola do adversário.
3 - SPEED DRIVE : Esta é a jogada mais treinada pelos jogadores e em alguns casos a velocidade da bola supera os 200 km/h. A bola é atingida com a raquete bem próxima da horizontal. É importante o correto uso da força, das pernas e do braços como um conjunto.
4 - SHOOT(ou SCREW) DRIVE : É o golpe contrário ao curve drive, ou seja, a bola gira para fora da mesa ou para a direita de quem é destro.
5 - LOB: Similar a jogada do Tênis de Quadra. A bola, após o golpe, toma grande altitude e giro (topspin) . É uma jogada considerada defensiva, alguns jogadores, devido a capacidade de impor grande velocidade de giro nessa bola, acaba dificultando o golpe do adversário.
ANTI-SPIN - um tipo de borracha que elimina ou reduz o efeito e a velocidade da bola, devolvendo à mesa do oponente uma bola “morta” (com pouco ou nada de efeito e velocidade). É muito utilizado por jogadores defensivos.
RASPAR A BOLA - Esta é a forma que muitos dão ao efeito que consiste no atrito da borracha com a bola tanto para baixo quanto para cima (topspin). Também é utilizado nos drives com efeito lateral. Quanto mais área for percorrida pela bola durante o ‘atrito’, maior será a rotação. Alguns jogadores utilizam menos área de atrito, porém com força dando maior ou menor rotação.
Bloqueio ou Travada- golpe defensivo executado contra bolas de ataque, onde a raquete está disposta em ângulo tal que a bola retorne à mesa do oponente. O jogador, se bem treinado, pode utilizar essa jogada para tirar a eficiência dos ataques do adversário
CHOP (kato) (KOOT) - golpe defensivo à base de efeito para baixo executado estando o jogador mais afastado ou mais próximo da mesa de jogo. Muito utilizado pelos jogadores mais velhos, mas pouco eficiente contra jogadores com ataques rápidos.
BOLA MORTA- uma bola retornada com pouco ou nada de efeito e/ou velocidade. Utiliza afim de dificultar o golpe do adversário.
DUPLAS - formação no Tênis de Mesa onde 2 pessoas podem jogar em cada lado da mesa e devem alternar-se para golpear a bola.
DEIXADINHA - Similar à jogada do Tênis de Quadra , onde o jogador tenta colocar a bola bem próxima a rede.
SISTEMA DE ACELERAÇÃO - depois que um tempo limite de 10 minutos de jogo durante um set se esgota, o recebedor automaticamente ganha os próximos pontos se ele retornar com sucesso a bola 13 vezes na seqüência. Os serviços a partir de então ficam alternados (um para cada jogador). Isto forçará o sacador a estar mudando a sua estratégia de jogo para ganhar o ponto.
QUEIMADA (NET) - parada no jogo quando ocorre um toque da bola na parte superior da rede em sua trajetória da mesa do sacador em direção à mesa do recebedor. O sacador tem o direito de sacar novamente.
PINO LONGO - um tipo de borracha onde a superfície é composta de pinos longos e que, quando usada, pode inverter ou anular o efeito da bola. Por si só, esta borracha produz muito pouco efeito.
PARTIDA - uma forma de competição como ganhador tendo que ganhar 2 de 3 sets ou 3 de 5 sets. Existem também o formato de 4 de 7 sets, utilizado nas finais de competições oficiais.
SERVIÇO MÉDIO - um serviço onde o segundo pingo supostamente deveria atingir a área próxima às linhas limítrofes da mesa.
CANETEIRO - Empunhadura da raquete onde o jogador segura a raquete de forma que se pareça com o manusear uma caneta ao escrever. Nesta modalidade utiliza-se uma borracha no forehand.
CLASSINETA - Um termo adaptado por aqui para denominar o jogador que usa empunhadura ‘CANETA’, porém com uma borracha no verso da raquete, tendo assim uma opção a mais de jogadas. Seu uso é diversificado e utilizado também para sacar.
BORRACHAS COM PINOS INTERNOS - Borracha cuja a superfície é lisa e proporciona ou não efeito quando entra em contato com a bola. É a mais utilizada e com maior variedade.
BORRACHAS COM PINOS EXTERNOS - borracha cuja a superfície é composta por pinos/hastes. Podem proporcionar mais velocidade ou mudanças de efeito de acordo com o tamanho destes pinos/hastes.
COZINHADA - Golpe defensivo à base de efeito para baixo executado perto da mesa para responder golpes à base de efeito para baixo.
RECEPÇÃO - Retorno do serviço à mesa do oponente, geralmente usado taticamente e evitar um ataque.
SAQUE/SERVIÇO - Primeiro golpe no inicio de um ponto onde o atleta sacador golpeará a bola em direção ao campo do oponente mas antes fazendo com ela toque o seu próprio campo.
CLÁSSICO- Empunhadura onde a raquete é empunhada de maneira a parecer-se com um aperto de mãos, onde o indicador repousa sobre uma das borrachas.
SERVIÇOS CURTOS - Um saque que supostamente deverá pingar no mínimo duas vezes na mesa do oponente.
CORTADA - um golpe ofensivo, com muita velocidade e pouco efeito, usado para golpear bolas altas com o objetivo de finalizar a disputa pelo ponto.
A DETERMINAÇÃO
Extraído do livro “Tennis, la preparation Mentale”
par ANTONI GIRDD
(Tradução: Michel Blondel(tREINADOR DE TENIS DE MESA DA EQUIPE FRANCESA) e Davidson Braz)
A DETERMINAÇÃO é um parceiro indispensável da MOTIVAÇÃO. Muitos jogadores são MOTIVADOS. Mas raros são os que estão DETERMINADOS.
Motivação se mede com PALAVRAS. A DETERMINAÇÃO é a medida através de ATOS, AÇÕES. A MOTIVAÇÃO é uma intenção voltada para o FUTURO. A DETERMINAÇÃO acontece no PRESENTE. A MOTIVAÇÃO é puramente mental. A DETERMINAÇÃO está no SANGUE e no CORAÇÃO.
Quando estou motivado, é que eu tenho um objetivo. É um motor para permitir que a ação aconteça. Eu posso ter o motor mais potente do mundo, mas se eu não decido colocar a chave na ignição para ligar o motor não coloco a 1º marcha e não piso no acelerador, o motor não me serve para nada.
SER DETERMINADO: é estar decidido a agir, é AGIR! Estar determinado é o fato de investir 100% na ação que eu faço ou que vou fazer. A determinação é uma vontade física e moral do indivíduo inteiro. Cada célula muscular do meu corpo, cada gota do meu sangue, cada neurônio do meu cérebro, cada um dos meus pensamentos são orientados para a realização do objetivo que eu tenho na cabeça. Esse investimento não está e nem deve ser limitado no tempo. A determinação é um “esforço” total e incondicional de cada segundo.
Cada segundo que passa pode me aproximar ou me afastar do meu objetivo. A determinação se mede ponto por ponto, bola por bola.
Como saber se eu estou realmente determinado? É só se perguntar? Será que eu coloquei toda minha energia, que eu dei o máximo de meu físico, 100% da minha lucidez tática, 100% da minha força de vontade?
A resposta a essas questões é uma questão de honestidade para consigo mesmo. Você vai talvez dizer: mas é impossível se medir realmente a porcentagem do nosso esforço. E você está certo ! Isso não é uma medição científica. Essa medida é totalmente subjetiva. Mas você tem que ter confiança na sua intuição.
Dê importância para o que você sente ! Tente ter um hábito de medir intuitivamente seu nível de energia em uma escala de 0 à 10. Você ficará surpreso se notar a precisão dessa medida intuitiva. Tenha esse hábito de medir o seu nível de energia e se você estiver no máximo, 10, não acredite que já tenha ganho uma coisa. Mas continue assim.
Continue independentemente do resultado. Se você perdeu ou ganhou, continue a dar o máximo. Não dê lugar a preguiça, a moleza. Seja generoso na sua força de vontade e energia. Se esforçe ao máximo da primeira à ultima bola. O resultado final não conta mais. Ganhar ou perder um jogo não tem mais importância, não tem mais sentido.
A única coisa que conta é o esforço total e incondicional em cada batida. E aí que está a verdadeira vitória. É uma vitória consigo mesmo. Sobre os próprios limites. Vencer um adversário não tem sentido se antes nós não vencermos à nós mesmos. Todos os grandes campeões, antes de tudo obtiveram uma vitória sobre eles mesmo. Antes de vencer os adversários, é uma briga de cada segundo, uma sensação de dúvida permanente, uma vigilância extrema sendo sempre renovada.
Estar determinado é jogar cada ponto como se a minha vida dependesse disso. É jogar cada ponto como se fosse a ultima vez que eu jogasse. Estar determinado é jogar como se o primeiro ponto de minha vida. É dar a cada ponto um valor único. É ter certeza que cada ponto tem um valor único e que merece que eu dê o máximo de mim, sem medo, sem timidez com 'uma vontade do urso"!
Nos torneios internacionais de jovens, os jogadores que vem dos países do Leste Europeu, tem nos olhares, no jeito deles fazer algo, de olhar, de correr atras da bola, alguma coisa parecida com a “fome”.
A verdadeira fome é aquela que faz o lobo sobreviver no frio, na tempestade para poder comer. Estar determinado é ter fome de bolas, fome de pontos e de partidas !!!
Os jogadores que se machucaram, que acharam que a carreira deles estavam terminadas, também tem esse apetite, essa fome, a determinação extrema. Vejam Tomas MUSTER.: num acidente com a qual ele quase perdeu o joelho e sua carreira, o jogador austríaco voltou ao circuito com essa fome e vontade “do urso”, com uma determinação fora do série, que fizeram dele o vencedor de Rolan Garros de 1995.
Será que nós temos que esperar que o joelho fique todo estourado, que o nosso país entre em guerra, que nós passemos fome, para poder ter essa força de vontade, numa quadra de tênis ?!
O que falar a mais…?!
EVOLUÇÃO DA EMPUNHADURA CANETA
Fonte: Revista Table Tennis Illustrated
Cordialmente Cedida pelo Sr. Peter Jensen - Diretor de Mídia e Comunicação da ITTF
O jogador dinâmico, o competidor atlético, aquele que é diferente; este é o jogador que as multidões querem ver e, uma vez tenha o jogador obtido sucesso, elas querem vê-lo mais e mais. Os especialistas estudarão a técnica, avaliarão as vantagens, procurarão os pontos fracos e, sem dúvida, alguns o copiarão numa tentativa de conseguir um status próximo ao desse atleta dentro do esporte.
Inovação
Existem aqueles poucos e preciosos competidores cujas inovações técnicas mudam as práticas já estabelecidas para sempre e, fazem com que seu esporte sofra um grande aprimoramento.
Na era moderna, as Olimpíadas do México, em 1968, recebeu uma grande injeção de ânimo quando Dick Fosbury revolucionou o salto em altura; ao invés de pular encarando a barra e colocando primeiro uma perna e depois a outra, num movimento de tesoura - o método dominante da época - Fosbury saltou arremessando o seu corpo de costas para a barra e com suas costas em arco, seguindo com suas pernas e aterrissando com seus ombros. Foi uma técnica completamente revolucionária, ficou conhecida como ‘Fosbury Flop’, mas atraiu apenas a atenção de uma pequena parte da mídia descrente.
Ele conquistou o ouro, tornou-se uma das estrelas dos jogos e, dentro de um curto período, sua técnica tornou-se a norma no esporte do salto em altura.
Dick Fosbury “assombrando” o Mundo com seu novo estilo
No tênis de mesa um novo nome apareceu recentemente, na posição de um medalhista de ouro num evento ITTF PRO TOUR quando, no Egito, o jovem jogador chinês, Wang Hao, conquistou o título do individual masculino. Seria loucura sugerir que Wang Hao terá a mesma repercussão no tênis de mesa que Dick Fosbury teve no salto em altura, mas ele é diferente, ele é dinâmico, é agradável vê-lo jogando e ele utiliza uma técnica que promove uma inovação no tênis de mesa.
“Se você é confiante, pode atacar rapidamente, se você é forte, você tem confiança” (Wang Hao). Topspin
Wang Hao, 1,74m, nascido em Jilin, próximo a Liaoning, nordeste da China, é um jogador muito ágil, que efetua topspins em ambos os lados; muito do estilo de jogo que trouxe sucesso a jogadores europeus uma década atrás, porém, há uma diferença fundamental: ele é caneteiro. Borracha lisa de ambos os lados da raquete - com madeira da Yasaka, uma borracha Double Happiness 909 Hurricane 2.15mm no forehand e uma Butterfly Sriver L 2.1mm no backhand - ele é o atleta mais aperfeiçoado em atividade com a tradicional empunhadura caneta asiática.
Ele é diferente dos outros caneteiros que também têm usado o topspin no back mais recentemente. Diferentemente de Liu Guoliang, ele não usa pinos curtos em um dos lados da raquete, além disso não utiliza o bloqueio de backhand, como no estilo tradicional, praticado por Ma Lin.
Na verdade, o conceito de defender a bola parece um tanto estranho para ele. Sempre efetuar topspins é o seu forte e é uma arte na qual ele é dinamite pura; ele é uma alegria de se ver: alerta, ele é rápido com seus pés, cobrindo toda a quadra com uma disposição que mostra o tênis de mesa como um esporte muito divertido. A ação do saque é relativamente lenta, mas apenas até o rápido impacto causado pela ação de seu pulso, e, caso seja a devolução mal feita ou o topspin lento, estes serão severamente punidos.
Para receber o saque ele se agacha, sempre procurando tomar a iniciativa, ele é particularmente hábil em, movimentando o punho com rapidez, devolver a bola velozmente com seu poderoso forehand e então liberar uma artilharia de topspins de ambos os lados. No seu forehand o movimento é longo, requerendo dele, assim, fazer a maioria das jogadas a uma média distância, o resultado é que ele apenas defende quando não há outra opção, preferindo efetuar topspins a cada oportunidade, fazendo uso total de suas pernas e corpo para executar um estilo de jogo que necessita de um excelente condicionamento físico. Em raras ocasiões em que é forçado a defender com o backhand, ele usa o lado invertido da raquete, como se estivesse preparado para mudar rapidamente para um movimento de topspin, caso surja a oportunidade.
Aproximação Positiva
Wang Hao, que começou a jogar tênis de mesa aos sete anos, está no Centro Nacional de Treinamento de Pequim há seis anos e está bem ciente que na era moderna o estilo caneta mais tradicional, como o jogado há uma geração - pinos curtos, usando apenas um lado da raquete, atacando próximo à mesa com o forehand e defendendo com o choto - não é eficaz no nível mais alto do tênis de mesa do século XXI.
“Ser capaz de efetuar topspins com o backhand é uma grande vantagem nos dias de hoje, permite-me ser mais agressivo e mais consistente, a antiga forma era defender isto era negativo demais”, explicou Wang Hao. Ele vê a defesa como sendo por demais passivo, está sempre buscando a oportunidade de atacar e, enquanto modesto sobre suas realizações, possui uma forte auto-confiança que seu estilo o permitirá competir com os melhores do mundo; sua filosofia foi muito positiva: “Se você é confiante, poderá atacar rapidamente, se você é forte, você tem confiança.”
“Eu jogo dessa maneira porque o técnico disse que para mim era a melhor forma de jogar. Eu não tive intenção de copiar ninguém, apenas segui o conselho que me foi dado”. Poderia parecer que o conselho foi muito bom, Wang Hao venceu o jogo de duplas no Aberto do Japão em 2001 com Kong Linghui, enquanto em 2002 os resultados que ele obteve foram notáveis.
Sucesso no Cairo
No Aberto da Áustria, ele chamou a atenção para si ao derrotar Jens Lundqvist (Suécia) e Lucjan Blaszczyk (Polônia), antes de perder para Cheung Yuk (Hong Kong) em sete sets, porém o melhor veio no Cairo. No Aberto do Egito, ele excedeu todas as expectativas ao vencer o individual com vitórias sobre Radek Mrkvicka (República Tcheca), Ferenc Pazsy (Hungria), Ko Lai Chak (Hong Kong) e Kalin Kreanga (Grécia), antes de derrotar Vladimir Samsonov (Bielo-Rússia) e, na final, Jean-Michel Saive (Bélgica). Um desempenho impressionante e, ainda mais impressionante ao considerar que ele derrotou Samsonov e Saive sem a perda de um único set!
A vitória no Cairo foi uma forma de provar que seu estilo de jogo é bastante eficaz e pode trazer para ele maiores títulos; seu objetivo é alcançar os feitos de Liu Guoliang que, como Wang Hao, é um jogador com um estilo inovador e diferente. Wang Hao tem jogado em relativamente poucos torneios internacionais, mas está aprendendo rapidamente e, se seus recentes resultados são a medida de seu progresso, então, a meta de alcançar sucesso semelhante àquele obtido por Liu Guoliang pode estar bem ao seu alcance.
Tem sido freqüentemente discutido que o jogador que é ligeiramente diferente pode se tornar o campeão, Wang Hao é diferente e essa qualidade pode certamente ser seu ponto mais forte na sua busca por maiores feitos dentro do tênis de mesa.
Tradução: Karina Torres e Adriano Neves
Extraído do Site: temp.mesatenista.net