Tênis de mesa: O esporte mais chato de se assistir?

Creio que todos aqui gostam de jogar, uma caracteristica diferente de outros esportes é que normalmente quem assiste partidas de TT são praticantes. O que em outros esportes como futebol, basquete, baseball e outros muito dos espectadores são apenas fãs


O que vocês sugeririam para que o tênis de mesa fosse mais popular?
Aumentar quantidade de pontos? aumentar a bola e deixar o jogo mais lento? Como deixar o TT de hoje mais “atrativo” para as pessoas que assistem e não para as que jogam?
Ou será que no fundo, o que torna o TT charmoso é o grupo seleto de telespectadores que são jogadores ou praticantes do esporte?

Não discordo que a maioria q assiste aos jogos de TM sejam praticantes. Contudo, isso é que ocorre na maioria dos esportes. Futebol, p. ex., todo mundo já bateu uma bolinha, e as mulheres, por serem minoria nessa seara, não assistiam tanto aos jogos. A mídia é fundamental para alavancar audiência ou mesmo o surgimento de ídolos.
Alteraram-se as regras e alguns esportes, no propósito de os tornarem mais palatáveis ao público, isso ocorreu com o volley, basquete, futebol, fórmula 1 e, até mesmo no tênis de mesa. Pode ser observado, entretanto, que o público comparece mais em face dos resultados alcançados. Até a ginástica rítmica, em que pese a plasticidade dos movimentos, só começou a atrair público maior quando a equipe brasileira apresentou elementos que, realmente, lutam por medalhas ou melhores colocações.
Pode-se até pensar em alterações das regras do TM, mas pelo que vemos nos vídeos de torneios/campeonatos/apresentações do exterior é q há um público significativo, uma vez q existem muitos praticantes na europa e parte da Ásia, bem como alguns são considerados verdadeiros ídolos.

Eh verdade que a maioria mesmo que assiste eh praticante, mas tem excessões, meu irmão por exemplo naum joga TM, mas assiste muitos jogos e ateh conhece alguns jogadores. Na minha opinião o que leva a isso, eh um conjunto de fatores, vai desde a falta massificação do esporte e a cultura esportiva de cada País, a existências de grandes campeões e resultados mais expressivos em termos mundiais, falta de mídia especializada e esclarecimentos sobre o esporte, ateh porque o TM naum eh um esporte de fácil compreensão, vamos citar por exemplo o caso do PAN, muita gente que naum eh ligada ao TM e que acompanhou por causa do Hugo Hoyama, e pela expectativa do recorde de medalhas, (que causou grande cobertura da mídia aberta) a maioria soh soube que ele foi ganhou medalha de ouro quando ele jogou a raquete para cima! :stuck_out_tongue:

E também, será que o TM eh um esporte atrativo para quem naum joga? creio que naum!

[quote=“ricardofernandes”:31vcltox] A mídia é fundamental para alavancar audiência ou mesmo o surgimento de ídolos.
Até a ginástica rítmica, em que pese a plasticidade dos movimentos, só começou a atrair público maior quando a equipe brasileira apresentou elementos que, realmente, lutam por medalhas ou melhores colocações.[/quote]

olá

tenho o mesmo pensamento, creio q só poderemos mudar o panorama quando aparecerem jogadores mais eficientes. A Globo rezou e ainda reza para q apareça um piloto com nivel de Senna, pois quem não assistia às corridas domingo cedo só pela emõção de vê-lo correndo? Hoje não tem graça mais, que diga a audiencia.
Mas ainda acho q as federações e os dirigentes têm obrigação de fazer a sua parte e não ficar olhando só para o próprio umbigo ou ainda achar q idéias brilhantes como projeto de mesa de cimento vai ajudar na massificação do TM.

O negócio é MÍDIA. Se passar bastante muita gente vai passar a gostar.

Durante o Pan, muitos conhecidos de outros estados passaram a assistir e acompanhar alguns resultados. Claro que a maioria só viu o pan e mais nada, mas outros gostaram tanto que começaram a jogar e agora estão acompanhando o tm internacional tb.

Eu não gosto de malhar o TM, afinal de contas é o esporte que eu sei jogar, além de um pouquinho de basquete. Mas existe um problema sério com o TM que é a plástica do esporte. O TM NÃO é tão atrativo p/ quem assiste mas não pratica. Os números dizem isso de maneira bem clara. Enquanto no futebol, tênis, basquete, beisebol, etc, as cifras chegam a milhões de dólares, o TM dificilmente chega na casa dos 6 dígitos em se tratando se premiação e/ou salários.
O motivo eu não posso afirmar, mas tenho a impressão que o tamanho do jogo tem a ver com isso. Enquanto tênis, beisebol, futebol são jogados em estádios, o TM se restringe a ginásios, mas mesmo assim a área de jogo é mínima p/ se acompanhar de muito longe.
Outro motivo é a eterna associação de imagem do TM à brincadeira de ping-pong, que joga-se nos colégios, na garagem de casa reunindo os vizinhos, etc. No futebol isso não acontece, pois se diferencia de imediato a pelada de rua com os jogos de competições oficiais.
A solução p/ tornar o TM tão atraente quanto o futebol, evidentemente eu não sei. Se soubesse eu engarrafaria e venderia p/ ITTF por 1 milhão de dólares.

O motivo eu não posso afirmar, mas tenho a impressão que o tamanho do jogo tem a ver com isso. Enquanto tênis, beisebol, futebol são jogados em estádios, o TM se restringe a ginásios, mas mesmo assim a área de jogo é mínima p/ se acompanhar de muito longe.
Outro motivo é a eterna associação de imagem do TM à brincadeira de ping-pong, que joga-se nos colégios, na garagem de casa reunindo os vizinhos, etc. No futebol isso não acontece, pois se diferencia de imediato a pelada de rua com os jogos de competições oficiais.

Concordo!

[quote=“Nakata”:j1lox8vg]
O motivo eu não posso afirmar, mas tenho a impressão que o tamanho do jogo tem a ver com isso. Enquanto tênis, beisebol, futebol são jogados em estádios, o TM se restringe a ginásios, mas mesmo assim a área de jogo é mínima p/ se acompanhar de muito longe.[/quote]
Realmente esse é um problema, é dificilimo acompanhar o jogo e ainda mais se está em arquibancada…
Será que se colocassem telões em jogos iria melhorar o telespectador?

DEPENDE la no japao eh e china o esporte eh bem forte e aki no brasil o esporte eh fraco pois aki de 10 pessoas 9 ja jogaram bola e das mesmas 10, 5 ja jogaram ( ping pong ) e no maximo 2 sabem queo certo eh TT

Me corrijaum se eu estiver errado plz abracos!!! :smiley:

[quote=“Lestat”:13vbuvy7]
Será que se colocassem telões em jogos iria melhorar o telespectador?[/quote]

Já existem esses telões em algumas competições.
Nas olimpíadas por exemplo. O vídeo que baixamos pela internet, era tudo que mostrava no telão, além dos jogos, a torcida, pessoas, etc.

[quote=“j0rnal1sta”:1orebwbl]O negócio é MÍDIA. Se passar bastante muita gente vai passar a gostar.

Durante o Pan, muitos conhecidos de outros estados passaram a assistir e acompanhar alguns resultados. Claro que a maioria só viu o pan e mais nada, mas outros gostaram tanto que começaram a jogar e agora estão acompanhando o tm internacional tb.[/quote]

olá

mas a mídia correu por conta do recorde do Hugo, se não fosse por isso iria ficar na mesma do Badminton…
Precisamos de um Timo Boll …

Acho que um problema importante do tm é que a sua principal característica, o giro da bola, não é visível na tv, e a melhor forma de contornar esse problema é fazendo as pessoas jogarem, pq só explicar não basta, tem que sentir as variações na mesa para, então, entender o que acontece na partida.

Talvêz pintando a bolinhas de 2 ou mais cores em certos padrões torna o giro visível. Mesmo assim não vai dar pra saber em que direção a bola está girando sem usar slow-motion, apenas se notará que as cores estão fundidas.

Isso pode prejudicar o jogo pois da pra ter uma noção do pêso do saque. Isso ajuda bem na recepção.

Just my 2c.

E nós ainda temos o problema dos dirigentes “eternos” e seus comparsas que fazem muito pouco pelo TM e ainda sim saem bem na foto.

“Tá na hora de mudar!”

:idea:

TM o mais chato? Não, acho que não. Já experimentou assistir a golf e a poker? Até que é gostoso aprender, mas assistir…
Tem a ver com o herói local, como já foi dito acima. Nunca suportei fórmula 1 (e olha q eu sou do tempo do Emerson). Mas passei assistir, torcendo pro Pizzonia, q é meu conterrâneo.
Agora que ele saiu, deixei de assistir novamente.

Po… POKER é fantastico de assistir… claro, que assim como TM, é melhor joagando… mas adoro assistir aos torneios de POKER… dá pra aprender muito!

:twisted:

[quote=“Nobre”:1wuzay0l]Po… POKER é fantastico de assistir… claro, que assim como TM, é melhor joagando… mas adoro assistir aos torneios de POKER… dá pra aprender muito!

:twisted: [/quote]

Concordo, poker é divertido de se assistir, mas jogar é ainda melhor.

[quote=“Nobre”:diabeqoi]Po… POKER é fantastico de assistir… claro, que assim como TM, é melhor joagando… mas adoro assistir aos torneios de POKER… dá pra aprender muito!

:twisted: [/quote]
Eu tb gosto, tem aquele programa lah que passava na E! entertaiment, era tipow um “big Brother” ainda tem acho, sei que o premio no final ficava em mais de 1 milhao de dolares.

O que não ajuda também é que como as pessoas geralmente já jogaram ping pong, elas não diferenciam de tênis de mesa.
Assim acham que aqueles jogadores profissionais possuem o mesmo nivel dessas pessoas que jogam ping pong.
acham que é um esporte sem movimento, e sem grandes jogadores.