TM pelo mundo afora

Tenho aqui em minhas maos um folder preparado pela European Table Tennis Union (ETTU) o qual eh enderecado a (como esta no folder) “leading companies who are willing to invest in a sport that involves the entire continent”. Eh um folder de 26 paginas, com papel de alta gramatura e fotos sensacionais .

Entre outras informacoes, o folder contem estatisticas. Os tres paises com maiores numeros sao:

País - Jogadores registrados - Jogadores recreativos - Clubes
Alemanha - 700.000 - 4.000.000 - 10.000
Russia - 186.000 - 2.400.000 - 9.500
Franca - 180.000 - 2.500.000 - 4.223

Estranhamente, a Suecia aparece lah atras, com apenas 9750 registrados, 60.000 recreativos e 850 clubes, atras de paises como Belgica, Polonia, Republica Tcheca, Eslovaquia e Servia. (a lista esta em ordem alfabetica e nao tive paciencia pra ordenar toda ela por numeros)

Os numeros totais da Europa sao:
1.379.101 jogadors registrados, 14.401.900 recreativos e 40464 clubes.

Fiquei curioso sobre ois numeros da china e fiz uma pesquisa na Internet. Achei o seguinte, de fontes nao oficiais:

10.000.000 de jogadores recreativos , 30.000 juvenis recebendo treino formal, 2000 profissionais registrados…

Alguem tem mais informacoes, sobre estes e outros rincões do planeta?

a suécia deve ter esse numero baixo, pq deve ser pequeno o numero da populaçao total cerca de 8 milhoes, menos gente q a cidade de sao paulo

Melhor dizendo, o estranho eh que os suecos sejam tao bons no TM. Levanta duvidas sobre a velha teoria de que a qualidade emerge da quantidade. Nao tem que ser necessariamente assim, e eh bom que nao seja, pois assim sobra uma desculpa a menos para a mediocridade.

Outro dado interessante, eh que considerando o numero de praticantes proporcionalmente aa populacao, o TM eh mais popular na Alemanha do que na China. O que leva aa conclusao de que talvez seja a Alemanha o pais onde o TM goza de maior popularidade

Eu já ouvi dizer que na Suécia há uma tradição muito grande no que diz respeito aos esportes de raquete. Basta ver a quantidades de jogadores suecos de sucesso no TT e tbm no tênis de quadra. Se não engano tem alguns no racketball que tbm fazem sucesso. Eles têm essa cultura de desenvolvimento nesses esportes e não duvido que os mesmos sejam ensinados até nas aulas de educação física do primário.
Fico sonhando com o dia em que o BR vai chegar nesse nível…

p.s.: Ei Mitidieri, vc trocou de novo sua borracha do back? E como está indo agora?

O problema é que a maioria dos países tenta treinar mais mecanicamente, mas na Suécia tenho a impressão que eles tentam desenvolver mais a criatividade e a percepção, variando golpes, e não apenas mecanizando o jogador.
Ouvi dizer que na Suécia os treinos diários são de apenas 3 horas (segundo o que li no livro do Claudio Kano) pois depois disso o treino não se torna proveitoso. Mas, em geral os jogadores pegam a chave do local de treinamento e com um parceiro ficam treinando novas jogadas em horários livres da concorrencia, o que gera muitos frutos.
Para aqueles que entendem um pouco de educação, diria que o desenvolvimento de jogadores na Suécia é feito de uma forma mais construtivista. Afinal eles procuram entender como e porque realizar uma jogada e não apenas ficar realizando uma jogada 500 vezes.
Aliás o melhor jogador de todos os tempos é um sueco que é conhecido pela criatividade e pela grande habilidade de prever jogadas adversárias.

Falou,
MTN

Meu ex-técnico falou a mesma coisa: que os suecos estudaram o esporte p/ desenvolver uma maneira de se sobressair. E conseguiram, evidentemente.

Eh, a Mambo tinha um controle excelente, com velocidade boa quando colada, e posso doizer agora, excelente durabilidade tambem, joguei 4 meses com ela e a topsheet ainda estava em condicoes, mas a espuma nao aguentou a segunda remocao de cola (em contraste com uma H3 que aguenta 5 ou mais remocoes de cola). O som da Mambo colada eh o mais alto que eu jah vi, a galera em volta para pra ouvir. A espuma eh super macia, cerca de 35 graus shore. Mas… o throw-angle desta borracha eh muito grande.

A Mendo jah fazia parte do meu plano de evolucao. Potente quando colada, pode ser considerada uma baby-bryce, por um preco mais em conta. Como a bryce, tem um baixo “throw-angle” . Controle eh bom, consegui me adaptar jah no primeiro treino. E dizem por ai que uma das borrachas mais duraveis que existem, vamos ver. Como a espuma eh uma pouco mais dura do que a Mambo , e portanto deve aguentar melhor a retirada da cola.

Acho estranho os EUA não serem expressivos no TT , já que eles
são bons em usar as mãos e medíocres se precisarem usar os pés
em ESPORTES EM GERAL !
( Por sinal só usam as pernas para andar ou correr !! )

[quote=“revemarsan”:19ftxjcn]Acho estranho os EUA não serem expressivos no TT , já que eles
são bons em usar as mãos e medíocres se precisarem usar os pés
em ESPORTES EM GERAL !
( Por sinal só usam as pernas para andar ou correr !! )[/quote]
Tão medíocres que lá o nosso futebol (que eles chamam de soccer) é chamado de “futebol de mulherzinha”. Afinal o time feminino dos EUA deve jogar melhor que o masculino. Aliás futebol se joga com os pés, se quer usar a mão vai jogar hand que é bem mais da hora.
Quanto ao TT dos EUA acho que eles só não são piores porque contratam estrangeiros para jogar. Apesar disso acho que até o Brasil tem TM mais forte que os EUA.
Mas uma coisa que eu acho terrível nos EUA é que eles valorizam mais números e estatísticas, o que tira muitas vezes a beleza do jogo. E isso em qualquer esporte.

Falou,
MTN

Ei Nakata, vc podia dar uma olhada nos numeros ai do Japao, hein? :smiley:
A impressao geral eh q o tm eh super popular no Japao. Qual a razao para nao emergir um campeao Japones (q ficasse tipo entre os 10) hah tanto tempo? Vc tem alguma teoria?

Segundo o atlas dos esportes e divulgacao da cbtm “o Tênis de Mesa tem em torno de 12 milhões de praticantes no país, sendo que destes 14 mil são federados.”

12 milhoes eh muita gente. e 14.000 federados eh mais do que tem a suecia.

[quote=“Mitidieri”:dvgeksts]Ei Nakata, vc podia dar uma olhada nos numeros ai do Japao, hein? :smiley:
A impressao geral eh q o tm eh super popular no Japao. Qual a razao para nao emergir um campeao Japones (q ficasse tipo entre os 10) hah tanto tempo? Vc tem alguma teoria?[/quote]
Cara, eu não saberia dizer a respeito dos números, mas eu tenho essa msm impressão que o TT é superpopular aqui no JP. Principalmente entre os veteranos.
Agora sobre a razão de não aparecer um top ten japonês eu não faço a menor idéia. A única tese que me vem a cabeça é que os japoneses não se destacam a nível mundial pq os chineses ainda não desistiram de jogar… :lol:
Mas falando sério, eu acho que o Japão passa pelo msm problema que o BR: falta de interesse da mídia no TT o que gera pouco investimento no esporte. O TT é muito popular (mas nem 1/10 do que é o beisebol) em escolas, clubes esportivos, associações da juventude, etc. Mas quando chega a hora do cara mudar de estágio, passar p/ o profissional, aí é que o bicho pega, apesar do JP ter excelentes centros de treinamento. Talvez o próprio atleta se sinta desmotivado a continuar na carreira de mesatenista sabendo que poderia se dar muito melhor se fosse um pitcher, ou um primeira-base ou um rebatedor. Isso pq o beisebol tem uma estrutura superprofissional onde os melhores colegiais são escolhidos num draft (igual NBA) e já saem milionários p/ o profissional. Já no TT o atleta além de saber que terá poucas chances de sucesso financeiro, sabe tbm que dificilmente terá prestígio, se comparado ao beisebol. E eu estou comparando apenas com o beisebol, mas existem n esportes onde o atleta tem + chance$ do que o TT.
E só p/ terminar, o JP é o maior fabricante mundial de material p/ TT, mas nem sempre o dono da bola é um bom jogador.