Trabalho da Faculdade (Tecnologia Aplicada ao Tm)

Olá amigos mesatenistas!
Eu faço faculdade Sistemas de Informação aqui em Florianópolis e tenho que fazer um projeto de pesquisa.
Inicialmente eu pensei em fazer algo na área de tecnologia voltada a computadores, mas como ultimamente tenho me dedicado ao tênis de mesa e suas teorias e práticas eu pensei - Porque não fazer meu projeto de pesquisa baseado na tecnologia usada nas raquetes do Tênis de Mesa (não quero envolver as borrachas pois ai envolve já um processo químico).
Sei que a existe muita tecnologia aplicada nas madeiras, como o uso de kevlar, carbono, fibras de vidro e etc.
Portanto gostaria que quem tivesse material a respeito de tecnologia aplicada as madeiras que me passem para eu poder fazer meu projeto de pesquisa, ou então ter uma base do que fazer para não sair algo tão grande.
Desde já agradeço a colaboração de todos e me desculpem se postei na área errada, pois achei que aqui era o melhor lugar.

P.s: Alguém tem uma Senso v1 para vender (sou facinado por essa madeira e gostaria de ter uma)? Ou sabem aonde comprar ?

Obrigado.

Flavio Sartor.

Uma outra opção de análise seria da força, potência e angulo necessário para acertar os golpes. Você poderia fazer um projeto de pesquisa que analizasse a ação física necessária para acertar os golpes como harau, drive, topspin, etc na mesa, envolvendo angulação da raquete, a distância da mesa e a força aplicada. A tecnologia poderia auxiliar nisso.
A seleção da Coréia do Sul utilizava um programa desse e auxiliava determinados atletas a melhorar seus golpes.
Eles filmavam os treinamentos e depois, no computador, faziam uma simulação da trajetória da bola, a angulação e a força aplicada. Daí o atleta era orientado a abrir ou fechar mais a raquete, ou a usar menos ou mais força e/ou velocidade nos golpes.

Maravilha Jadson, é uma excelente idéia, mas desenveolver um programa ia ser muito cabeça, pois além de ter noções físicas também eu precisaria de um grupo de bons programadores (sou péssimo em programação).
Mas não deixa de ser uma idéia maravilhosa, outra coisa que me chama a atenção é que a Stiga usa Nanotubos de carbono nas suas madeiras, o uso da tecnologia nano hoje em dia é um troço bem grande portanto seria uma outra opção.
Vou procurar aqui pela rede se encontro algo a respeito desse software usado pela equipe Koreana.
Obrigadão…

Quem pode lhe ajudar com informações sobre composição e aplicação de materiais é o João Tenna da KWS pois ele entende bastante do assunto. Quanto a Senso V1 nos sites mais comunmente citados aqui tb tem.

Veja este artigo: http://www.emack.com.br/sao/efis/circul … manual.pdf

Não acho que vai ajudar muito na questão de tecnológia dos materiais, mas talvez possa servir para lhe dar alguma inspiração.

Quando estiver com o trabalho pronto, ou mesmo em fase de desenvolvimento, não deixe de exibí-lo aqui. :wink:

Boa sorte.

Caro P3N_H0LD3R pode deixar que posto aqui sim, e obrigado pelo link que você me passou.

Valeu mesmo.

Que tal incluir no seu trabalho uma analogia Congresso/Senado brasileiro e CBTM? Garanto que você iria encontrar muitos itens em comum: extorsão, tráfico de influências, etc. :roll:

Nakata pode ter certeza que se eu fizesse direito concerteza abordaria esses assuntos, com toda certeza mesmo, que mesmo eu que estou na minha 1ª volta ao tênis de mesa (parei em 2002) sei muita coisa que está acontecendo graças ao que leio o que o pessoal posta aqui no fórum.
Mas vou ficar mesmo com a parte tecnológica que beneficia a todos nós e nos mantém com a cabeça longe desses assuntos “incomuns”.
Agradeceria mesmo se você pudesse me indicar algum material para eu dar uma estudada em cima.

Obrigado.

Abração.