Teste de borrachas ( Pino Baixo )

Comparativo entre os principais Pinos Baixos :

Yasaka Xtend PO Mais “barulhenta”
Joola Tango
Butterfly Raystorm
Nittaku Moristo SP Mais veloz de todas
Juic Tune-Up Entorta mais
Andro Logo Mais spin
Mizuno Booster Segunda mais veloz
TSP Tyranno

Todos com cola à base de água.

Foto abaixo : Moristo SP (Nittaku) e X-Tend PO (Yasaka)

Tyranno da TSP e Tango Ultra ( Joola ) e Pistol (Dr Neubauer)

aaah, seil lah.
Só de tensar em X-tend vem na cabeça FOGUETE mais o Moristo é rapido tbm.

Aiaiaiaiaiai estou confuso :roll: :?: :x

teve uma pesquisa doida lah e parece q as mais rapidas sao sao a moristo e a da mizuno…

Mizuno Booster

Interessante a informação. Isto foi conseguido por teste seu ou extraiu a informação de algum lugar? Caso seja este o caso procure citar a fonte, dá credibilidade e ainda gratifica o autor dos testes. Se for seu aproveite e conte mais sobre os pinos.

:smiley:

Com base nas fotos mostradas, percebe-se que todos os pinos com excessão do Mizuno, possuem o alinhamento dos pinos na vertical. No pino da Mizuno, o alinhamento é horizontal.
Os pinos com alinhamento vertical tendem a ser mais rápidos. Enquanto os com alinhamento horizontal dão mais efeito.

Outra análise é quanto ao formato dos pinos. Quando o pino tem a mesma cincunferência da base até o topo, geralmente ele não é flexível. Já quando a base do pino é maior que o topo, o pino tem o topo mais flexível.
Isso influencia no efeito deceptivo do pino, ou seja, pinos flexíveis dificultam mais o adversário.
E os pinos com o diâmetro da circunferência maior, tem mais efeito.

A 3ª análise é referente às hachuras no topo dos pinos, geralmente todos os pinos tem hachuras convexas (pra dentro), pois são essas hachuras que permitem que o pino “segure” a bola.

Doc_SP, põe ai o Challenger tb.

valeu pela aula Jadson.

[quote=“jadsonalmeida”:15gp1t5n]Com base nas fotos mostradas, percebe-se que todos os pinos com excessão do Mizuno, possuem o alinhamento dos pinos na vertical. No pino da Mizuno, o alinhamento é horizontal.
Os pinos com alinhamento vertical tendem a ser mais rápidos. Enquanto os com alinhamento horizontal dão mais efeito.[/quote]
Oi Jadson é o contrário :

Os pinos com alinhamento na vertical que vc cita, quando colocados na raquete e usados no forehand por exemplo, ficam na horizontal, assim sendo eles sao melhores p/ drive ( ver Sriver L por exemplo )

Já os com alinhamento na horizontal que quando usados no forehand, ficam na vertical , facilitando o smash ( ver Sriver - S por exemplo).

O seu conceito está correto, mas acho que vc apenas se confundiu na hora de explicar.
Abraços

PS : Sobre a Challenger, ainda nao tenho p/ colocar, mas tenho de outros como da Joola, Raystorm e Pistol que vou colocar depois.

Doc_SP, vc citou borrachas lisas.
Nos pinos funciona como citei. Por exemplo: o pino Super Spinpips usa o alinhamento horizontal e dá muito efeito. Já o Spectol, o Tyranno, usam pinos alinhados na vertical e são mais rápidos.
É claro que tem outros fatores que influenciam na velocidade e no efeito final da borracha. Mas referente ao alinhamento dos pinos em borrachas com pino externo, geralmente funciona como citei.

Gostei muito deste tópico, principalmente porque me ajudou sobre a minha composição de uma nova raquete.
É muito importante termos exppicações deste nível, faz-no conhecer mais sobre materiais.
Poderiamos expandir, no mesmo estilo ,para outras borrachas e raquetes.

O Jadson, engano seu.
Tanto faz ser lisa ou pino, pq o que importa é a inflexão/flexão do pino.
Imagine o seguinte :
Um pino qq com alinhamento vertical, qdo vc coloca na posiçao de forehand ele tem alinhamento na horizontal, correto ?
Então favorece o SPIN, pois os pinos estao alinhados como se fossem linhas em sequencia “empurrando a bola para cima” e aqui entra o que eu disse : tanto faz ser lisa (pimps in) ou pinos (pimps out), pq o que importa realmente é o alinhamento dos pinos, sejam internos ou externos.
Sobre ter mais velocidade ou nao, conforme vc citou corretamente, depende de outros fatores, e como já disse em outra ocasião, quem mais influencia a velocidade é a esponja da borracha.
Justamente por isso, os fabricantes “mesclam” esponjas macias com posicionamento do alinhamento dos pinos.
Repare nos antigos pinos chineses que eram anteriores à época da cola, todos sao chamados de YOKO-ME, ou seja alinhamento na horizontal e quando posicionados no forehand por exemplo ficam na vertical.
Pinos chineses anteriores à cola, eram praticamente 100% YOKO-ME, já os japoneses preferem TATE-ME. para poder ter mais efeito.
Se ainda tiver dúvidas, existem outras observaçoes que vc pode fazer, inclusive na própria construçao de raquetes… .
Imagine uma raquete caneta quadrada (nao folha única) de 5 chapas por exemplo.
As chapas que sao mais “rápidas” sao as curtas, ou seja as que ficam (qdo posicionadas no forehand) na vertical, repare que as externas na maioria esmagadora das vezes, sao na horizontal.

A borracha lisa nada mais é do que a borracha de pino “colada ao contrário” , correto ?

Doc_SP, os pinos não são borrachas lisas coladas ao contrário. Isso não é correto. Sabemos que a fabricação é específica.

Eu entendi sua explicação sobre o alinhamento dos pinos. Porém diferente das borrachas lisas, onde o alinhamento interno vertical (que fica na posição horizontal durante os golpes) permite que a bola seja “empurrada” (em combinação com uma esponja e topsheet adequada) proporcionando mais efeito. Nos pinos isso é diferente.

Vejamos o porque:
O alinhamento horizontal nos pinos (que fica na vertical no momento dos golpes), permite um “throw angle” menor e assim em combinação com o diâmetro maior de cincurferência dos pinos e uma esponja mais macia, permite que a borracha dê mais efeito. Ex: Super Spinpips, Joola Tango Ultra.

Já o alinhamento vertical nos pinos (que ficam na horizontal no momento dos golpes) “empurra” mais a bola, criando um “throw angle” muito grande e dando maior velocidade a bola, Já que os pinos não possuem a aderência de uma borracha lisa, que criaria o giro com esse tipo de alinhamento. Ex: Spectol, Hammond FA.

Eu uso pinos curtos a muito tempo, por isso estou falando isso, por experiência própria. Sei que não sou dono da verdade e são tantos conceitos que isso pode variar muitos, dentro das características dos pinos.

Entendo também que essa discursão é interessante pois todos aprendemos quando trocamos conhecimento.

Obs: Note que os pinos alinhados horizontalmente dão mais efeito (Super Spinpips e Joola Tango Ultra, etc), Já os alinhados verticalmente são mais rápidos (Spectol, Hammon FA, etc). Mas isso pode variar dependendo de outros fatores.

Desculpe-me Jadson.
Mas é pura questao de física.
vc nao pode compara2 pinos cuja construçao (material, esponja etc, sejam diferentes)
Assim sendo, conforme citei o melhor exemplo mesmo é o da Sriver, pois sao exatamente iguais, mudando apenas o alinhamento dos pinos.
O que eu quis dizer sobre o Pino externo ser como o pino interno é apenas para exemplificar que as açoes ou forças físicas, agem de maneira igual em ambos os tipos.
Por isso justamente, é que nao importa se é lisa ou nao, as leis da físicas sao as mesmas.
É só pensar :

Num alinhamento horizontal, se os pinos fossem grudados apenas nos alinhamentos, qual daria mais efeito ?
Vc está usando exemplos específicos de borrachas completamente diferentes.
Assim sendo, vc usou observaçoes (interessantes e válidas), mas nao sao padrao, pq sao modelos diferentes.
Vc nao pode comparar um Booster da Mizuno com um Spectol por exemplo.
Quer um teste empírico fácil ?
Pegue uma borracha velha lisa, vire ao contrário e cole-a das duas maneiras diferentes (assim o alinhamento muda) e vai ver o resultado.
Sobre o Thrue Angle que vc cita, nao serve como exemplo, pois usa modelos completamente diferentes.
O Pino da Nittaku, chamado de Express, por exemplo, gruda a bolinha, assim sendo diferenciar o alinhamento pelo fato de ser lisa ou nao, nao serve.O funcionamento do alinhamento é o mesmo, sendo lisa ou pino.
E pq ? pq tanto o pino como a lisa, sofrem o mesmo esforço físico na flexão/inflexão dos mesmos
OBS : Eu acho ótimo este tipo de discussão, pessoa inteligentes, com argumentos plausíveis, vamos em frente.

e estes outros :

analise e depois comente…

Do_SP, eu entendi toda sua explicação e não estou discutindo física não, pois suas argumentações estão corretas quando ao impulso devido ao alinhamento dos pinos.

O que eu quero explicar é que a maioria dos pinos que dão mais efeito usam o alinhamento horizontal (Super Spinpips, Joola Tango Ultra, Stiga Royal, Clippa, etc) e os mais rápidos usam alinhamento vertical (Spectol, Hammond FA, Rainstorm, etc). E isso é fato.

Eu tb entendi a sua explicaçao :
Vc se baseia (corretamente alias) na observação, e nao estou questionando a sua observaçao.
Mas, veja :
O pino Moristo SP é o mais veloz de todos (claro que é pq é super tensionado), e o Booster da Mizuno o segundo mais veloz, e sao diferentes.
Mas o Moristo ainda tem a “vantagem” de poder dar drives com ele, e da Mizuno, é um pouco mais difícil, tai a diferença do alinhamento aparecendo.
Eu inclusive fiz um teste “meio bizarro”.
Peguei o Moristo e colei invertido (alinhamento), sabe o que aconteceu ?
Ficou mais rápido, parecia mais duro, mas ai para dar drives, ficou quase impossível.
Vc mesmo poderia fazer o mesmo com o seu pino.
Experimente se puder e publique aqui os resultados.
Abraços.

Doc_SP,
Vou ver se tenho um pino que não esteja novo para que eu possa “colar de lado” a fim de que mude seu alinhamento e faça o teste.

Mas permita-me ser irônico: A maioria dos pinos fabricados usam o alinhamento horizontal para efeito e vertical para velocidade (é claro que há excessões). Se o teste proposto funcionar, bem que a gente podia montar nossa fábrica e ficar rico, né? :lol: 8) :lol: (desculpe a brincadeira, mas não resisti). Deve haver algum motivo para que os fabricantes usem tal alinhamento nos pinos diferente das lisas. :roll: :wink: