tênis de quadra...!!!!

Bom dia nobres colegas…!!!

uma dúvida…o tênis de quadra…ajuda ou prejudica o desempenho do atletas no TM…tem algum movimento que usado no tênis de quadra que poderá ser usado no TM…???

[]'s

Sem saber que era impossível…fomos lá e fizemos…!!!

Bombeiro

Em termos de biomecânica, os dois esportes se complementam; não que quem jogue um saberá jogar o outro. Por várias diferenças, a começar pelos movimentos. Quem joga TQ antes do TM se queixa do braço ficar “pesado”.

A grosso modo comparativo, é como quem toca violão e resolver tocar cavaquinho (ou vice-versa). Não vai saber quase nada, mas terá mais facilidade em dominar o novo instrumento que se não tocasse nada antes.

Conheço caso de criança do TM que iniciou bem no TQ (acima da média). Por conta do TM? Talvez, como saber?

Ao meu ver o TM pode ajudar no TQ na questão da precisão e do reflexo; já o TQ poderá dar mais vigor físico e noção de distância ao mesatenista quando este precisar jogar longe da mesa.

Eu acho que atrapalha…
Não cheguei a treinar os dois ao mesmo tempo, mas joguei muito tenis de quadra há uns sete anos atrás, quando ia brincar de TM perdia a noção da distância entre raquete e bolinha… pode parecer estranho, mas eu “furava” a toda hora…

Fugindo do tópico: sabe por que pagodeiro gosta de cavaquinho?
Porque dá pra tocar algemado, Huahuahuahua

Fugindo do tópico: sabe por que pagodeiro gosta de cavaquinho?
Porque dá pra tocar algemado, Huahuahuahua[/quote]

Ra Ra Ra, nossa essa foi tão engraçada afffffffffffffffffffffffffffffff, amigo ñ c eskeça q nem todo mundo aki gosta só d rock como a maioria, eu gosto de pagode e acho q isso q vc falo foi sem noção e acho q se fosse assim funkeiros e rockeiros ñ era pra ter nem um solto porque geralmente são os que mais consomem drogas, axo que nesse site as pessoas preservão muito o respeito pelos outros membros do site e nessa ocasião acho q vc ñ foi feliz.
affffffffffffffffffffffffffffffffffffff

Piadinha não foi feliz, e a crítica já foi feita…
Todos nós ficaremos mto gratos caso seja possível voltar ao comparativo TM & TQ ou TM x TQ que vai ser mais construtivo…

[]´s

Obrigado Mutley…hehehehehehe

Meu técnico dizia que ambos os esportes são complexos. O tênis de quadra é difícil de jogar (bem) devido ao preparo físico que exige. Não é igual ao TM onde um baixinho ou gordinho ou senhor de idade pode fazer frente a qualquer um.
Já o TM é complexo no sentido de não se jogar em 1 plano apenas como na quadra. Ele sempre dizia sobre bater na bola em diversos níveis diferentes: na ascendente, no topo, no pós-pico ou embaixo. E isso sem contar o fator giro, que é bem mais intenso que no tênis de quadra.
Na minha modesta opinião, a grosso modo TQ exige mais físico do que técnica. Já no TM eu diria o inverso.

Obrigado Nakata…

Minhas dúvidas sendo esclarecidas…

Respondendo a sua questão inicial, não acho que algum movimento do tênis de quadra possa auxiliar no TM, são mecânicas diferentes. No TM a maioria das batidas são raspadas enquanto na quadra a batida sempre é feita com a raquete contornando a bola.
O que pode ajudar é um bom condicionamento físico adquirido na quadra, pois ambos os esportes exigem explosão muscular.

Pois é…tentei efetuar alguns movimento…tipo batida de backhand…mas só vai na rede…acho que to tentando fazer mágica…

As batidas de fore vai que é uma blza…

Valeu…!!!

[quote=“Bombeiro”:2ch0jpfx]Pois é…tentei efetuar alguns movimento…tipo batida de backhand…mas só vai na rede…acho que to tentando fazer mágica…

As batidas de fore vai que é uma blza…
[/quote]
Como disse no começo, os movimentos são bem diferentes. Interessante no seu caso é que os backs nos dois esportes - pelo menos dos classistas - se assemelham mais que o fore. Talvez o mais parecido seja o chop de esquerda (não o tomado depois dos jogos pelos canhotos he he… digo o kato).

Na minha opinião, eu acho que você deveria ou jogar só tênis-de-mesa, ou só tênis de quadra… Eu já fiz isso e um amigo meu também, e você não consegue nem ir bem num esporte nem no outro…

pra dizer bem a verdade eu não tenho interesse nenhum em ir bem no TQ, to praticando simplesmente para condicionamento físico…meu interesse único e maior é o TM…

[]'s

Vou dar um exemplo que esta acontecendo comigo, estou iniciando os treinos em TM no piratininga. Sempre joguei TQ, e uma iniciativa importante no esporte é pegar a bola bem na frente e usar a mucheca o máximo, dobrar o pulso sempre no forhand. No TM, estou tendo dificuldades em pegar a bola ao lado do corpo, com a pulso rígido no forhand, vem me atrapalhando bastante. Mas no fundo, acho que ter praticado TQ mais ajuda doque atrapalha no TM, e vice versa.

abraços

interressante…!!! Muito Obrigado pela informação

Bombeiro

na minha opiniao os 2 esportes sao bem diferentes , mas eu tb concordo com o FabioAM jogar TM e depois ir pro TQ e mas facil do q se vc nao joga-se nada antes…Mas comparando os dois esportes eu acho que a mecanica é diferente , na epoca q eu estava mas treinado no Tm ( agora estou parado) eu fui tentar jogar TQ e na hora de dar o back eu quase quebrei a mao no tenis de mesa nós classistas utilizamos muito o movimento de pulso só q no tenis de quadra para efetuar o back o pulso tem q ser rigido.
Quanto ao preparo físico eu acho q nos 2 esportes tb é diferente, pra mim o jogador de tenis de quadra é igual ao maratonista, onde ocorre aquela explosao muscular para o jogador sair do lugar e depois vem um certo “relaxamento” por causa da corrida q ele efetua para ir atras da bola, e por isso ele precisa de muito mais preparo do q explosao muscular ja q as partidas de tenis costumam durar horas. Ja o jogador de tenis de mesa se parece mais com o corredor de 100 metros ou seja 100% explosao muscular pq o jogo é muito mais veloz, da pra vc perceber isso tb comparando o fisico dos atletas o do maratonista e parecido com o jogador de tenis de quadra ou seja jogadores bem leves magros e os jogadores de tenis de mesa sao parecidos com os corredores de 100 metros ou seja com a musculatura da perna bem hipertrofiada ( aumentada ) e desenvolvida…

se alguem achar q eu falei besteira por favor porta ai …

valeu !

Caro amigo, concordo com sua citação! estou cursando fisioterapia, e ultimamente, nas horas vagas, venho tentando associar um pouco de biomecânica do corpo humano no tênis de mesa. Ambos os esportes são de uma alta complexidade, porém, o TM (não puxando saco para nosso esporte!) possui maior complexidade que o TQ, pois é um esporte que depende mais de psicomotricidade, isto é, a grosso modo (o tempo que nós temos de pensar em fazer um movimento e realizar este movimento é bem menor que no TQ), no final de sua citação, cujo você faz a comparação do jogador de TM ser similar a um velocista de 100m e um jogador de TQ ser um maratonista, eu concordo 100%, o TM é um esporte de alta explosão muscular, nós jogadores, utilizamos quase que todos os grupamentos musculares no ato de jogar TM. No TQ também utilizam grande quantidade de grupamentos musculares, porém, com uma intensidade um pouco menor!
Concluindo, no meu ponto de vista o TQ só nos auxilia na questão de resistência muscular, fora isto, são esportes completamente diferentes. No caso, creio eu, que o TQ favorece mais um jogador de TM que vice-versa!

Um abraço. :wink:

[quote=“tio_chico”:2nbjrim2]
Quanto ao preparo físico eu acho q nos 2 esportes tb é diferente, pra mim o jogador de tenis de quadra é igual ao maratonista, onde ocorre aquela explosao muscular para o jogador sair do lugar e depois vem um certo “relaxamento” por causa da corrida q ele efetua para ir atras da bola, e por isso ele precisa de muito mais preparo do q explosao muscular ja q as partidas de tenis costumam durar horas. Ja o jogador de tenis de mesa se parece mais com o corredor de 100 metros ou seja 100% explosao muscular pq o jogo é muito mais veloz, da pra vc perceber isso tb comparando o fisico dos atletas o do maratonista e parecido com o jogador de tenis de quadra ou seja jogadores bem leves magros e os jogadores de tenis de mesa sao parecidos com os corredores de 100 metros ou seja com a musculatura da perna bem hipertrofiada ( aumentada ) e desenvolvida…

se alguem achar q eu falei besteira por favor porta ai …

valeu ![/quote]

olá,

creio q esta comparação ficaria mais certa de falasse em corredor de 100 m X 400m~800m. A grosso modo não acho q o TM seja tão desgastante quanto o tenis de quadra, pois um pique de 10 a 15 metros , vai e volta não é fácil. Nos campeonatos de TM a disputa de eliminatorias ocorre em sequencia de jogos, vc disputa vários jogos em 2 a 3 horas, significando q não chega ser tão desgastante.

deveria ter algum controle, cálculo da quantidade de calorias gastas em 01 hora de TM e 01 hora de TQ, acredito eu que o TM não seja tão desgastante quanto TQ, mas vale a pena…

[]'s