Todo chinês usa booster?

Eu estava discutindo com um professor meu no CT sobre a minha qualidade de bola quando eu trocava a borracha. (Eu não faço isso no jogo, estava apenas querendo testar a chinesa no fore no final do treino, só pra ver a sensação, apenas por curiosidade). Eu uso uma H3 esponja laranja no back e uma MXD no fore. Eu estava questionando do por que meu drive com um arco satisfatório, com muita velocidade e spin, quando girava a raquete, e colocava a H3 no fore, meu drive ficava sem spin nenhum, e com metade da velocidade fazendo o dobro de esforço. Diferentemente com a MXD, que eu posso fazer uma técnica grotesca que ainda dá pra fazer o adversário espirrar a bola. Ele argumentou que o ângulo da raquete estava fechado e isso não estava dando spin, mas se fosse só isso eu não estaria fazendo o adversário espirrar a bola quando colocava a MXD no fore, mas quando eu voltava a H3 no fore dava pra notar a facilidade em bloquear, ai eu perguntei como que os chineses conseguem dar um drive muito rápido com rotação absurda usando uma borracha dura e lenta, ele disse que é porque eles usam booster, eu disse que tinha lido que as borrachas chinesas são duras pra se adaptar ao estilo de jogo e técnica deles, e que eles tem uma técnica para específica em usar borracha dura, e que não faz sentido eles colocarem booster para “amolecer” a esponja, ai ele argumentou que no alto rendimento, todo chinês, coloca booster ou vai para as borrachas européias, como butterfly e outrem, realmente é isso que acontece? Se for isso não faz o menor sentido eles fabricarem borrachas tão duras sendo que eles colocam booster depois ou só trocam pra européias, porque só não faz a borracha mole de fábrica?

Vamos começar com alguns conceitos:

Chinesas: Borrachas tacky (grudenta/pagajosa), geralmente duras (há exceções), menos velozes que as européias e japonesas, mas com mais efeito (há exceções também). A aderência do topsheet ajuda a segurar a bola por mais tempo durante o contato, maximizando o potencial de efeito. Borrachas que requerem muita técnica para seu total aproveitamento.

Japonesas: Borrachas mais velozes que as chinesas, não é normal serem duras, geralmente com menos efeito, não grudentas. São borrachas que admitem um certa “margem de erro” do jogador (há exceções). Uma vantagem da borracha japonesa é a durabilidade comparada com as européias.

Européias (ESN): Borrachas velozes, não grudentas, geralmente bem macias comparadas com as chinesas, bom efeito; como as japonesas elas perdoam algumas falhas do jogador, não sendo necessário dominar “toda” a técnica para usar bem o equipamento.

Híbridas: Não são totalmente pegajosas, nem excessivamente elásticas.
Topsheet com característica de borrachas chinesas (mais aderente = pegajoso), o que permite maior geração de efeito. A esponja é tipicamente mais macia em comparação com as borrachas chinesas, mas mais firme do que a maioria das borrachas europeias; isso proporciona um equilíbrio entre a velocidade oferecida pelas borrachas europeias e o potencial de spin das borrachas chinesas.

• Velocidade: japonesas > européias >>>>> chinesas
  • Efeito: chinesas >>>>> japonesas >>> européias
  • Dureza: chinesas >>>>> japonesas > européias

Vou tentar responder sua pergunta de forma objetiva; veja se faz sentido para você:

A dureza original das borrachas chinesas não é um defeito, mas uma característica intencional que se alinha com a filosofia de treinamento e o estilo de jogo chinês:

• Técnica e força do jogador: os jogadores chineses são treinados para gerar potência e spin através de uma técnica impecável e da força do corpo, e não dependendo excessivamente da borracha. A borracha dura exige e recompensa essa técnica.

• Controle e spin extremo: a dureza e a pegajosidade permitem um controle excepcional e a capacidade de gerar um spin absurdo, que é uma marca registrada do jogo chinês. Se a borracha fosse mole de fábrica, ela perderia parte dessa capacidade única de “agarrar” a bola e gerar spin.

Ao aplicar o booster, os jogadores chineses conseguem o “melhor dos dois mundos”: mantêm o spin e o controle superiores das borrachas chinesas (devido ao topsheet pegajoso e à dureza da esponja que permite o tempo de contato), mas adicionam a velocidade e a potência que o booster proporciona, adaptando-se às exigências do TM moderno, que é cada vez mais rápido.

Por que eles pensam no mercado interno de desenvolvimento de novos atletas. Se “ficar fácil não é tradição”. Pensando de forma “burra”, se fazendo pouco esforço físico em borrachas “off-china” já conseguimos absurdos de spin e velocidade, imagina o chinês fazendo um esforço menor, mas com muito mais precisão e técnica numa borracha que “joga sozinha”… é o melhor dos mundos.

E com certeza a china já inventou algum tipo de booster que passa no doping da ITTF, isso se a borracha já não for tensora…; existem as borrachas fabricadas exclusivamente para um jogador em específico; jogadores que trocam o cabo da raquete para visualmente ser outra (segredo), já que as madeiras não precisam ser aprovadas; etc, etc, etc.

Abs

1 curtida

H3 comercial normal de R$ 150 é muito diferente da borracha que os chineses usam e custa por volta de R$ 700.

E praticamente todos os jogadores profissionais usam booster, seja ele alemão, chinês ou brasileiro.

2 curtidas

Qual que é a diferença entre as comerciais e as nacionais? Elas são mais pegajosas?

Muitos falam que é apenas em questão do controle de qualidade, outros em “de três fazer uma” e outros em “desenvolvimento proposital”, já que é tudo feito em larga escala…

Mas em resumo é basicamente é a qualidade da esponja, qualidade do topsheet e estrutura dos pinos, tudo pensado (no final) para o propósito:

Comercial = “para o público” = “pior”
Provincial = “a intermediária”
Nacional = “a melhor”

Abs

2 curtidas

Direto ao assunto: como o @yoshida mencionou, com algumas raríssimas exceções, que principalmente depois da ascensão das borrachas híbridas estão acabando, de fato os jogadores profissionais usam booster independente de sua origem. Além disso, o uso do booster vai ficando cada vez mais popular fora da elite, e honestamente, cada vez mais gente que não precisa dele vai usando. Até aí, problema de cada um. Mas é importante dizer: a rigor, pelo menos quem usa borrachas européias e japonesas (e algumas chinesas também), já usa booster sem saber. As borrachas inclusive têm vindo de fábrica com cada vez mais booster. Aí o booster que se aplica por cima acaba sendo um acréscimo. E outro desvio de interpretação: nem de longe as borrachas chinesas assumem comportamento similar a européias ou japonesas por conta do booster. Por isso a suposta substituição não faz sentido.

Mas uma coisa importante (a mais importante): não é possível comparar o que eles fazem (profissionais em geral, especialmente chineses) e o proveito que eles tiram com o que nós amadores fazemos, e nem estou falando apenas de chineses. Acredite, a forma como usam a borracha é insana, daí fazer tal diferença.

2 curtidas