Tópico sobre cola

eu ainda quero testar a cascola a base de água…só que não acho na minha cidade… é um adesivo de contato a base de água que creio não ter nada diferente da fórmula das colas oficiais.

[quote=“althaus”:19w3qf4q]Realmente,há mta diferença entre a borracha colada con cola rápida para a colada com base dágua??

Obrigado…[/quote]

[quote=“rpb_player”:19w3qf4q]Este assunto foi bastante abordado num passado próximo.
Reiterando inicialmente que os componentes voláteis da cola rápida fazem muito mal à saude do jogador, principalmente as misturas mágicas com solventes do tipo reducola kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Esporte é pra valorizar hábitos saudáveis e não prejudicar a saúde !!!

A cola rápida alterava a estrutura da esponja, tensionando-a, proporcionando aumento de velocidade e spin.

A cola base dágua não alteram a estrutura da esponja, simplesmente colam …
Algumas borrachas antigas, épicas na época da cola, agora sem cola rápida simplesmente não tem um comportamente satisfatório em termos de velocidade e spin.

A tecnologia das borrachas tenta trazer o feeling da cola rápida, com o Tecnologias de Tensionamento e outras conhecidas como SGI, que de fábrica, trazem conjuntos borracha x esponja com características da época das colas rápidas.

A cola rápida tem efeito de algumas horas. Depois, é apenas 1 cola normal.
a cola base dágua serve só p/ colar… vai perdendo a capacidade adesiva com o tempo e aí vc. deverá recolá-la pois começa a ficar com um feeling meio frouxo. Depende da marca, depende de quantas camadas, e é prudente aplicar o selador pois é triste ver lascas da blade tão apreciada grudadas na cola velha…

A alguns em alguns torneios de menor expressão na minha juventude (15 anos atrás), pude ver jogadores adolecentes simplesmente acho que “aspirando” aquele cheiro ruim da cola rápida antes do jogo…, em ato similar as baforadas pra limpar o topsheet das borrachas, pra dissimular o ato. Vai lá saber o quanto mal eles carregaram deste hábito…

Era comum ver nos vídeos de treinamento antigos patrocinados pelas marcas de material, os jogadores passando cola rápida (treinamentos do Schlager, da Donic com o Person e o Waldner, por exemplo). Foi a época em que a cola era aditivo !!!

E resumindo, sim … as fábricas estão correndo atrás das novas tecnologias para compensar o que a cola rápida providenciava na época em que elas eram o aditivo.[/quote]

Muito obrigado pela resposta, mas acima de tudo pela colaboração ao comunicar o trecho acima. Pessoal, por favor, como uma ajuda e ganho para vcs mesmos, utilizem a busca do nosso fórum. O mecanismo funciona direitinho e acha muitas respostas imediatamente. Isso não é legal quando se tem uma dúvida? Neste caso mesmo, o rapaz teve que esperar mais de 14 horas (o que é natural, pois aqui não existe ninguém de plantão hehehehehehe) para uma resposta que poderia obter em minutos de busca. O Nakata ajudou transferindo a discussão (obrigado!) e agora contamos com a colaboração de vcs!
Mesmo assim, muito legal a abordagem do tema “saúde do atleta”, que na maioria das vezes é deixado de lado quando falamos de colas.

Abraços!!!

[quote=“Maumau”:1b5of11i]Oi pessoal!!

Eu sempre usei cola da Butterfly ,e da Tobago daqui de Ctba. São muito boas desde que vc espere “secar”!Já que é a base de água , é obvio , têm que esperar a agua evaporar.A maioria tenta colar com ela ainda úmida.
No começo queria continuar com o sistema antigo , cola e solvente…, mas agora está muito melhor.É a minha opinião.[/quote]

varios me han dicho que la cola al agua bty te malogra la madera xq al sacarla se salen las fibras

Eu não sou poliglota igual o Alcir então vou responder em português mesmo.
Eu comprei uma BTY Free Chack mas logo depois li inúmeros comentários desfavoráveis a respeito dela. Alguns usuários até comentaram que perderam a raquete pois a cola arrancou toda a fibra exterior da madeira. Na dúvida (cagaço) sobre usar a cola ou não resolvi comprar uma Andro Free Glue e não tive nenhum problema com esta. Mas a melhor que usei ainda é a Nittaku Finezip. Melhor só que também a mais cara.
Atualmente estou improvisando com Rubber Cement, a popular Vipal aí no Brasil.

Não sei se fico lisonjeado ou desconfiado de uma possível demonstração da sua ironia hahahahahhahahaha.

Así como Nakata ha dicho, a mi también me parece que la Nittaku Finezip es la mejor cola al agua, realmente una referencia. Pero, como su precio es un gran problema (al menos en nuestro mercado), hay muchas opciones de calidad satisfactoria. Actualmente, también estoy utilizando la Andro Free Glue y hasta el momento no hubo ningún problema. Creo también que su aplicación es más fácil y puede haber menos pérdidas en el proceso.

Abrazos!

Varios colegas meus usam e tem diferença sim: demora muito mais tempo para colar [se nao deixar secar bem antes do contato, é capaz de passar mais de 1 dia, e ainda nao ficar bem colada] e depois q seca, qdo vc retira a borracha fica uma camada grossa de cola e dificil de se retirar da borracha, se for para descartar a borracha tudo bem, mas se for para reutilizar, ai vc vai sofrer para retirar essa camada de cola. Alem do mais nao é tao barata para nao ser algo oficial e pratico, como as colas VOC Free. Só se vende 1 litro, quantidade absurda, só se fosse para colar e descolar todo dia q valeria a pena, o custo é quase 50,00, segundo informaçoes.

Não sei se fico lisonjeado ou desconfiado de uma possível demonstração da sua ironia hahahahahhahahaha.

Así como Nakata ha dicho, a mi también me parece que la Nittaku Finezip es la mejor cola al agua, realmente una referencia. Pero, como su precio es un gran problema (al menos en nuestro mercado), hay muchas opciones de calidad satisfactoria. Actualmente, también estoy utilizando la Andro Free Glue y hasta el momento no hubo ningún problema. Creo también que su aplicación es más fácil y puede haber menos pérdidas en el proceso.

Abrazos![/quote]

Alcir,

Acho q ele está falando serio! Vc escreve em espanhol mesmo? Eu só consigo ler! :stuck_out_tongue:

Eu tb estou usando a Andro Free Glue, muito boa por sinal, seca bem rapido aqui, nao mais q uns 10 minutos. E, se a pessoa mesmo nao arrancar a borracha da madeira, demora meses sem ficar “chocha”.

[quote=“Adriano_Neves”:3l4cay31]Alcir,

Acho q ele está falando serio! Vc escreve em espanhol mesmo? Eu só consigo ler! :stuck_out_tongue: [/quote]
Sim, eu escrevo em espanhol (portanto, os possíveis erros são de minha total responsabilidade hahahahahah), em virtude do trabalho, pq às vezes tenho que realizar algumas coisas aqui nos outros países latino-americanos. Mas vc tinha que ver os primeiros contatos telefônicos: eu suava a camisa mais do que num jogo de 3X2 contra kateiro hahahahahahhahahaha.
Enfim, como o colega disse que tinha dificuldade com o português (todos os estrangeiros têm), não custava nada facilitar na linguagem.

Assino embaixo.

Abraços!

Varios colegas meus usam e tem diferença sim: demora muito mais tempo para colar [se nao deixar secar bem antes do contato, é capaz de passar mais de 1 dia, e ainda nao ficar bem colada] e depois q seca, qdo vc retira a borracha fica uma camada grossa de cola e dificil de se retirar da borracha, se for para descartar a borracha tudo bem, mas se for para reutilizar, ai vc vai sofrer para retirar essa camada de cola. Alem do mais nao é tao barata para nao ser algo oficial e pratico, como as colas VOC Free. Só se vende 1 litro, quantidade absurda, só se fosse para colar e descolar todo dia q valeria a pena, o custo é quase 50,00, segundo informaçoes.[/quote]

Bom dia Adriano Neves.
Habitualmente utilizo uma cola alternativa destas para fazer meus testes e treinamento semanais e também para economizar, pois só aplico a Finezip quando a brincadeira é mais séria.

Sem fazer marketing, já utilizo a Cascola Base de Água a aproximadamente 1 ano. Não testei nenhuma outra. Realmente é péssimo ter de adquirir no mínimo 1 litro (mas compartilho com alguns colegas de treino) mas os resultados que estou obtendo são bem diferentes das citadas pelos seus colegas (graças a Deus kkkkkk). As vezes utilizo o secador para acelerar o processo e com muito cuidado para não aquecer demasiadamente a borracha, Na semana passada, aqui em SPaulo, os 10 minutos sem secador foram mais que o necessário para uma boa secagem e colagem.(Se colar úmida, nem vai dar liga).
Talvez seja a quantidade utilizada, a forma de mistura (pois tende a acumular o material adesivo no fundo e ficar aguada) e tendo em vista que utilizo uma camada fina na blade e na borracha, ficando algumas semanas com boa aderência.
Um cuidado que tomo sempre é utilizar a prensa (modelo doméstico kkkkk) sem compressão excessiva para garantir que o contato da borracha e da blade foi otimizado, reduzindo eventuais bolhas de ar ou áreas de menor aderência. (Afinal, a cola alternativa, quebra galho, como o próprio nome diz, não foi feita especificamente para colar a esponja na madeira e sim para trabalhos de marcenaria.)
Não tenho utilizado de “maneira alguma” antes de disputas , pois não sei se realmente passaria num teste sério e não gostaria de passar vergonha.
Esta marca de cola utilizada tem se mostrado extremamente fácil para retirar da esponja e da madeira (embora sempre recomende o uso das seladoras, pois já tive vítimas com colas oficiais como a cola a VarioClean Donic, LKT Glue , a base dágua da Tobago, a da BTY, … que lascaram algumas blades mesmo com seladoras(BTY Kreanga PowerSpin, BTY Primorac Carbon, Gambler ALC e outras que nem me lembro ).
A “alternativa” Saiu fácil da esponja da borracha e da madeira nos casos abaixo:

• Donic Acuda S2, S3, X1, X2, X3, Baracuda , Baracuda BS
  • Xiom Vega Europe, PRO, Omega IV Europe e Pro
  • BTY Roundel, Sriver G3 FX
  • DHS Neo Huricane 2 e 3 …
  • Haifu Wale2
  • Thibar Nimbus Sound

De qualquer forma, só recomendo experimentar esta cola para os motivo “menos nobres” mas muito divertidos !!!
Grande abs