Terremoto no Japão

Acabei de ver as notícias sobre o devastador terremoto no Japão. Espero que todos os nossos amigos de lá estejam bem.

Ficarei muito feliz se puderem se manifestar dizendo que estão bem.

Abraços,

Mazinho

Realmente !

Mandei um email para o Nakata para saber, se está tudo bem com ele, mas ainda nao obtive resposta.
Tomara que esteja tudo bem.

Bom, acredito que por e-mail seja meio dificil obter contato.

Mas espero que esteja tudo bem.

Hoje era 1h da manhã quando saí da internet, o Nakata estava on-line, mas o terremoto ocorreu as 3h.

Segundo que ele me flw ontem, ele iria mudar hj de cidade, por causa do novo emprego, mas nao lembro de cabeça qual era a cidade atual e para qual ele iria agora. Tanto q ele flw q talvez ficasse 01 mes sem internet por causa da mudança.

Tb enviei e-mail pra ele, espero q ele esteja bem e só esteja sem comunicação mesmo.

Queira Deus q sim.

O que eu posso dizer é o que se lê Nas notícias por aí,a região mais afetada foi a norte ,o epicentro foi na região de Miyagi,mas foi sentido em quase todo o Japão,ainda bem q por aqui foi fraco,mas longo,primeira vez em 14 anos de Japão que presenciei algo assim.As fatalidades foram poucas considerando a magnitude do terremoto.As áreas mais afetadas em estragos ficam na área costeira pelo fato dos tsunamis…no mais é isso. Quanto ao nosso amigo Nakata,pelo q sei estava morando perto de Tóquio ,que não foi tão afetada assim,espero que ele esteja bem!

Além do Nakata, alguns brasileiros foram treinar no Japão não foram?

Jornalista,

O Nakata e o Celojp [post acima do teu] moram e trabalham no Japao, do jeito q vc falou parece q ele foi apenas treinar lá. :stuck_out_tongue:
Provavelmente, deve ter ido algum brasileiro treinar lá nesses intercambios q tem, vamos ver se alguem fala algo sobre isso.

Eu me refiro a alguns brasileiros da seleção que vi na foto postada na matéria da CBTM.

No twitter o Salatiel falou que o Fernandinho Shiguetomi de Marília está no Japão junto com a família e todo mundo está bem.

Felizmente todos os meus amigos e parentes moravam perto de Tóquio e estão todos bem.

Ola amigos, estou bem sim e teclando de um iPad numa loja de telephones, ja que cortei minna conexao e estou sem agua e ate ha pouch tempo atras fbm sem luz. Agradeco pela preocupacao de todos, mas so Devo voltar daqui a um mes pois estou de Miranda. Antacid a todos.

Ainda bem ! ::aplausos::

Ótimo que vc está bem. Mas nosso coração está apertado diante de tanta tragédia aí no Japão! Torcemos que essa nação passe por mais essa!

Que bom receber notícias suas Nakata!
Abraço e força!!!

Caro Jornalista,

Se você está se referindo ao grupo formado pelo Jeff Yamada, Gustavo Messias (Guga), Karina Hayama e demais. Pela programação, eles devem estar na China, onde ficarão por aprox. 40 dias e então seguirão para o Japão.

Olá pessoal, estou voltando a frequentar a internet após quase 1 mês de inatividade devido a vários fatores, entre eles o terrível terremoto de 9.0 graus na escala Richter que aconteceu no nordeste do Japão.
E é justamente sobre este acontecimento que vou comentar, pois até mesmo dentro do Japão muita gente me pergunta sobre o que aconteceu pois eu morava perto do local atingido.
Para começar eu acredito que tenha tido muita sorte, evidentemente, pois não me machuquei e nem tive nenhuma perda material. A minha jornada começou no início de março, quando as condições de trabalho na minha antiga fábrica pioraram muito, com queda de produção e demissão em massa. Eu não estava na lista de degola, mas fui forçado a trabalhar dia sim, dia não e quando trabalhava eram apenas 6h diárias. Ou seja, não me demitiram mas me forçaram a pedir demissão, o que dá praticamente no mesmo. Sendo assim, fiz entrevistas em outras cidades e consegui um novo emprego na região central do Japão, bem longe do acontecimento. Eu tinha mudança marcada para o dia 12 de março, mas o terremoto veio no dia 11 e tive que mudar meus planos. Aconteceu as 14:46h e eu já não estava trabalhando, estava dentro do apartamento arrumando as malas para a mudança no dia seguinte. Nos 3 dias anteriores vários tremores pequenos eram anunciados na TV, exatamente na mesma região.
Por sorte novamente eu morava no térreo e pude sair rapidamente do apartamento, pois nos primeiros 5 segundos de tremor percebi que aquele não era um simples tremor igual aos dos dias anteriores, era algo bem mais intenso que foi aumentando a cada segundo. Eu e minha esposa corremos para o meio do estacionamento do prédio que pareceu o lugar mais seguro naquele instante. Foi o terremoto mais longo que já presenciei e logicamente o mais intenso. Fiquei sabendo mais tarde que foi o 4º terremoto mais forte na história. A sensação é de total incapacidade, pois mal se consegue ficar em pé e muito menos se locomover. Além de olhar sem parar para meu prédio, com medo que desabasse, tive tempo ainda de olhar para outras casas vizinhas e para os postes da rua, que foi o que mais me impressionou. Os postes tremiam como bandeiras balaçando num Fla-Flu, só que sem as bandeiras. Pareciam feitos de brinquedo. O barulho também é terrível, mesmo já tendo passado por outros terremotos, me assustei com aquela barulheira que parecia vir do inferno.
Passado o tremor, que deve ter durado uns 40 segundos mais ou menos, ficamos um bom tempo lá fora. Após não ter sentido nenhum outro tremor, além de estar quase congelando, entrei rapidamente no apartamento e vi a bagunça que ficou lá dentro. O modem da internet estava jogado bem longe de onde eu o deixava, a cama numa posição totalmente diferente e várias coisas estavam caídas no chão. Já não havia luz nem gás. Eu apenas peguei um casaco e saí novamente. Resolvemos dar uma volta na cidade para ver a gravidade das coisas. Felizmente não vi nenhum imóvel que tenha vindo abaixo e muito menos nenhuma pessoa ferida. Mas alguns muros feitos com blocos de concreto cairam por inteiro e quase todas as casas tinham telhas a menos. Creio que aquela cidade, por ser relativamente nova e ter imóveis modernos, não foi tão destruída quanto outras na região. Eu tenho um cunhado que morava na cidade vizinha 15 Km ao norte e algumas casas foram interditadas por lá. Inclusive o prédio onde ele morava também foi condenado e ele teve que ir para um abrigo da prefeitura.
O que se passa após um terremoto desse tipo é quase tão prejudicial quanto o próprio terremoto. Isso eu pude sentir na pele. A luz só voltou após 36 horas, a água eu nem fiquei sabendo se voltou e a única coisa que se manteve quase normal foi o gás, que voltou rapidamente. As comunicações foram possíveis nos primeiros minutos depois do terremoto, pois depois disso as linhas ficaram completamente congestionadas e era impossível completar uma ligação. As vias de acesso em direção a Tokyo foram todas bloqueadas e os trens também pararam.
Para piorar a situação, tínhamos pouca comida pois estávamos de mudança e o plano era comprar na nova cidade. No dia seguinte, após ter dormido muito mal, pois os tremores continuaram por toda a noite, encontramos tudo fechado. Supermercados, lojas de conveniência, hospitais, nada funcionava, logicamente por causa da falta de luz. Por muita sorte, encontramos um armazém meio caseiro de um senhor que permitiu nos vender algo, mas encontramos apenas macarrão instantâneo e algumas garrafas de 500ml de água, que foram as últimas disponíveis. E também conseguimos telefonar para o Brasil para acalmar os nervos dos parentes, pois sem notícias desde o dia anterior, nem conseguiam dormir. E este foi o primeiro dia após o “jishin” (terremoto). De madrugada a luz voltou e só então pudemos ver o noticiário e as imagens impressionantes do tsunami invadindo as províncias de Miyagi e Fukushima. Talvez por isso os parentes no Brasil estavam tão alarmados, pois nossa antiga cidade fica a apenas 100 Km da divisa com Fukushima, mas até onde aconteceu o Tsunami a distância é bem maior.
No dia seguinte foi providenciada a distribuição de água através de caminhões-pipa na escola estadual e eu logicamente fui buscar um pouco. Foi uma cena surreal que até filmei: japoneses pegando água em baldes e galões, tal como acontece em países paupérrimos, mas levando embora em seus Toyotas Prius e Nissans Muranos.
Só conseguimos nos mudar no dia 15 por uma rota alternativa através das montanhas de Nagano, pois Tokyo continuava bloqueada. Levamos cerca de 11 horas para percorrer 500Km e durante o percurso vimos longas filas de carros nos postos de gasolina, pois era permitido de 10 a 15 litros de gasolina por veículo. Como o caminhão em que estávamos era a diesel não tivemos problemas.
Na nova cidade a primeira coisa a fazer foi tomar um banho de verdade pois banho de caneca com água fervida não é exatamente a minha idéia de higiene pessoal. Eu fico imaginando como deve estar sendo ruim para os colegas que continuam morando naquela cidade. Com os supermercados limitando seus produtos, a água encanada que ainda não tinha voltado e agora com a ameaça de contaminação por radioatividade por causa da usina nuclear, a vida realmente não deve estar fácil por lá. Mais do que nunca eu acredito no ditado “Há males que vem para bem”, pois se o serviço não tivesse diminuído talvez eu ainda estivesse morando por lá. A economia do Japão praticamente foi paralisada em 50%, pois várias grandes fábricas pararam suas atividades e com isso todas as suas terceirizadas também. O resultado é que agora está bem difícil arranjar um novo emprego. E nem que eu queira abandonar o barco agora isso não seria possível, pois muitos brasileiros foram tomados pelo pânico e lotaram os vôos para o Brasil, sendo que só há reservas disponíveis para o início de maio, segundo uma agência de viagens.
Basicamente é isso, espero que tenham tido uma noção do que é passar por um terremoto. Espero também que eu não seja obrigado a retornar ao Brasil nas próximas semanas. Abs a todos.

[quote=“Nakata”:2w5ejjye]Olá pessoal, estou voltando a frequentar a internet após quase 1 mês de inatividade devido a vários fatores, entre eles o terrível terremoto de 9.0 graus na escala Richter que aconteceu no nordeste do Japão.
E é justamente sobre este acontecimento que vou comentar, pois até mesmo dentro do Japão muita gente me pergunta sobre o que aconteceu pois eu morava perto do local atingido.
Abs a todos.[/quote]
.
Apesar de tudo de ruim q aconteceu no Japao, o mais importante é q está tudo bem contigo, pelo menos fisicamente. Já q financeiramente, nao deve estar bem, mas sua saude é mais importante. :slight_smile:
.
Qdo vc descreveu o terremoto, eu pensei q vc fosse dizer q tinham sido “tantos minutos”, ai vc diz q foram uns 40 segundos !?!? 8O
Devem ter sido os 40 segundos mais longos q vc já passou! :frowning:
.
Ainda bem q vc nao estava perto de Fukushima, pois com o Tsunami, o terremoto deve ter sido o “de menos”, pois o Tsunami foi algo impressionante pelas imagens.