Tenis de mesa - Retorno financeiro

Vejo o J O Waldner jogando até hoje, e me pergunto o por que
prazer?
dinheiro?
os dois?

Sei que ele tem um bar e tal, mas o melhor de todos os tempos vive do lucro de um bar?

Buscando na net sobre este assunto, vi que o T. Boll recebe cerca de 1 milhão de dollares por ano.
Sendo ele atualmente o maior garoto propaganda do esporte no mundo, ganhar o mesmo que Obina ganhava no flamengo, me parece pouco…

A realidade mundial do TM é essa mesma?

Se eu não me engano o Waldner é patrocinado. Acredito que ele deve exercer ambas profissões por prazer, se duvidarmos ele tem uma escola de TM.
Realmente um mesatenista ganha pouco se não tiver patrocínio, ou seja, se não for um jogador de ponta (não é o caso de Boll). Podemos ver as premiações em grana, se não me engano nas olimpíadas o Zhang Jike ganhou 10.000 dólares (mt pouco para ser um top 1 do TM). Infelizmente a realidade é : Ou vc é MUITO bom ou vc passa fome se viver disso. Infelizmente não temos patrocínios, principalmente o Tênis de Mesa do Brasil.

Interessante questão.

Em relação a salário, seja de qualquer “celebridade”, existe muita especulação por aí, para mais e para menos. E como eu nunca vi extrato de ninguém (hahahahahhahahaha), o máximo que discuto em termos de comparação são motivos, e não números.

Por exemplo, em relação ao Jan Ove Waldner, com base no que eu sei, eu apostaria na terceira opção. Não sei se vc já viu, mas ele (muitas vezes junto a Mikael Appelgreen e/ou Jorgen Persson) tem feito muitos eventos para empresas suecas, no sentido de realizar exibições e brincar junto com o pessoal, além de provavelmente usar sua experiência profissional como inspiração para executivos e corpo gerencial. Querendo ou não, o cara é um mito na Suécia. Eu trabalho para uma compania sueca, já estive lá uma vez e tenho contato diário com suecos (meu chefe, por exemplo heheheheheh), e é realmente impressionante como o cara é conhecido por qualquer ser vivo ou morto daquele país. Portanto, ter um cara como ele falando para seus funcionários pode até não custar uma fortuna, mas acredito que não seja algo para se fazer sem pensar duas vezes na “dolorosa” hahahahahahahahaha. E quanto ao bar, tb não conheço a saúde financeira dele, mas o que eu sei é que a China ama o Waldner, e isso significa muuuuuuuuuita gente, logo um graaaaaaande apelo. Então, se não há nenhuma grande incapacidade administrativa envolvida, acredito que sim, o Waldner pode viver de um bar.

Mas uma coisa é fato: se alguém quiser ficar milionário, por mais notável que seja, o tênis de mesa em si não é o caminho hahahahahahha. Mas isso não é uma realidade do tênis de mesa, e sim do esporte em geral. Pense por 30 segundos quantos esportes fazem milionários. Talvez vc lembre de 6 ou 7, e dentre estes, talvez haverá uns poucos afortunados entre seus milhões de praticantes. O futebol mundial, o basquete e o futebol americanos são um caso a parte, no mais, vc deverá se considerar um cara de muita sorte financeira se viver de esporte e propaganda e ganhar 1 milhão de dólares por ano como o Timo Boll. Ganhar o mesmo que o Obina pode até ser pouco, mas se os esportes fossem organizações, o futebol é uma empresa do tamanho da Google, o tênis de mesa deve ser no máximo aquela farmácia bem arrumadinha que fica na rua de cima da sua casa. São dois universos que não se encontram.

Mas a pergunta mais importante, que possa talvez nos fazer começar a entender o tamanho desta diferença é: por qual motivo deveriam haver mais milionários como o Timo Boll? Se vc perguntar para toda a sua cidade quem é o Obina, talvez uns 60% saiba quem é, seja no bom ou no mal sentido. E quem conhece o Timo Boll? Vc e seus amigos, provavelmente. No máximo alguns poucos amigos dos seus amigos que viram algum vídeo no YouTube. E no meu caso, no máximo aconteceria o mesmo tb. Sendo assim, a MINHA resposta para a sua pergunta final é sim, esta é a nossa realidade. Se é bom ou ruim, eu não sei. O que eu sei é que o excesso de dinheiro (por exemplo, pagar um milhão por ano para um Obina, na minha opinião) estraga muita coisa boa, e eu não gostaria que isto acontecesse com o que eu mais amo na minha vida.

Abraços!!!

No mundo do Tênis de Mesa, os jogadores em geral não ganham muito bem, tanto é que a maioria não vive só do esporte.

Quem realmente ganha são os fabricantes, em especial os mais famosos, como Butterfly, etc.