Timo Boll vs. Top Chineses

Caros Colegas,

   Na minha opinião, o Timo Boll é o jogador da atualidade que vem se aprimorando mais e os resultados tem aparecido visivelmente, vide os 3 Pro-Tour ganhos por ele no fim do ano passado e a sua subida no ranking mundial. A "pedra no sapato" dele são os tops chineses: Wang Liqin, Ma Lin e Wang Hao. Por que será que ele NUNCA se dá bem contra eles? É impressionante o retrospecto dele contra os chineses. É muito baixo!!! Por que será que isso acontece? O que ele deveria fazer para começar a ganhar dos chineses?
   Gostaria da opinião de vocês, em especial do Mitidiere, por estar na Alemanha e conhecer os métodos de treinamento de lá e ao grande MESTRE NAKATA, por estar no Japão e conhecer a realidade de lá.

Não só o Timo Boll mas todos os outros jogadores tem dificuldade pra bater esse trio, eu acredito que além da técnica de treinamento chinês (que deve ser a melhor) o lado psicológico desses jogadores são muito bem trabalhados e com certeza faz muita diferença em horas decisivas, outro fator que acredito ser decisivo (muitos podem descordar comigo) é a pressão que esses tops chineses sofrem, ou seja, vitória e mais vitórias acima de tudo, unindo a técnica/psicológico altíssimo e a mentalidade desde o início de cada jogo que o único resultado que interessa é a vitória eles partem contudo pra cima dela.

Essa é minha opinião galera, agora a realidade pode ser outra, quem estiver mais por dentro disso tudo e puder esclarecer melhor…

Eu acho que falta um pouco de amadurecimento no Timo Boll, quando ele erra fica evidente em seu rosto a decepção consigo mesmo, e os chineses dificilmente mostram o que estão sentindo durante o jogo, e quando eu falo amadurecimento não é no jogo pois ele tem muito, e sim em seu psicológico, Waldner passou por Ma Lin nas Olimpíadas e ele demonstrou total controle psicológico e olha que ele esta com 38 anos de idade, que já é bem acima do padrão normal para o esporte, mostrando que a experiência é tudo, Sansonov nos jogos também demonstra esse controle, se queixando pouco de seus próprios erros e buscando corrigi-los, e quando o jogador assimila essa confiança é meio caminho andado para as grandes viradas…
O que falta para ele ser um jogador completo é esse controle, e é isso que ele deveria buscar, pois ele bate um bolão na mesa.

[quote=“AldoSilva”:yuxq63ua]Eu acho que falta um pouco de amadurecimento no Timo Boll, quando ele erra fica evidente em seu rosto a decepção consigo mesmo, e os chineses dificilmente mostram o que estão sentindo durante o jogo, e quando eu falo amadurecimento não é no jogo pois ele tem muito, e sim em seu psicológico, Waldner passou por Ma Lin nas Olimpíadas e ele demonstrou total controle psicológico e olha que ele esta com 38 anos de idade, que já é bem acima do padrão normal para o esporte, mostrando que a experiência é tudo, Sansonov nos jogos também demonstra esse controle, se queixando pouco de seus próprios erros e buscando corrigi-los, e quando o jogador assimila essa confiança é meio caminho andado para as grandes viradas…
O que falta para ele ser um jogador completo é esse controle, e é isso que ele deveria buscar, pois ele bate um bolão na mesa.[/quote]

Os mesatenistas chineses nao tem sentimentos, sao frios e calculistas, e isso conta uma grande vantagem em cima do resto do mundo, um exemplo foi o “Copa do Mundo de 2004”, o modo como Wang Hao detonou Sansonov e Joo See Hyuk. Nao basta toda a experiencia de jogo de Timo Boll, ele precisa aprender a controlar o psicologico, se queixar menos e partir pro proximo ponto sem culpa. Afinal, “se o seu adversario faz sete pontos a sua frente, nao quer dizer que os proximos sete não serão seus”. :wink:


Raquete: Classica Friendship 729 off
Borrachas; Forhand: Friendship 729 40H
Backhand: Sriver EL

o verdadeiro perdedor não é aquele que perde o jogo mais sim o que considera que o jogo está perdido no meio de um set.

Olha o que aconteceu comigo quinta passada, em melhor de cinco sets eu ganhei o primeiro set, perdi o segundo, ganhei o terceiro, perdi o quarto ou seja 2 a 2 em sets, no quinto set 10 a 1 pro meu adversário, eu consegui encostar e fechei em 13 a 11.

Agora eu pergunto:

Mérito meu ? ou desmérito do meu adversário ?

e ai o que vocês me falam?

Se não me falha a memória, a dupla Gatien/Chila deixou escapar um game que liderava por 10x1 contra uma dupla da china taipei numa final de pro tour!

Para ter embasamento na defesa desse atleta que eu admiro enormemente (meu jogador europeu favorito), vou usar o banco de dados da ITTF. Contrariando grandemente a mera opinião do amigo Bedininho, Timo Boll não tem muito problema em enfrentar este trio, não.

Dos 4 confrontos de que tenho registro entre ele e Wang Liqin, ele foi vitorioso em 3 deles, incluindo o mais recente : Japan Open 2003, cujo campeão foi o próprio Boll. Enquanto a vitória de Liqin se deu em 2001, no Swedish Open.

Na verdade, ele tem problema com esta dupla aqui: Ma Lin e Wang Hao.

Apenas um jogo contra o Wang Hao, no Croatian Open 2003, perdendo por 2x4.

Agora, os números do Ma Lin contra o Boll é que são escandalosos:

6 confrontos, 6 derrotas, 1 delas por knock-out (4x0), 3 delas por 4x1, 1 por 4x2 e apenas uma com algum resultado menos embaraçoso: 4x3.

Tour Player 1 Player 2 Date Event Time Rnd Result Winner
Pro Tour Grand Finals 2004 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 12/12/2004 MS 4:30:00 PM 4 3 - 4 MA Lin (CHN)

Men’s and Women’s World Cup 2004 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 10/30/2004 MS 9:00:00 PM 8 1 - 4 MA Lin (CHN)

Men’s World Cup 2003 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 10/11/2003 MS 3:00:00 PM 8 2 - 4 MA Lin (CHN)

Danish Open 2002 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 11/24/2002 MS 3:30:00 PM 2 0 - 4 MA Lin (CHN)

Polish Open 2002 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 11/17/2002 MS 11:00:00 AM 4 1 - 4 MA Lin (CHN)

Qatar Open 2002 BOLL Timo (GER) MA Lin (CHN) 3/7/2002 MS 7:30:00 PM 8 1 - 4 MA Lin (CHN)

© Copyright 2002 - International Table Tennis Federation (ITTF)

Assim sendo, não poderei afirmar nada muito concreto, uma vez que não assisti a sequer uma partida entre qualquer deles. Mas sei que pra ganhar do Wang Liqin ele joga muito!

Fala Kay. Concordo com o MIT, vc tá muito feio nessa foto. :lol:
Sobre o Timo “freguês do Ma” Boll vc citou um 4x0 como knockout, mas na Copa do Mundo de 2004 pode-se considerar outro knockout, apesar de ter sido 4x1 p/ o Ma. O que ele fez com o alemão no último set é maldade… Um 11x0 humilhante, com o Ma Lin fazendo de tudo p/ dar um pontinho quando estava no 10x0. Sacou de qualquer jeito mas a bola ainda pegou a casquinha! O Boll apenas sorriu (p/ não chorar) e foi cumprimentar o chinês. Interessante ver a cara de espanto, não só do Boll, mas de todos os tops que estavam sentados assistindo ao jogo, com as jogadas do Ma Lin.

Amigos,

Quem nao viu esse jogo deveria arranjar dinheiro pra comprar um CD ou DVD, ou instalar Banda Larga em casa pra baixar, alias nessa Copa do Mundo de 2004, soh teve jogao! E o melhor em quase 100% dos jogos tinha alguem com empunhadura caneta, qdo nao era, Ryu Seung Min, era, Wang Hao, ou Ma Lin, ou Chiang Peng Lung! :stuck_out_tongue: E sem esquecer, q soh tinha classista de alto nivel, Wang Liqin, Samsonov, Schlager, Chuan Chih-Yuan, Kreanga, e o proprio Boll, apesar desse resultado contra o Ma Lin… Tb sao quase 5GB soh de jogos!!! 8O

Eu vi, gracas a um parente meu q mora bem longe de mim, e me mandou esse jogo gravado! 11-0!!! C/ eh q pode uma coisa dessas? Parece mentira! :stuck_out_tongue: O ultimo saque eh q foi mesmo, o Ma Lin realmente pareceu sacar com o proposito de errar, bem em cima do Boll e ai a bola bata na ‘casquinha’… + depois de estar perdendo de 10 x 0, parecia q o Boll jah estava desnorteado! :slight_smile:

Um abraco a todos,