Prezados(as), uma dúvida surgiu quando estava vendo uns treinamentos oferecidos pelo pessoal queos recebeu originalmente de técnicas japonesas em relação a chinesa. Primeiro na japonesa vejo extremo rigor em execução dos mesmos movimentos por todos os alunos, não estimulando as variações normais de cada um, eu mesmo passei por um aula teste e o meu shoto foi criticado por ser diferente, que eu teria que mudar para o estilo japones, pois de acordo com o treinador com o movimento que eu estava fazendo a boca estava vindo meio lateral e caindo também rápido demais e que o shoto não era assim. Observei também que a batida, ou seja o contato da bola com a raquete, tem que ser sempre no mesmo eixo, ou seja tudo igual entre os atletas. Até a pegada caneta na raquete tem que ser igualzinha a todo mundo. Já quando conversei com um amigo chinês, o mesmo me disse no primeiro momento, segure a raquete da forma que lhe dê mais firmesa e segurança, nem se importando em corrigir a posição dos meus dedos atrás da raquete, diferente do treinador da escola japonesa. Depois no momento da batida, o chinês me deixou livre entre antecipar ou retardar um pouco a batida, pois o mesmo me disse que isso pode causar pequenas variações no retorno da bola ao outro lado que pode surpreender o adversário. Com isso, acabei me estusiasmando mais pelo chinês dos que pelo japônes, pois o primeiro permite que façamos movimentos mais confortáveis ao nosso punho e corpo, em com isso gerar maiores variações na batida enquanto que o japônes, tem que fazer sempre tudo do mesmo modo e igual a todo mundo. Então, surgiu me a dúvida, isso é padrão entre os dois estilos, ou é oriundo da pessoa que está dando o treinamento, se for uma padrão, acredito que isso explique por que os chineses estão dominando o mundo no tênis de mesa. O que acham? Poderiam comentar se está impressão que tive está correta?
Abraços,
Gilberto