Simples, mas eficaz, o Programa de Tênis de Mesa nas Escolas (PTME), permite a inclusão do TM para jovens em Escolas Primárias e Secundárias (particular, municipal e estadual), através de um reconhecido processo de entretenimento, atividade física e lições multidisciplinares inovadoras.
Após ler o Manual “Tops Table Tennis: Tênis de Mesa en Programas Escolares”, iniciamos na cidade de Santo Amaro-BA – juntamente com o apoio da AABB do município, e inicialmente com duas escolas (municipal e estadual) – o processo de inclusão do TM, a fim de aumentar a prática do esporte no município em questão.
A diretoria da AABB Santo Amaro, cedeu duas mesas de TM, que ficarão armadas no auditório das escolas (durante 2 meses), disponíveis de 2ª à 6ª feira, com horários pré-definidos pela disciplina de Educação Física, contando também com instrutores voluntários, afim de passar as técnicas básicas.
Em menos de 1 mês, dá-se para notar o aumento de praticantes do referido esporte na AABB (que abriu as portas do salão de jogos de domingo a domingo), e sem contar que no município, existem aproximadamente 20 instituições que passarão pelo processo. Se considerarmos um ganho de 2 atletas regulares, por instituição; ao final do Projeto, iremos conseguir um total de 40 novos mesatenistas.
Organizar uma associação não será fácil, mas tentaremos realizar este feito.
Forte Abraço,
Sampaio.