TÊNIS DE MESA PARA TODAS AS RAÇAS

Estive conversando com um amigo que começou a se interessar pelo tênis de mesa, inclusive estou dando umas “aulinhas básicas” para ele, mas o que me deixou intrigado e perplexo foi a pergunta que ele me fez:
POR QUE NÃO HÁ NEGROS JOGANDO TÊNIS DE MESA?
Pensei com meus botões e cheguei a conclusão de que até hoje, de uns 5 anos que me dedico ao tênis de mesa, vi apenas um negro jogar, ele trabalha comigo e já disputamos alguns torneios aqui em Curitiba.
Alguém tem vídeos de mundiais ou olimpíadas com a participação de atletas de raça negra? Por favor me passem para que eu possa divulgá-los e mostrar que nosso esporte é para todos.

A falta de jogadores negros não é um problema racial, mas sim social. Em praticamente todos os países do mundo o negros ainda compõem as classes mais pobres. As raízes desse problema nós já conhecemos, mas a solução…

Como sabemos o Tênis de Mesa não é um esporte lá muito barato de ser praticado. Sem dúvidas ainda é muito elitista. A ausência de negros não é um “privilégio” exclusivo do Tênis de Mesa. Vejamos: quantos negros você já viu praticando Hipismo, Automobilismo, Iatismo? Mesmo no tênis de quadra praticamente apenas jogadores negros americanos conseguiram algum destaque e mesmo assim foram poucos.

Poderíamos dizer que existiria um problema racial, por exemplo, se os clubes não aceitassem jogadores negros. Não é o que acontece.

Se no sul do país o problema é grave, aqui no Nordeste é alarmante. Jogador de excelente nível só temos o potiguar Adriano Santos, que por sinal é um dos mesa-tenistas mais queridos aqui da região. Adriano tem uma origem muito humilde (para usar um termo “politicamente correto”) e felizmente o Tênis de Mesa o ajudou bastante. Hoje ele dá aulas em Natal e é, sem dúvidas, um dos 3 melhores jogadores de todo o Nordeste.

Jogadores negros que se destacaram no mundo:

Desmond Douglas, da Inglaterra, que por muito tempo (década de 80) esteve entre os melhores jogadores do Velho Continente, inclusive conquistando o Top 12 Europa em 1987. No ano que conquistou este título ele superou o trio sueco: Jan-Ove Waldner, Mikael Appelgren e Jörgen Persson. É mole ou quer mais?

Outro jogador de destaque é o nigeriano Segun Toriola, campeão dos Jogos da Comunidade Britânica e inúmeras vezes campeão do seu continente. Eu tenho dois jogos completos de Toriola, mas infelizmente os links de onde eu baixei não funcionam mais. Estas duas partidas (contra Kreanga e Primorac) estão entre os melhores jogos que já vi na vida. Em 2004, no Mundial por Equipes, Toriola venceu Hugo Hoyama e Thiago Monteiro. Felizmente estes foram os dois únicos pontos que a Nigéria marcou e o Brasil venceu por 3x2, classificando-se para a grande final, onde posteriormente venceu a Eslováquia na final da 2ª Divisão (3ª de fato).

Abraços,

Mazinho

Show de bola, Mazinho.
Mais uma vez você prova o seu valor para nós mesatenistas, uma aula dessas eu não terei nem no meu mestrado de engenharia (se eu chegar lá).
Quanto a oportunidade de praticar o tênis de mesa, falta a conscientização ou até mesmo a informação de quanto este esporte pode ser um investimento barato para as autoridades. Há algum tempo li uma matéria que dizia que uma determinada cidade estava instalando mesas de concreto nas praças públicas para a prática do tênis de mesa, isso é um belo exemplo de incentivo ao esporte (era isso ou algo parecido).
Aproveitando a oportunidade, Mazinho, quando teremos camisetas do temp.mesatenista.net? Isso seria uma boa fonte de renda para o site. E mais uma: você sabe com quem conseguir camisetas da seleção da China?
Valeu, abraços
Alan BAKUN