TM em são paulo

:?: Não entendo

Pra quem acessa este ótimo site, já leu a notícia sobre a final do ranking paulista deste último final de semana realizada no ginásio da SBCJ Bunkyo, e conforme dito na matéria lá estavam os melhores atletas do país com poucas ausências e do alto nível das partidas ali jogadas; até aí nada de mais, é tudo verdade. (eu estava lá). O motivo pelo qual escrevo aqui é que além dos 28 atletas, técnicos e árbitros pude contar comigo 08 espectadores.
…(pensando)… Considerações:

  • São Paulo tem 20 milhões de habitantes, + q muitos países no mundo
  • Concordo que nosso esporte está longe de ser popular para atrair público geral e mídias de grande porte.
  • Na maioria dos esportes não populares a presença em eventos é geralmente de praticantes, q levam familiares e amigos, porém em SP nem praticantes assíduos que terinam em clubes e participam de torneios (centenas ) comparecem a eventos como este e outros, não entendo como algue´m q gosta muito de um esporte não gosta de assistir a exibições de alto nível como esta e outras q sempre acontecem em SP. E são estas pessoas q sempre estão chorando pelos cantos que o TM não tem apoio, não tem patrocinio, não tem verba, não tem nada etc etc etc…
  • O apoio de governos vai para atividades com número grande de participantes
  • O número de participantes cresce na proporção de pessoas que tomam contato com o esporte, assistindo os bons e querendo fazer igual.
  • Se quem gosta e pratica vai a um evento e leva o filho e este gosta vai querer jogar e vai levaro amigo e o primo e assim por diante.
  • O patrocínio vai atras do público para que este veja a sua marca, a mídia vai atras do patrocício por que este a sustenta.
  • O outro lado:
  • Nem na porta do ginásio havia um papelzinho colado anunciando o evento (num bairro de colonia japonesa seria o mínimo para atrair público).
  • Nenhuma divulgação de espécie alguma em lugar algum.
  • Se entre dezenas de veículos de comunicação contatados , um divulgasse ,… lucro para quem não tem nenhum.
  • Tem canais de tv a cabo se esportes que transmitem até cuspe a distancia para encher 24 horas de programação, que tenho certeza que se interessariam em pelo menos conversar sobre o assunto.
    Já falei demais deem suas opiniões quem sabe alguem lendo mude alguma coisa.
    Ou se não há interesse em mudar esta situação pelo menos parem de chorar que não temos nada.

Amigo , você esqueceu de mencionar o fato de que as duas últimas finais tivemos como finalistas um Cubano e um Chinês (Paco e Duan).
Nada tenho contra essas duas pessoas, pois o ambos não tem culpa de nosso TM ser tão menosprezado pelos governantes, clubes (grandes clubes), pela mídia e até mesmo pelo público em geral.

Se o TM Paulista é o melhor do Brasil, só posso lamentar o fato de que não conseguimos formar atletas para tentar superar esses dois que fizeram a final(individual). As Federações não funcionam como elemento de divulgação.

Bem, não vou desistir do TM e seguirei fazendo minha parte aqui na região do Grande ABC, incentivando e divulgando o esporte através de meu site(tá um pouco parado, mas retomarei as atualizações em Janeiro/05), realizando torneios nos SESIs da região do ABCDM/SP e levando meus alunos nos torneios para que eles possam aprender cada vez mais.

No último torneio realizado no Itaquera nickey, levei 6 atletas sendo as colocações:
1º pré-mirim masc não federado Marcus Vinícius Correia
1º Juventude Masc Maximilian Alves Pereira
2º lugar pré-mirim federado Kaio Gomes Santos
6º lugar infantil federado Arthur Spada

Vamos continuar, pois nosso esporte está crescendo (devagarinho) e quem sabe em alguns anos teremos bons frutos para colher…

Marcos

Meus amigos, o tema abortado (Campeonato em SP) é fundamental e talvez um dos mais importantes para se dicutir neste espaço fantastico que é o site do Mazinho.
Durante o último ano levantei a questão da divulgação do TM; da forma como é organizado e sobre o seu futuro inúmeras vezes. Não foi somente essa importante competição da FPTM que não tem divulgação, o mesmo acontece por exemplo com a etapas da Copa Brasil, que foram realizadas em Piracicaba (e outras cidades do Brasil) e nem mesmo as escolinhas da região ficam sabendo o que acontece.
Exemplo mais marcante ainda: a importante etapa do Circúito Mundial de TM que se realiza no Brasil todos os anos. Não existe nenhuma movimentação para se divulgar esse que é o principal evento do TM da América Latina (ou tem outro de nível superior?), nem mesmo e principalmente se divulga para o público interno do TM (absurdo !!)
São ausentes e responsáveis por essa situação : os dirigentes , os proprietários da escolinhas, os professores de TM. Esse esporte no Brasil é unica e exclusivamente dirigido para se manter a hegemonia dentro de um determinado espaço físico (territorial) formando verdadeiros guetos.
A organização do TM no Brasil está fadada a ficar na mesma situação a que se encontrava a dez anos atras, isto serve aos interesses da maioria que está envolvida neste negócio. Comercio este que poderia ser muito maior e lucrativo, se houvesse uma democratização do esporte.
Gostaria muito de saber dos amigos que estão em outros paises como se é a organização deste esporte. Alguma coisa precisa ser feita para se alterar a estrutura do TM no Brasil, abrir as federações para a participação de TODO o coletivo do TM, não apenas um punhado de clubes.
De que se tem medo? Se não fosse a atitude corajosa os veteranos não teriam sua Associação e não estariam promovendo seus belos torneios (cumprindo seus objetivos como entidade: de congregar mesatenistas).
Ousa lutar, ousa vencer !!! (Vamos aprender com os velhinhos…)

Tenho 34 anos.

Nós começamos a praticar agora o TM (antes era o “ping-pong”). Falo nós porque junto comigo estão meus dois filhos, o Fernando de 14 anos e a Julianna de 11 anos. Na verdade foram eles que me convidaram a praticar com eles no projeto “Amigos da Escola”. Se eu não fosse junto com eles, a mãe deles não deixaria que eles treinassem. Mas isso é outra história…

Vocês estão falando de divulgação… Acho que antes de mais nada teríamos que falar das condições para a população ingressar nesta modalidade de esporte. Se não tem praticantes, é claro que não vai ter platéia!

Porque o futebol é tão popular? Porque é fácil de jogar: na rua, em uma quadra, society, campo, na garagem, no terreno vazio, etc. A bola não precisa ser oficial. Pode ser aquela que custa R$20,00…

TODOS SE DIVERTEM, TODOS CONSEGUEM PARTICIPAR.

Porque saem grandes jogadores? Porque eles não dependem do material esportivo para serem bons. Dependem só da própria habilidade.

No TM já não é assim. Você tem que ter o material adequado. Isso eu tenho consciência, pois estou passando por isso. Quando começamos a treinar, a primeira instrução do professor foi que deveríamos ter um material melhor do que aquele que estávamos nas mãos… Falou que não precisava ser um material profissional, mas um amador já seria suficiente para comerçarmos a aprender as técnicas. Comprei raquetes da DUNLOP: duas clássicas (eu e minha filha) e uma caneta (meu filho). gastei R$ 105,00. Já aprendemos os principais conceitos.

Agora, o professor está começando com o treinamento mais sério. Falou que nós três temos um bom potencial. Só tem um problema, ou melhor três problemas: as raquetes amadoras que comprei não servem mais!

E realmente não servem mesmo. Ele passa uma técnica para nós, por exemplo um TopSpin e com as nossas raquetes nos matamos para fazer. Ele empresta a dele (com borrachas Butterfly, acho que a catapult) para mostrar como a raquete faz diferença. E COMO FAZ DIFERENÇA!

Continuamos treinando com as DUNLOP. Mas agora estou pesquisando preços de raquetes e borrachas competitivas. Eu pretendo continuar e tenho interesse em participar de campeonatos. Por isso “posso” fazer um investimento em mim. E com meus filhos? Será que eles vão continuar treinando? Será que devo gastar R$ 300,00 com cada um dos meus filhos para que eles possam evoluir? Lembrem-se, eles têm 14 e 11 anos…

É complicado. Sei que o "PAI"trocínio é complicado em qualquer esporte… Mas investir R$ 600,00 não é brincadeira. Aliás R$ 900,00. Tem eu também… E a mesa da Butterfly que vi na loja Centauro? Só R$ 1.500,00…

Como conseguir praticantes? Aceito doações :roll: … :slight_smile:

PS: no “Amigos da Escola” começaram mais 6 crianças na faixa dos 14 anos a treinar, três são amigos de meu filho. Quando o professor falou da necessidade em comprar pelo menos uma raquete amadora - é aquela que eu comprei, que custou R$ 35,00 - na semana seguinte só aparecemos nós três para o treino. Meu filho me disse que o pais dos três amigos dele não concordaram em comprar as raquetes, por isso eles resolveram ir treinar futebol. O mesmo deve ter ocorrido com os outros 3…

Ô Carlos, num se mata, não. Estamos no Brasil.
Eu mesmo montei uma raquete muito boa com 60 reais.
Comprei borrachas usadas e pedi a treinadora para colar na minha madeira da raquete de brinquedo.
Ficou muito boa.
Procure por borrachas usadas, especialmente em campeonatos de tênis de mesa você deve achá-las em boas condições.
Procure por Sriver principalmente. Com expessura de pelo menos 1.9 mm.

CARLOS,
o caminho e o rumo do TM brasileiro está nas escolas. Projetos como o já citado por vc são exemplos de meios para levar o esporte para mais pessoas.Os grandes atletas de hoje vieram de ações voltadas para escolas e que tinham suporte de clubes que, posteriormente, abrigavam essses jogadores. Porém, concordo que o acesso a materiais de alto nível é díficil e bastante caro,entretanto, nesse ponto entra a democratização do esporte. Imagine se houvesse uma maior integração entre os praticantes iniciantes e jogadores experientes, a troca de material seria uma boa saída para ambos os lados. No meu caso, por exemplo, procuro econonomizar durante um período pra conseguir adquirir novas borrachas, mas a maior parte do dinheiro vem do material usado que vendo para os iniciantes de minha cidade, com isso eles conseguem realizar as novas técnicas exigidas a partir de um certo nível. Aparentemente, não há um interesse por parte das federações, clubes e distribuidores de materiais, os quais formam guetos que garantem sua sobrevidade no esporte, além de ser viável economicamente. A grande maioria dos mesatenistas inicia a pratica do TM por meio de materiais usados e, ao longo do tempo, conseguem montar raquetes melhores. O encontro dos praticantes se da nos campeonatos onde sempre existe gente disponível a vender materiais semi-novos ou usados a preços mais convenientes, além de marcas nacionais que apresentam ótimas raquetes para iniciantes com um custo menor e atendem a necessidade de algo melhor por muito tempo. Hobby,
Yasaka e KWS são exemplos de empresas nacionais e internacionais(Yasaka) que vendem material materiais com ótimo custo-benefício. Não tenha pressa de adquirir sua nova raquete pois há uma variedade enorme, além de ser imprescendível comprar algo que se adapte ao seu nível de jogo, isto é, não adianta comprar uma madeira de carbono sendo que vc ainda desconhece todas os golpes e técnicas e seu domínio sobre eles é pequeno.

Desejo-lhe sorte no tênis de mesa e que esse esporte traga grandes alegrias e lições a seus filhos e a vc.
Um abraço,
Daniel Araujo

Valeu a dica do material usado.

Mas o que eu quis mencionar não é especificamente o meu problema. Se realmente meus filhos resolverem seguir esse esporte, faço o investimento, com certeza, mas não neste momento. Até brinco que em 2008 estaremos na China. :smiley: :smiley:

O problema é exatemente o que falaram a respeito do tamanho da população brasileira e o porquê que não há mais público ou praticantes. É um esporte para poucos, devido ao custo do material.

Vocês que já estão a mais tempo neste esporte poderiam me responder porque não se encontra material intermediário. Só se vê material top de linha por aqui para quem quer prosseguir, mas como foi falado, é material para profissional. Ainda não somos profissionais.

É esse o ponto que eu mencionei: ou você usa material inferior ou top de linha. Você não tem opção para um material intermediário.

Veja o exemplo da indústria automobilística: até a introdução do modelo de carro popular, não era qualquer um que tinha um carro!!! Agora, o trânsito aqui em São Paulo ficou muuuuiiiitttooo difícil devido ao aumento do número de carros. E você não vê mais carro velho andando por aqui!

Se existisse um material intermediário, que permitisse o desenvolvimento do atleta com um custo mais acessível, com certeza haveria mais pessoas praticando esse esporte.

Carlos, vc está coberto de razão , o TM jamais será um esporte de massa em qualquer pais do terceiro mundo, e o fator custo é predominante.
No nosso caso, o número de praticantes ainda é insignificante, porém o potencial de crescimento é enorme. Do ponto de vista meramerente de mercado , o Brasil é um local fantastico para o investimento neste esporte. Para comprovar, os mais antigos no TM podem atestar, o número de escolinhas , torneios, praticantes tem crescido de forma exponencial nos últimos anos.
Quanto ao material, esqueçe esse negócio de profissional, para um melhor desempenho do TM é necessário um material adequado, isso não quer dizer que precisa gastar 100 dolares em madeira , borrachas caríssimas, tenis importado.
Para nossa realidade, pratica-se o TM também com economia. Como outro amigo disse, com 60 reais pode-se comprar um material usado e assim ir aos poucos melhorando. Uma dica : o primeiro investimento mais caro deve ser em uma boa madeira , contenha-se em ficar trocando incessantemente de borracha e procure um tipo de material que melhor se adeque ao seu jeito de jogar.
Em tempo, também temos (eu e meu pai ) por volta de tres anos no TM e aprendemos muito frequentando sete site.
Um abraço

Olá pessoal, é a primeira vez q dou a minha opinião e gostaria de dizer q acabamos por esquecer o principal da opinião do carlos. Quero dizer a ele q ele tem toda a razão, sem contar os custos do material eu tb queria dizer à respeito de locais de treino, eu mesmo pelejei muito para achar onde praticar esse esporte q me fascina a no mínimo 16 anos, e só encontrei depois de muito tempo e mesmo assim eu tenho que pagar( o q eu acho muito justo), mas muitos gostariam de jogar e não podem pagar.Gostaria de dizer q essa discussão é muito importante para o nosso esporte e q somos muito privilegiados por termos onde discutir. Um abraço…