Treinamento Chinês

Olá mesatenistas, gostaria de trocar observações técnicas a respeito dos vídeos chineses de treinamento, possuo os 17 vcd’s e assisti a todos.
Obrigado.

:?

Eu também tenho os 17 videos e gostei muito, e cheguei a conclusão que eu não jogo porcaria nenhuma.

Eu tb tenho os 17 videos.

Assistindo os videos, nós vemos a variedade dos treinamentos. Comparando com o que treinamos (somente batida de direita, batida de esquerda e uma porcaria que nem sei como escreve, acho que é “forkenback”) a gente vê que tem muito a evoluir. Os instrutores das nossas escolas de Tênis de Mesa (em sua maioria) não orientam, nem acompanham a evolução do atleta. E o pior é que pagamos caro, só para ficar batendo bola. Até pra vestir a camisa do clube a gente paga.

Os professores chineses levam a sério o esporte. Eles querem produzir campeões. A diferença é essa.

Concordo com você jadson isso é que falta para o tenis de mesa brasileiro subir “de vida”.

la na China os treinadores querem produzir campeoes,no Brasil a maioria dos clubes so estaum interessado no $$$$$(minha opiniao,podem descordar) em todos os paises pode haver craques,como no fitebol,auqi no braisl tem escolinha em todo canto,com isso qndo alguem ve q tem talento,ja vai ser federado,tem futebol na escola,no brasil tenis de mesa so em clube e as pessoas com eu disse anteriormente naum ta interessado c a pessoa tem talento ou naum …so no dinheiro.

E é bom deixar bem claro q naum eh soh a variedade de treinamento q é responsável pela “hegemonia” chinesa no TM.
Se perceberem bem, no treinamento é mostrado tb a disciplina de todos q estavam treinando ali.
E também na China tem mais um incentivo: devido a falta de qualidade de vida, qualquer atividade que naum necessite de alguma especialização é um “atrativo” para os que vivem lah.

Vídeos de treinamento da CCTV Sports Channel 5

Comprei os vcd´s para aprimorar meus conhecimentos e recomendo a observação dos detalhes.

Exporei aqui alguns pontos detectados por mim e que imagino ser de interesse geral:

Impacto - Descontando-se o som produzido pelas borrachas chinesas e pela cola rápida, o contato da raquete sempre visa direcionar a bola firmemente em direção a superfície de jogo, o objetivo do golpe é ser efetivo. Não há dúvida na preparação ou na finalização do movimento.

Iniciação – As seqüências mostradas dos treinos com crianças de baixa etária, sugerem a introdução de objetivos técnicos progressivos e sistemáticos, formando o acervo motor através de atividades com os elementos bola e raquete (estas com coberturas), desenvolvendo exercícios de coordenação e motricidade fina.

Os exercícios de sombra (movimento do golpe sem bola ou raquete), servem como base para o posicionamento dos pés, relação do corpo com os diferentes fundamentos e construção da consciência corporal exigida para o jogo.

Pontos isolados da execução do golpe são fixados através de repetição, vide o fundamento de serviço onde a bola é lançada para cima e apanhada novamente pela mão livre, sendo o passo seguinte a utilização da raquete para aparar e finalmente em um terceiro exercício, a execução do fundamento completo de saque.

Estilo de jogo – O Repertório de golpes mostrados no cd #2, demonstra a pratica de bolas normalmente não treinadas pelos jogadores brasileiros, que somente gostam de treinar jogadas agressivas ou bolas de sua preferência, perdendo assim a chance do aprendizado mais abrangente; mesmo aqueles que definiriam o ponto mais rapidamente deslocando o adversário, preferem o estilo ofensivo.

O exemplo de aplicação do fundamento pelos jogadores olímpicos (cenas de partidas), busca representar a efetividade do golpe em níveis de jogo elevados. Alterar o tempo da bola, diminuindo sua velocidade e angulações laterais são eficientemente demonstradas pelo técnico e praticados repetidamente pelos jogadores.

Concentração – Tanto os treinadores quanto os alunos demonstram uma grande capacidade de concentração durante a execução das seqüências.
È claro, vocês iram dizer, estão preocupados com a realização do vídeo.
Não penso que a atitude de execução seja somente voltada as imagens gravadas, a capacidade de atenção é fator determinante para o desenvolvimento das habilidades físicas e do amadurecimento intelectual.

Conforme o desenrolar dos post´s, acrescentarei novos comentários.

Obrigado

Ótimo post Hinoki!

Fala meu, nao temos conversado muito, mas é porque estou super-atarefado.

Muito importante nos exercicios de sombra e a fixacao do deslocamento de peso de uma perna para a outra durante a execucao dos golpes. Particularmente, sempre faco a sombra antes de um exercicio novo, sobretudo se for de jogo pernas.

De resto, ha q se observar justamente a enorme variedade de tecnicas que sao simplesmente ignoradas pela grande maioria, q acha que com drive resolve tudo. Conforme se observa nos videos, caneta eh um estilo riquissimo.

Agora, a parte de saque eh fraca nestes videos. Faltou muita coisa ali.

abracos

Vocês estão falando dos mesmos vídeos de teinamentos chineses?

Aew!!!
Hinoki, vc non quer vir aki pra Brasilia pra dar umas dicas pra nois non???
se estiver interessado, naum deixe de me falar!!!

tem mais de uma colecao de 17?

Obrigado pela resposta educada. Eu não sabia que eram vídeos da CCTV. Tomara que vc nãp pergunte se eu não prestei atenção na logomarca ou algo assim.

Oi Pessoal,
Aqui vão mais algumas observações e espero estar contribuindo com o TM.

No vcd # 3:

Serviço com under spin ou back spin – O movimento da raquete para produzir este efeito para baixo, utiliza a borda superior da raquete e produz rotação com o ponto de contato de seis horas na bola (parte inferior), notem que as bolas freqüentemente retornam ao centro da mesa no lado adversário, ficando agrupadas!

Produção de efeito – Observando os movimentos de saque, recepção, top spin, under spin e side´s spin, ressalto a utilização das bordas externas e da área interna junto as marcas da borracha para execução dos golpes. Muitos destes golpes são realizados sem a utilização do pulso. A velocidade e o ângulo de entrada da raquete produzem por si só, juntamente com as top sheet chinesas, efeito intenso e eficiente.
O lançamento do robô pong é baseado neste principio, tênue contato com a bola, mas velocidade intensa, já com uma cobertura viscosa este giro aumenta sendo necessário apenas acertar o tempo de execução do golpe.

Cozinhada, chop ou under spin – Os aspectos principais são o ponto de contato da bola na raquete (borda superior) e o ponto de contato da raquete na bola (7 horas). Nas seqüências de clássicos estes movimentos são todos realizados com borrachas lisas, sendo efetivos tanto para bolas curtas, próximas a superfície de jogo, quanto para as bolas mais distantes (kato).

Harau – Executados com a preparação da base (movimentação dos pés), catch the fly (apanhar a mosca), aproximar a raquete lentamente da bola e então executar o movimento. Preparação curta, evitando que a mosca voe.

Oi Pessoal,
Aqui vão mais algumas observações e espero estar contribuindo com o TM.

No vcd # 3:

Serviço com under spin ou back spin – O movimento da raquete para produzir este efeito para baixo, utiliza a borda superior da raquete e produz rotação com o ponto de contato de seis horas na bola (parte inferior), notem que as bolas freqüentemente retornam ao centro da mesa no lado adversário, ficando agrupadas!

Produção de efeito – Observando os movimentos de saque, recepção, top spin, under spin e side´s spin, ressalto a utilização das bordas externas e da área interna junto as marcas da borracha para execução dos golpes. Muitos destes golpes são realizados sem a utilização do pulso. A velocidade e o ângulo de entrada da raquete produzem por si só, juntamente com as top sheet chinesas, efeito intenso e eficiente.
O lançamento do robô pong é baseado neste principio, tênue contato com a bola, mas velocidade intensa, já com uma cobertura viscosa este giro aumenta sendo necessário apenas acertar o tempo de execução do golpe.

Cozinhada, chop ou under spin – Os aspectos principais são o ponto de contato da bola na raquete (borda superior) e o ponto de contato da raquete na bola (7 horas). Nas seqüências de clássicos estes movimentos são todos realizados com borrachas lisas, sendo efetivos tanto para bolas curtas, próximas a superfície de jogo, quanto para as bolas mais distantes (kato).

Harau – Executados com a preparação da base (movimentação dos pés), catch the fly (apanhar a mosca), aproximar a raquete lentamente da bola e então executar o movimento. Preparação curta, evitando que a mosca voe.

Olá, se interessar a mais alguém aqui estão mais alguns ítens:

Choto – Fundamento primordial para os jogadores do estilo caneta, é explorado com variações de efeito lateral da direita para a esquerda, com o ponto de contato da bola na raquete próximo as marcas regulamentares da borracha quando visando efeito. Já quando o objetivo é utilização de velocidade, o antebraço ou o pulso servem para impulsionar o golpe com ênfase no impacto da madeira (batida bem definida, leve rotação top spin).
A ampla utilização deste golpe exige a flexibilidade da empunhadura, estendendo o polegar (responsável pelo ângulo de entrada da bola) utilizado para movimentar a raquete verticalmente.

Back hand de canetas – Fundamento pouco mostrado, com o posicionamento do treinador um tanto frontal (sem inversão da base), executado rápido e junto ao corpo com pequeno aproveitamento da musculatura abdominal. Na demonstração das seqüências de torneios, mais de uma vez o jogador Kim taek Soo da Coréia do sul é mostrado.
Este com empunhadura caneta japonesa, ampla movimentação lateral, definindo nitidamente preparação (base lateral), impacto da bola (extremidade inferior da raquete) e terminação do golpe (diagonal acima da linha do ombro).

Foot Work – Todos os exercícios são executados com padrões de movimentação. Os pés, pernas e tronco são movimentados na direção da bola para somente então a raquete golpear.
Em exercícios de bolas alternadas e variações os alunos sempre preparam os golpes de forma efetiva. Isto reduz imensamente o índice de erros, já que o corpo corresponde automaticamente a trajetória/posição da bola, o atleta foca a sua atenção na antecipação da jogada/desfecho e não apenas na execução daquele movimento especifico.

Top Spin – Em muitos exercícios de ataque com efeito, o lançamento é executado com under spin. E em algumas seqüências de treino o efeito para baixo é utilizado como preparação para o top spin.
Mesmo os jogadores ofensivos possuem grande domínio sobre a produção de efeitos variados, as meninas do vídeo facilmente devolvem bolas curtas e longas com intenso giro, facilmente invertendo os papeis de ataque e defesa, dentro e fora da mesa.

Bolas Chapadas – Golpe básico que proporciona velocidade utilizando força plena e produzindo som alto decorrente da batida. Demonstrados na parte de iniciação focando o impacto da raquete na bola, direcionando-a a linha de fundo do próprio lado da mesa e em seguida a área próxima a linha de fundo do adversário.
O resultado deste treino é confiança ao golpear com força, tanto no back quanto no fore, e indiretamente a execução de saques velozes e baixos que sirvam para deslocar o adversário. O impacto da bola na raquete é na borda inferior, com o ponto de contato da raquete na bola sendo duas horas.

  Variações Básicas – Nos treinos de recepção de serviços, o efeito para baixo é alternado com ataques de back ou fore com efeito para cima ou recepção com efeito para baixo e contra ataque por meio de bloqueio.

Ainda na segunda bola (devolução do serviço) é mostrada a continuação do efeito do oponente, através do movimento da raquete no mesmo sentido da rotação imposta. Se o saque é da esquerda para a direita, o movimento de devolução para repor a bola deve ser idêntico.

Valeu!

Outro bom tópico do Hinoki.
Se puder acrescentar algo mais… aguardamos
Faloww
Svr

Bem que o himokipodia escrever livros sobre tm. Os posts dele são aulas incriveis.

Extremo valor didático em uma linguagem simples e de fácil aprendizado, parabéns hinoki, e obrigado pelas valorosas dicas.

Abraços. César Mesquita.

Estilo: Clássico OFF+
Madeira: KWS Supra Contact
Forehand: Butterfly Sriver G2
Backhand: Butterfly Sriver

TREINA, TREINA, TREINA E APANHA DE 3X0