“THIAGO É CAMPEÃO DO RATING A MASC. COM BELA VIRADA”
Notícia publicada no site da CBTM: http://www.cbtm.org.br em 27/11/05 - 19:28
[b]"Após 5 dias, centenas de jogos e mais de 350 atletas competindo, em Florianópolis, Santa Catarina, o Campeonato Brasileiro teve um desfecho de ouro. A final na categoria Individual - Rating A Masculino foi emocionante e tecnicamente impecável. Thiago Monteiro conquistou o título após vitória espetacular sobre Hugo Hoyama, que chegou a abrir três sets de vantagem. O placar foi 4 X 3 para o jogador do time francês Bayard Argentan.
A torcida esteve presente: pelo menos 200 pessoas assistiam às jogadas de alto nível dos dois melhores atletas do Tênis de Mesa nacional. Apesar de a partida ter sido equilibrada, Hoyama começou o jogo de forma arrasadora.
No primeiro set, acertou belas bolas violentas como a do quinto ponto. Mesmo transparecendo nervosismo em alguns momentos - ele errou dois saques seguidos no final -, o mesatenista do Suzano-SP não teve problemas para fechar o set em 11-9.
Na segunda etapa, o panorama não mudou muito: Hugo Hoyama venceu Thiago por 11-8. Os dois trocavam bolas rápidas, levantando a torcida como no sexto ponto de Hoyama e no oitavo do atleta cearense. Hoyama fechou o terceiro set em 11-9 com bela raquetada em diagonal.
O jogo parecia decidido. Começou, então, a reação de Thiago. Ele venceu o quarto set por 11-9 com uma violenta virada de bola. Hugo parecia nervoso. “É duro perder de virada porque, no começo, joguei muito bem. Minha chance foi até o quarto set. Errei depois. Não podia perder as chances, e o Thiago aproveitou a chance dele”, desabafou Hugo.
No quinto set, Thiago Monteiro abriu cinco pontos de vantagem sobre Hugo, que já perdera o controle do jogo - ele chegou a furar uma bola fácil e errou três recepções. Perdeu por 11 X 4. O set seguinte foi parecido. Mesmo com um belo ponto, o mesatenista paulista parecia menos concentrado do que o adversário. Ao tentar fazer golpe de vista, permitiu que Thiago fizesse mais um ponto. Resultado parcial: 11-6 e o empate que parecia impossível para o atleta brasileiro mais bem colocado no Ranking Mundial (ele é o 109.).
Hugo Hoyama melhorou no set final, chegando a pontuar após trocar 5 bolas rápidas com Thiago. Este, porém, manteve o sangue frio e fechou o set em 11-9, virando o placar de forma inacreditável. Hoyama, revoltado, jogou a raquete no chão. Parecia maldizer a virada improvável. “O problema não é perder do Thiago. O problema foi a virada”, sentenciou.
O campeão, humilde, foi só elogios ao amigo: “É um prazer jogar contra ele, que já foi campeão por essa categoria várias vezes. É uma honra vencer dele, não sei de onde tirei forças”, disse.
Thiago Monteiro admitiu que teve de mudar seu estilo de jogo para poder vencer. “Não encontrava solução no saque. Tentei, então, jogar em um ritmo mais cadenciado. Aí a vantagem passou para mim”, explicou.
Ele também falou de seus planos para 2006 e aproveitou para mandar um recado aos novos atletas. “Agora é treinar com o Hugo para o PanAmericano. Eu o respeito muito. Entrei na Seleção assim. Eu tenho a humildade de perguntar, tirar dúvidas com ele. As novas gerações têm que saber disso. Muita gente questiona sua idade, mas o nível de jogo dele é excelente. Temos que nos unir”, filosofou.
O jogo foi realizado, hoje à tarde, no Complexo Esportivo Rozendo Lima.
Bernardo Monteiro"[/b]