Torneio demais para iniciantes (periodicidade menor que um mês) prejudica iniciantes principalmente para crianças (menores que 9anos)?
Eu estava pensando aqui, crianças nessa faixa de idade não treinam muito durante a semana e tem mais dificuldade de absorver conhecimentos.
Muitos torneios em curto período prejudica o aprendizado? Em situações de pressão é normal o buscarmos uma situação mais segura, ativarmos o modo sobrevivencia…e talvez essa situação mais segura pode ser maus habitos de movimentação.
Não digo jogos em si, pois isso realmente tem que fazer parte de uma rotina de treinamento…mas de torneios, pois sempre vejo crianças sentirem o peso de competições (de um modo geral), principalmente os menores, principalmente os que treinam em clubes.
Não sei se é expectativa demais/frustrações da própria criança pelo fato de provalvelmente serem os melhores de seus clubes (pois não vejo tantas crianças treinando na maioria dos clubes) ou pressão dos pais, colegas ou técnicos.
Se isso realmente acontece, qual seria uma periodicidade boa entre treinos x competições, supondo que treinem em torno de 2 a 6 horas por semana, para que competições não atrapalhem a evolução?
Questão bastante importante / válida / boa. Resposta objetiva muito difícil. Mas antes de qualquer coisa: não procure por uma equação e não acredite se e quando te mostrarem uma.
Planejamento de competições (apenas como um termo geral, mas não que isso seja uma “ciência” em si para nós, meros mortais) é algo que pode ser abordado de diversas maneiras. Eu particularmente penso que é muito mais uma questão de COMO do que QUANTO.
Vc tem razão ao relacionar o aprendizado técnico ao nível de segurança, mas por outro lado, elevar o nível de segurança é algo que tb precisa ser construído, e jogar como parte do treino é importante, mas só a competição coloca todos os aspectos juntos em nível de pressão real. Então, esta exposição é necessária, mas antes de medir a frequência, penso que é necessário medir a resposta a ela e focar nisso, apoiando a construir um jogo sólido. Inclusive, pq diminuir a frequência tb pode ter efeito contrário ao que vc deseja: por competir ser um evento raro, é possível que se sinta MAIS pressão.
De qualquer forma, saber sobreviver TAMBÉM é uma habilidade, muito importante aliás. E desde que não feito em omissão, é um dos aspectos mais subestimados do jogo, e isso aprendido com quem tem décadas de top player. Enfim, acredito que o problema de competir muito frequentemente é muito mais a energia e o dinheiro gasto nem sempre valendo a pena, e principalmente, deixar de ter gosto especial por fazer o tempo todo. Mas essa medida é algo muito pessoal e, mais uma vez, o quanto quer que se venha a competir, o importante ee fazer cada uma delas com vontade. Erros e acertos sempre vão acontecer e sempre se vai aprender com isso.