Tops: treinamentos e torneios

Bom, eu tenho uma dúvida, e quero saber o que cada um acha sobre a dúvida, e quem sabe alguém não sabe responder minha pergunta corretamente, quem souber a resposta correta, por favor diga que não é uma opiniao, mas especifique dizendo que é o que acontece.

Sempre que eu entro num período de treinar todo dia com maior frequência, eu jogo muito mal durante aquele período, e um pouco depois, todo mundo fala que isso é normal.
Nenhum golpe entra bom, jogo até meio desconfortável em meses que treino mais. Isso acontece com vcs? Nas semanas, meses, que vcs treinam mais, jogam pior ou melhor? Eu só jogo melhor depois de um tempo, e vcs?

E o que ocorre com os tops? Alguém sabe dizer? Já que eles treinam muito, como funciona? Eles diminuem a frequência dos treinos? Ou eles já estão acostumados a treinar forte e continuam treinando forte todos os dias até as competições? É uma dúvida que tenho, já que eles são tops, e geralmente são uns cavalos fisicamente… E então? O que vcs acham? Na minha opinião, acredito que errada, eu acho que faltando uns 2 dias pro evento, eles fazem treinos específicos de rotina, algo pra não ficar parado, objetivando a competição, e dão uma reduzida no volume de treino pra jogar bem. Acho que ocorre isso. Sempre fico na dúvida, se só bato bola 3 dias antes da competição, se treino, ou se só jogo umas partidas mesmo.

Com a ajuda do mola, achei em um outro forum uma entrevista com kreanga, e ele fala sobre competições e treinos:

kk: In the basic preparation period I spend about 6-6.5 hours/day. In the competition period I spend about 4 hours/day.

Ou seja, em época de competição, ele treina 4 horas por dia, em outros períodos, treina de 6 a 6.5.

Rotina de treino dele:
kk: Starts with warm-up, stretching, 15 min warm-up at the table, 3 exercises of 7 min each for each player, 10 min rest and again 2 or 3 exercises of 7 min each for each player. If we are in competition period then we can play some matches at the end of the training session

Essa é a média mesmo.
6 horas normalmente e 4 horas na semana do torneio.
Uma vez eu li que Waldner quando venceu o Mundial em 1997 (sem perder nenhum set), treinava regularmente 4 horas por dia independente de torneios ou não. Fato que ele mesmo considerava pouco, porém ele dizia que era pra evitar contusões.

Pois é, mas ainda acho que chineses treinam bem mais do que isso, e nunca se machucam. Waldner é outra história, não podemos usá-lo como parâmetro. O cara bem treinado e bem fisicamente é coisa de outro mundo, preparado pra determinada competição.

Caro jornalista;

O Thiago Monteiro tem uma entrevista em que ele fala sobre sua rotina de treinos, desde quando volta das férias até chegar na época de competições. Está num site de tênis de mesa brasileiro, que acho que todos conhecem, vou colocar o link aqui, se achar que deve tirar tudo bem, sem problemas, foi com a melhor das intenções de responder sua pergunta, ok?
http://www.frantt.com.br/Pasta%20Coluna … o%2009.htm

No domingo fui convidado para o casamento da Sakata Ai(ex campea japonesa)e la estavam algumas jogadoras tops do japao.Dentre elas estava a Kanazawa-chinesa naturalizada(campea japonesa 2005).
Aproveitei que estavamos ali na mesma mesa e perguntei sobre os treinos da china e ela me disse que na china os jogadores selecionados,apos completar o curso primario estudam somente duas ou tres vezes por semana.
Ou seja,viram profissionais e treinam o dia inteiro.Com acompanhamento medico,nutricionista,preparador fisico,etc…
Aqui no japao,dou aulas 6 vezes por semana(sexta-feira descanso)sendo tres horas e meia por dia.E somos os tops aqui no japao nas categorias mirim , infantil e juvenil. A maioria dos clubes aqui treinam todos os dias !!
No brasil ,pelo que sei nao ha treinos de :
Sabados e domingos(na maioria dos clubes)
Nas ferias de verao e inverno ,
No carnaval,
Todos os feriados, e etc…
Conclusao:
no feminino
China-campea do mundo
Japao-terceiro do mundo
Brasil???
sera que deu p/ responder ?
Ps:eh logico que nao basta soh treinar,Voce tem que treinar corretamente senao estara somente aperfeicoando seu erro!!!

Pois é, esse é um problema que tenho, sempre tento disponibilizar bastante tempo, pelo menos 2-4horas por dia pra treinar, inclusive em finais de semana e férias, mas treino muita coisa errada ;/

falou tudo atacante!

treinei em 99 e 2000, no 1º ano com um tecnico q tinha a manha em tecnicas e treinamenteos, e no 2º não.
infelizmente, tive q paprar de jogar, pq n me dedicava mais a escola e meu pai cobrou isso de mim.
ano passado, voltei a treinar, na verdade, n chamo de treino, pq o pessoal só quer bater 20 min, e jogar partidinha!
acho isso uma babaquisse, mas segundo o dono da mesa, partida é o melhor jeito de se evoluir!!
resolvi então junto com um garoto de onde treino, q a gente ia treinar separado, com fundamentos e fazendo exercicios fisicos para pegar um bom preparo, mas ele ja foi afetado pela “partidinha é o melhor jeito de se evooluir”! mas msm assim estou convencendo ele q n, mas ele nunca aceita q eu corrija movimentos dele e nem nada.
tento colocar o guri para fazer as coisas direitinho, pq se ele n evoluir, n vai conseguir colocar bola na mesa e assim, n me ajuda tambem.
meu sonho era q ele pensasse como vc !!!

rapaz, pensei que eu fosse anormal, mas pelo jeito sou normal, a menos que só nos dois sejamos anormais, pois quanto mais treino pior fico apos os treinamoentos. tem um amigo meu aqui que toda vez que treina muito antes das competicoes se da mal e quendo passa 1 semana sem treinar, chega a final. o fato é que o que absorvemos ou crescemos no treino é 1% do que se treina, esperamos muito e o resultado é pouco; como diz Ednaldo Fernandes meu treinador, são horas e horas, dias e dias, anos e anos de treinamento para ficar bom

Após os treinamentos é muito comum que o atleta não consiga jogar bem, eu mesmo, fico indignado as vezes, treino um período, aí depois dos treinos acabo jogando mal. Pra jogar bem tem que ter um período de descanso. 1 dia antes de campeonatos eu evito jogar, apenas dou uma trotada antes do torneio, pra jogar sempre bem aquecido, sugiro que façam o mesmo. No começo podem até ficar cansados, mas depois vão se acostumar e jogar melhor.

Pessoal, eu sou ao contrário.
Na semana do torneio, eu jogo bastante partidas.
Um dia antes do torneio eu treino sem muito exagero.
E no dia do torneio tenho de aquecer pelo menos uns 20 minutos.
Daí eu detono no campeonato. :lol:

Olá, como vão todos, espero que bem.

Bom, a questão para mim funciona da seguinte forma:
1º - Sem alicerce não existe como construir nada sólido, ou seja, sem um treinamento de base sério, não existe como fazer nada avançado, a não ser que seja algúm fora-de-série.

2º - Treinar sério é difícil, exige paciência, disciplina e concentração, mas ninguém nunca falou que era fácil ser bom em alguma coisa, né?

Eu, em particular, sempre gostei mais de treinar do que de jogar, pois sou perfeccionista, e só se atinge a perfeição com muito treinamento, e não com “partidinhas”, como foi colocado aqui pelo Clébio. Concordo com ele, acho que treino de fundamentos e séries de jogadas pré-determinadas são o princípio básico para se evoluir em qualquer esporte, senão jogador profissional não precisava treinar tanto.
É difícil treinar, manter a concentração nos movimentos corretos, conseguir uma sequência de bolas corretas, e isso desanima algumas vezes, mas é assim que se aprende. É muito complicado explicar isso a um garoto que está começando a jogar agora, mas é necessário.

Por isso amigos, acho que nosso tênis de mesa é amador, pois estamos acostumados a não treinar, assim como em outros esportes, mas temos que implantar esta opinião, e fazer com ela seja levada a sério.

eu jogo muito melhor depois de uma série de treinamento específico, usando aquilo que treinei, pois os movimentos estão automatizados, e saem naturalmente.

é isso, até mais!!!

Já freqüentei alguns cursos e clinicas, assim como li materiais a respeito de rotinas, periodização (esta é a palavra mágica) e procedimentos de amadores, profissionais, top´s ou não jogadores de TM, assim como ouvi alguns treinadores internacionais:

· A forma do treino é diretamente ligada a avaliação de desempenho, seja física (condição de preparação, qualificação), seja psicológico (metas pessoais que possam ser atingidas) ou objetivos profissionais (do jogador, técnico ou clube).
· É extremamente particular a motivação de cada jogador para treinar ou jogar, mesmo quando o objetivo é subir ao podium. As qualidades pessoais diferenciam o mesmo treino para diferentes pessoas, a forma de evoluir e desenvolver as habilidades são particulares.
· A periodização é um planejamento racional dos períodos de competição (apresentação), treinamento de base (pré-torneio), melhora do condicionamento físico (pré-torneio, manutenção, recuperação de lesões), repouso total das atividades (férias) e treinos táticos (pré e pós-torneios).
· Muitas vezes a periodização ideal não é realizada pela demanda do calendário, exigindo um maior desgaste ou menor aproveitamento das possibilidades.
· Na Europa a preparação física é realizada quando os jogadores retornam das férias, sendo utilizado um período entre de 10-20 dias para integrar o grupo, reiniciar um trabalho gradual aeróbico, de reforço muscular e motivação psicológica, para então iniciar o treinamento de mesa.
· Durante a temporada a carga e o tipo de exercícios físicos são alterados de acordo com as especificações individuais, e há mesmo jogadores que não os fazem. Estes trabalhos são diferenciados de clube para clube, treinador para treinador.
· Na China não há parâmetros comparativos ao resto do mundo, a expectativa e o envolvimento são sobre humanos. Tudo é realizado para que jogadores talentosos atinjam o máximo de suas possibilidades. Há quem treine em cargas diárias de até nove horas, com todos os desenvolvimentos possíveis.
· No Brasil existe a idéia de que temos de suplantar a carga de treino (treinar o dobro, por exemplo) para jogarmos em condições igualitárias. Mas treinar o que e para quê?

Pergunto: O que alguém sem treinador (conhecimento técnico), remuneração (salário ou ajuda de custos), condições materiais (mesas, bolas, borrachas, despesas de hospedagem e alimentação, espaço adequado, sem falar nos outros profissionais como médicos, terapeutas, psicólogos, massagistas, nutricionista etc.) irá conseguir ou obter dedicando-se de corpo e alma para esta atividade?

Se a resposta não for apenas satisfação pessoal é preciso ajustar as metas e objetivos.

O degrau que há entre a realidade profissional do Brasil e a dos outros países que estimam o TM é gigantesco.

Formas de atingir o alto nível dependem da identificação dos indivíduos habilidosos, iniciação ampla e adequada (no Brasil?), levantamento de recursos para freqüência regular em eventos da CBTM (não adianta reclamar, ela é que é filiada a ITTF) e acompanhamento/auxilio/intercambio de grupos de fora do País.