Tenis de Mesa - SAÚDE

TENIS DE MESA - SAÚDE

O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores.

Dentro dos principais objetivos da prática desportiva, destacamos a saúde no seu significado de bem-estar físico, mental e social como objetivo chave no processo de ensino-aprendizagem do tênis de mesa nas escolas.

Um estudo feito pelo chinês PIREN SU (1996) citado por MARTINS (1999) fala sobre as grandes variações que o Tênis de mesa representa na hora de um jogo e quão rápido o atleta deve se adaptar, improvisar e criar opções (em frações de segundo) baseados em objetivos e direcionamentos próprios cujo termômetro é a consciência enquanto função ativa. Este tipo de tomada de decisão é imensamente importante para a formação de um ser humano convicto de seus interesses e objetivo, bem como os fatores que tornam possíveis a tomada de decisões em prol de uma causa ou benefício próprio, por exemplo: escolha da carreira, estudos.

Outros benefícios importantes para os praticantes do tênis de mesa é a exigência de um comportamento disciplinar durante as aulas, onde destacamos a necessidade da concentração, o raciocínio (auto-correção), a perseverança, o domínio emocional, etc., durante as aulas. Por ser um esporte individual a aluno precisa conhecer a si mesmo, trabalhando os fatores intrapessoais como a auto-estima, motivação, etc., mas é praticado em um ambiente de equipe, trabalhando também fatores interpessoais, o respeito ao próximo, a sociabilização entre os alunos e com o próprio professor.
[u][i][b]

Por exemplo aquela Jogada que você nao consegue acerta o aluno vai tomando consciência disso e vai em busca de aprender ja é um grande fator para um exemplo dentro da sala de aula![/b][/i][/u]

Esse esporte ainda previne contra uma doença degenerativa que não tem cura!

O tênis de mesa trabalha o equilíbrio e a concentração. No movimento de vai-e-vem da bola, é preciso ter uma boa coordenação entre as mãos e os olhos. Os movimentos rápidos da visão somados à análise e aos cálculos que o cérebro tem que fazer para saber onde a bola deve cair, mantêm seu cérebro ativo e melhoram as funções motoras e cognitivas. E é justamente por isso que esse esporte é uma ótima arma de prevenção contra o Alzheimer.

É isso ai galera, viva o tenis de mesa na Saúde!
Abraços ::aplausos::
{By: R7 e Issonura Team}