Caro amigo, concordo com sua citação! estou cursando fisioterapia, e ultimamente, nas horas vagas, venho tentando associar um pouco de biomecânica do corpo humano no tênis de mesa. Ambos os esportes são de uma alta complexidade, porém, o TM (não puxando saco para nosso esporte!) possui maior complexidade que o TQ, pois é um esporte que depende mais de psicomotricidade, isto é, a grosso modo (o tempo que nós temos de pensar em fazer um movimento e realizar este movimento é bem menor que no TQ), no final de sua citação, cujo você faz a comparação do jogador de TM ser similar a um velocista de 100m e um jogador de TQ ser um maratonista, eu concordo 100%, o TM é um esporte de alta explosão muscular, nós jogadores, utilizamos quase que todos os grupamentos musculares no ato de jogar TM. No TQ também utilizam grande quantidade de grupamentos musculares, porém, com uma intensidade um pouco menor!
Concluindo, no meu ponto de vista o TQ só nos auxilia na questão de resistência muscular, fora isto, são esportes completamente diferentes. No caso, creio eu, que o TQ favorece mais um jogador de TM que vice-versa!
Um abraço.