tranquilão

Gostaria de saber o que voces fazem para se manterem mais calmos durante um jogo?

A gente enche a cara…
Toma suco de maracujá…

Na boa, é só concentrar… Se conseguir se manter concentrado o jogo inteiro não precisa de mais nada.

Pro nosso esporte, o nervosismo é algo q atrapalha muito

É difícil falarmos sobre uma “receita”, pra ñ ficar nervoso

Acho quando jogo o q mais me deixa nervoso é não conseguir jogar do meu jeito, jogar solto

Se vc conseguir sempre imprimir o seu rítmo, ñ há motivos pra ficar nervoso

Isso é muito dificil de responder mas quando eu estou dando instrução ou jogando eu sempre quee começo a ficar nervoso por ter errado pontos faceis , eu sempre tento dar uma parada no jogo limpo o rosto com a toalha, bebo agua e tambem o que é bom é sempre vibrar, ao mesmo tempo que vc coloca o nervosismo pra fora , vc intimida o seu adversario.

o poblema se resume portanto em unica pergunta como nos colocar deliberamente no estado de espirito que nos permite realizar isso ou aquilo
não existe nenhuma formula milagrosa,e nenhuma porção maravilhosa apenas algo muito natural e ão alcance de cada um de a FE EM SI MESMO
obs um remedio que eu posso receitar sem medo e sem efeito colateral e de graça e a respiração .
o alimento da ansiedade e o descontrole da respiração e a acreditar que no momento da crise se conseque controlar ,so com muito treino todo dia
vai uma dica a emoção tem seu apoio e complemento fisiologico na espressão dos olhos, respiração , voz, e musculos ,se tiramos esse apoio e melhor ainda se opusermos a espressão contraria debita-se e se extinque ,olhos duros e fixos e quase sem pestanejar afrouxemos, respiração lenta aceleramos , voz cante ou assobie , musculo aquece espero qui isto lhe ajude

eu não jogo tm a muito tempo, mas jogo tenis a 4 anos e uma coisa que da certo no tenis de mesa tambem é não se impressionar ou ficar com medo do adversário, se perder um ponto, mantenha a cabeça levantada, troque a raquete de mão respire e se concentre

Acho que isso varia muito de acordo com a personalidade da pessoa. Eu mesmo nao teria uma receita p/ manter a calma, pois ja sou calmo por natureza. Nao costumo vibrar muito nos pontos ganhos nem reclamar nos perdidos. Creio que desta maneira me mantenho focado no jogo, sempre pensando nas proximas jogadas. Apesar desse meu comportamento, eu conheco um jogador do RJ (um iceberg) que faz com que eu pareca um mestre-sala de escola de samba. Se vc chegar no fim do jogo e nao ver o placar, nunca sabera se ele venceu ou se foi derrotado, pois sua expressao facial nao demonstra absolutamente nada. Nem preciso dizer que o camarada eh um top player.

O cara deve ser bom msm

Uma situação q pode ser útil observar pra ajudar nessa dicussão

Seria a final da última Copa do Mundo, qd o Kong Lingui perdia por 10 a 4 e conseguiu empatar em 10 x 10

Um detalhe importante é q se o Timo Boll fizesse um ponto seria campeão

Porém Lingui demonstrou muito controle mental, e com tranquilidade disputou e ganhou 6 pontos

É importante comentar, q foram pontos complicados, obtidos em rallies

Apesar de perder o jogo, esta situação específica foi muito interessante

Eu iria citar justamente Kong Linghui como modelo de um atleta concentrado, mas vc ja o fez por mim, valeu xara Roberto. Se vc assistir os jogos do Kong vera que ele esta sempre pensando, focado na partida e raramente desvia o seu olhar da area de jogo.

O iceberg provavelmente eh o ET, Edson Takemura…jogador mto frio e calculoso

Ue Kurombo? Seu PC tem bola de cristal?

eh pq esse kra eh uma das lendas neh…hehehe

Será que o Kong se inspirou no Takemura?

Eu tenho certeza que nao. Mas que o Edson eh muito mais frio que o Kong… Ah, isso ele eh!

hauHUAhuaHUAuahuAHUahuHAU…
o maximo q eu jah vi o takemura fazer foi levantar o braco qdo ele fez ponto…mas vibrar eu nunk vi ainda…vc q eh do rio wellington jah viu ele vibrar? (tipo sabe falar alguma coisa basik dps de finalizar o ponto, pq eh claro q vibrar gritando eh quase impossivel neh)

Quase todos temos nossas táticas para se manter concentrados no jogo, mas fala se vc não fica com o xxxxx, mesmo fi…
::pulando::

eh mas qdo o jogo tah apertado q vc ve se o kra eh baum memo…eh claro q num jogo apertado o kra bom num vai ganhar tds, mas ele vai se comportar diferente, vai segura o jogo e vez ou outra vai virar uma situacao adversa…

[quote=“Oraculo”:3ixw948y]Quase todos temos nossas táticas para se manter concentrados no jogo, mas fala se vc não fica com o xxxxx, mesmo fi…
::pulando:: [/quote]
Olá Oráculo,

vamos tentar nos manifestar e discutir de forma mais educada, sem a utilização de um linguajar tão vulgar?

Se tem uma coisa que eu odeio fazer é ficar apagando palavrões em mensagens postadas pelos usuários.

Que Schlager este com você!

Abraços,

Mazinho

vi que poucas pessoas responderam a esse topico gostaria de obter mais respostas!

Acho que eh impossivel um atleta competitivo, que tem vontade de ganhar, nao sentir uma adrenalina pulsar no inicio do jogo.

O efeito inicial, todos conhecem. Aperto na bexiga, uma peso nas pernas, musculos tensionados, etc. Acho que neste momento eh importante nao se interiorizar, nao pensar nestes sintomas e evoluir para um estado mental que permita tirar partido da adrenalina, que como todos sabem, eh benefica nas situacoes extremas. Como? Meu jeito eh o seguinte:

Concentre-se nos parametros iniciais do jogo: Qual o equipamento do adversario? Qual a tatica que vou usar? Qual eh o meu primeiro servico? E o segundo? Para receber o servico, ajuste a posicao em acordo com a posicao do oponente. Procure avaliar seu espaco em torno da mesa. Memorize. Movimente-se.

Depois, entre cada ponto, re-ajuste o ritmo da respiracao. Nao tenha pressa. Nao reclame de casquinha nem de rede. Vibre sem exagero no caso de alguma boa jogada, principalmente apos um rally mais longo. Jogue cada ponto, desde o inicio, como se fosse um match point. Em nenhum momento pense na vitoria, nem na derrota. Pense somente no proximo ponto.

Durante o jogo, se houver algum momento critico, faca uso inteligente do tempo tecnico a que vc tem direito.