Treinamento - Região do ABC

Nestes últimos anos, o Tênis de Mesa da região do ABC(Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires) veio literalmente ‘caindo pelas tabelas’. Nos anos 60,70 e 80, o TM desta região era prestigiado e tinha muitos jogadores de excelente gabarito, porém, dadas as circustâncias, hoje o TM ABC passa por uma fase crítica e sem expressiva atuação no cenário do TM brasileiro.
Poucos são os clubes que mantém o TM em atividade no ABC, épocas de ouro com o time da Volkswzgen, São Caetano e da Pirelli devem servir de espelho para os jovens mesatenistas que ainda sonham em se tornar campeões e dar novamente ao ABC sua posição de destaque entre tantas outras regiões onde o TM está se desenvolvendo de forma promissora como na Baixada santista, Piracicaba, Marília, entre outras (sem falar de outros estados).

Os clubes que sobreviveram ao ‘holocausto’ do TM da região do ABC, lutam para manterem-se em funcionamente, como todos já sabemos, brigando contra a falta de incentivo dos governos e também com o aperto financeiro das famílias dos jovens atletas que treinam nesses clubes. Sei que esta crise existe em todos os cantos do Brasil, mas tenho esperança de que tudo isso passe e todos possamos voltar a dar ao Grande ABC momentos de glória que com certeza só irão contribuir para o desenvolvimento e destaque que o Tênis de Mesa merece.

Destacarei também que numa região de cerca de 5 milhões de habitantes, haja tão poucas opções para pratica e aprendizado do TM. Algumas escolas particulares mantém treinamento de Tênis de Mesa, mas nem sempre voltados ao objetivo de formar campeões, dando destaque apenas a competições escolares locais. Mesmo assim, essas escolas dão a sua contribuição ao TM, já que alguns alunos acabam seguindo carreira no TM.
E o que fazer com a questão dos alunos de escolas estaduais e municipais, que são logicamente a maioria. Será que não encontraremos atletas de ponta numa dessas escola de periferia (isso vale para todo o País)?? Eu posso responder que sim, já que encontrei vários exemplos disto na cidade de Diadema, Santo André e São Caetano. Seria interessante para esses jovens que houvesse treinamento gratuito, pois sabemos das dificuldades que provavelmente suas famílias passam e certamente não podem pagar o filho frequentar uma escolinha de TM.

Com relação aos clubes, devemos destacar o ACREPA de SBC (Professora: Monica Doti), CRE Gonzaga de SCS (professor: Marcos, este que vos escreve) e também o Bunkyo de SBC (Professor: Danilo ATEME SBC) que mantém treinamento para iniciantes e demais níveis. Em Santo André e SBC temos centros de treinamento mantido pelas rspectivas prefeituras, mas que não tem dado oportunidade aos iniciantes, dando preferencia aos atletas já formados ou até atletas contratados de outras cidades. Em Diadema, devemos prestigiar o Trabalho do Prof Edilson que já dá aulas em um clube de Diadema(aquele que dá aulas no Itaim Keiko) e para Marcos Yamada que junto com a prefeitura devem dar inicio a um centro de treinamento voltado a jovens da cidade de Diadema.

Agora, finalmente, darei abaixo os endereços desses clubes :

C R E GONZAGA NIPO-BRAS Rua Luis Louzã, 170 – Bairro Olímpico – São Caetano do Sul - 9766-9204 segundas e quintas das 19:00 às 22:00A

C R PAULICEIA – (ACREPA) - Rua Pedro de Toledo, 380 – Paulicéia - SBC Tel. (11) – 4992-4080 Terças, quintas e sextas das 18:30 as 21:00

CENTRO DE TREINAMENTO DE SBC
R Olavo Bilac, 240 - Vila Euclides - SBC- Informações : Tel. (11) 4125-6502 - Treinamento diário.

UNIÃO CULTURAL NIPO-BRASILEIRA DE SBC – (BUNKA/ATEME SBC) - R Bragança, 15 – V Gonçalves - SBC - Tel. (11) 4125-6015

TÊNIS DE MESA DE SANTO ANDRÉ – R São Pedro, 27 – Gin Pedro Del’Antonia – V Pires - Santo André - Tel. (11) 4972-2821 - Treinamento Diário

SOC CULT ABC (BUNKA SANTO ANDRÉ) R Santo André, 661 – Santo André - Tel. (11) – 4479-4479 – 4178-0750 - terças, quartas e sextas 20:30 as 22:30

Muito obrigado pela atenção.

Marcos

o que me da mais raiva…é que nessa xxxxx de cidade onde eu morro…o tenis de mesa é uma porcaria…A UNICA pessoa que podia dar aula aqui era o ROMULO mas devido a faculdade e aulas que ele da de tarde nao é possivel a pratica das mesmas…e quando tem aula o custo é de 20 a 40 reais…e ainda temos que levar bolinha para o treino…eu gosto muito do esporte e junto com amigos que treinavam comigo eu queria ir treinar em santo andré…porem nao tenhu como pagar 90 reais de onibus…

é por isso que os treinos gratuitos aqui seriam uma boa…mas a prefeita nao serve para nada…apenas para deixar ruas esburacadas e roubar dinheiro…se alguem tiver uma soluçlão eu agradeço!!!

Caro amigo,

Você pode, junto com seus amigos treinar sozinhos, embora isto possa parecer estranho, basta que vocês tenham disponibilidade de mesas e local apropriado. Em seguida, vocês podem pegar na internet aqueles vídeos de treinamento Chinês que são muito bons para todos os níveis de jogadores. Quanto as bolinhas, acho que podem conseguir compra-las a cerca de R$ 20,00 a dúzia (é só tomar cuidado pra naum pisar nelas, hehehe) … enfim, alem dos vídeos, existem vários sites com dicas de treinos, peguem os vídeo e analizem cada etapa, cada movimento que ensinam e tentem reproduzi-los em seus treinos.
A maior dica que posso dar a vocês é que naum se deve desanimar e treinar com vontade e determinação. Quanto a ter um treinador, só posso dizer que se for mesmo necessário, venham de vez enquando para Santo André ou são caetano…também é bom irem assistir a jogos da FPTM para aprenderem mais.

Boa sorte…

Marcos

Hoje tem o Regional da FPTM no Bunkyo Liberdade. (25/04/04)

Evaristo:

Eu já estava esquecendo de dizer que vocês devem dar oportunidades para os mais jovens que moram aí em Ribeirão Pires/SP(isto serve pra todas as cidades do nosso Brasil), pois assim você e seus amigos ajudarão a fortalecer e difundir o Tênis de Mesa como esporte.

Ah, sim, tenha paciência com eles, afinal alguém teve paciência com vocês quando ainda eram novatos, ok?

Quem sabe um dia desses eu faço o ´sacrificio` de ir até sua cidade ?

Marcos

mas se voce vier para nossa cidade voce iria dar aulas aqui???

eu até poderia ir treinar em alguma outra cidde.mas nao tenho como ir…sou de familia de baixo nivel socio/economico…agora se alguem me desse pelo menos a condução ou algum patrocinio eu iria na boa…eu gosto mesmo do esporte e tenho sonhos como participar de paulista,brasileiro… equem sabe até um latino americano…
mas nao tenho como realizar meus sonhos sozinhos…

eu jogo em casa com alguns amigos que jogamaté que bem e me ensinam algumas coisas…mas é muito diferente do que jogar com um cara que é ‘‘faixa preta’’ do tenis de mesa,entende???
se algum lugar daqui de ribeirao pires chama-se algum professor de tecnica e qualidade eu iria treinar…mas tudo nessa cidade tem um custo absurdo…e tambem a paritr desse ano eu me recuso a treinar com o romulo…porque ele da enfase apenas aos que nao sabem jogar treinei quase 4 anos com ele…e fiquei 2 anos sem aprender nada porque ele queria apenas ensinar os novatos…entende o meu lado???
gostaria de saber agora se voce consegue algum aptrocino para mim ou alguem que possa me levar até campeonatos e treinamentos…

obrigado pela atenção marcos!!!