Tipos de fibra de carbono em raquetes

Eu gostaria de saber quais as diferenças entre os tipos de fibra de carbono encontrados em algumas madeiras; no catálogo da Butterfly existem três tipos : Arylate, Arylate - Carbon e Tamca 5000. Pretendo comprar uma raquete de fibra de carbono e quero saber qual se adapta ao meu estilo de jogo (Caneta Estilo Japonês).

Quando vc diz “Caneta Estilo Japones”, creio que isto eh referente a empunhadura apenas. P/ poder dar uma sugestao seria preciso que vc detalhasse mais a maneira como vc joga. Por ex, se utiliza muito o drive de forehand ou se joga bloqueando/colocando bolas, pois o tipo de raquete apropriada p/ cada situacao eh diferente. Tambem seria bom saber qual borracha ira utilizar p/ poder fazer uma combinacao adequada.

Atualmente eu jogo ofensivo com muitos drives de forhand. Quanto a borracha, eu usava borrachas de esponja “dura”, tipo PF4, em uma madeira Nittaku quadrada com chapa única de madeira; o que fez o rendimento do meu jogo cair bastante com a bola de 40mm, pois jogo um pouco afastado da mesa. Já experimentei uma Mark V, de um colega de treino, mais foi apenas uma vez. Pretendo agora comprar uma borracha com esponja mais “macia/mole”, para esta madeira carbono que pretendo comprar (Butterfly Ekstaule); e finalmente aposentar a minha raquete; seria esta uma boa combinação?

Sim, eu acho que seria uma boa combinacao, uma BTY Ekstaule + Sriver MAX, por exemplo. Ja que vc joga a base de drives e pretende utilizar madeira com materiais sinteticos, a Ekstaule eh melhor do que outra madeira com Tamca 5000, que eu acho muito dura. Alias a Ekstaule tem uma velocidade muito grande. So p/ exemplificar, eu conheco um sujeito que joga com Ekstaule + Tackiness Drive, que eh bem mais lenta do que a Sriver. Mas quando ele abre o braco p/ dar o drive pode escolher um lado p/ tentar defender, porque a bola vem muito veloz mesmo.

Valeu Nakata pela resposta. Agora que tiramos essas dúvidas, eu gostaria que vc me respondesse sobres as diferenças entre os tipos de fibra de carbono encontradas em algumas raquetes, quais suas caracteristicas quanto a velocidade, controle. Tenho essas dúvidas desde que vi isso em um catálogo BTY em japones. Me interesso por essas questões técnicas e teóricas do esporte.

Bem, ja que vc citou a Butterfly, vou dizer +ou- o que eu conheco sobre as raquetes com estes materiais. Arylate eh o nome dado pela BTY p/ fibra de Vectran, se nao me engano. Esse material tem caracteristicas de amortecimento, ou seja, te garante uma sensibilidade muito boa quando se faz o contato com a bola. Em contrapartida, nao oferece uma velocidade muito grande. Tamca 5000 eh um tipo de fibra de carbono mesmo e tem uma resistencia muito grande. As raquetes com este material geralmente sao bem duras e oferecem muita velocidade, e consequentemente, a sensibilidade diminui. Arylate-Carbon eh um misto dos dois materiais que, teoricamente, oferece tanto a velocidade da Tamca 5000 e a sensibilidade do Arylate.
Eh interessante tambem citar outros materiais que os fabricantes estao utilizando nas raquetes, como fibra de vidro, aluminio, titanio, etc. Se por um lado visam uma melhoria tecnologica p/ o esporte, por outro buscam, evidentemente, ganhar mercado, com precos cada vez mais elevados em se tratando de tenis de mesa.

A MELHOR COMBINAÇAO DE MATERIAIS PARA UM JOGADOR CLASSIKO EH UMA PRIMORAC CARBON (bty) COM 2 RAPID SOFT …(THIBAR)
COM ALGUMAS PASSADAS DE SOLVENTE E COLA FIKA UM TESAO NA BOA…MELHOR COMBINACAO Q EU JA VI ANTESS…

Gostaria de fazer uma pequena colocacao. Na minha opiniao nao existe um material melhor ou pior. O que eh o melhor p/ alguns pode ser absolutamente inutil p/ um jogador de outro estilo. Ex: minha borracha DHS Hurricane 3. Nunca vi uma borracha com tantas qualidades e nao pretendo usar outra coisa no forehand enquanto o esporte for tenis de mesa, mas a maioria das pessoas considera as borrachas DHS uma porcaria, sem velocidade, etc.

concordo em genero numero e grau c/ o nakata…por exemplo, a raqt q o sachi citou eh bom p/ kem gosta de barulho e drives balanceados dos 2 lados…mas p/ um jogador q depende quase q exclusivamente do forehand e num tem back essa raqt seria ruim, pq os forehands para frente iriam todos cairem na rede pq essa soft cai mto no drive p/ frente…

eu acho q uma raqt q se adaptaria a todos os classicos ofensivos seria uma Iolite + Bryce + Cermet…ela eh gostosa, barulhenta, sente a bola, pula, naum cai e eh firme…infelizmente querer naum eh poder em termos de $…e sonhar naum custa nada…

Essa combi que o Kurombo descreveu ficaria em torno de 170 dolares aqui no Japao. 8O Isso considerando os descontos dados nas lojas.

Ou seja, mais de 480 reais!

Abraços,

Mazinho

entaum, a pergunta q foi questionada era:qual uma otima combinacao neh. num dizia se as pessoas poderiam comprar ou naum neh…hehehe

Foi so por curiosidade Kurombo… Como seria bom ter patrocinio, nao?

aham…mas se eu tivesse trabalhado um poko mais duro e se tivesse mais sorte eu teria um…

Saindo um pouco do topico, acho que vc, o Tsuboi, o Diogo e outros jogavam todos no mesmo nivel, foi uma questao de sorte realmente.

ah sim…ateh alguns meses atras a gente estava no msm patamar