TÊNIS DE MESA: O esporte desconhecido???

No último sábado (03/07), durante uma festa julhina aki na minha rua, tive a brilhante idéia de colocar uma de minhas mesas no meio da rua e naum demorou muito pra criançada ´avançar´ na pobrezinha (a molecada num tinha o que fazer, pois tinha uma fogueira e o futebol estava descartado)… um verdadeiro festival de ping-pong tomou conta da mesa na famosa e consagrada ´familia´. É claro que as crianças estranharam as raquetes com borracha e até pediam pelas raquetes de madeira(sentiram o golpe?).
No meio de umas 30 crianças, logo percebi que alguns tinha jeito para o TM, não importando muito a idade. Expliquei algumas regras e é claro, joguei um pouco com todos eles (isto quando um ou outro adulto com umas latinhas de cerveja no sangue não tentavam me desafiar).
Todos ficaram maravilhados com o fato de eu estar jogando CLASSICO, até entaum eles dava preferência ao velho estilo caneteiro.
Neste feriado, 09/07(feriado só aki em SP), montamos uma mesa na garagem de um vizinho(caras, a garagem é grande pra caramba. cabem uns 4 carros com folga). a criançada ficou jogando a tarde inteira no feriado e no sábado foi a mesma coisa, embora eu estivesse no torneio dos Veio lá no ACREPA em SBC. Com certeza vão jogar hoje(domingo)… Ah, sim , eles já destruiram umas 5 bolinhas de 38mm… Estou pensado em colocar meu ROBOPONG pra eles verem como funciona… vai ser uma farra.
Bem, para finalizar, gostaria de dizer que o TM é de fato um grande desafio para os jovens por se tratar de esporte individual. Mesmo no ´ping-pong´ nas garagens o objetivo do esporte é alcançado.

Pra vocês testarem aí onde vocês moram:
Tentem colocar uma mesa á disposição das crianças aí do seu bairro ou comunidade. Jogue um pouco com a galerinha, explique as regras, ensinem um pouco do que sabem e com certeza vão encontrar novos atletas para este esporte que tanto lutamos para divulgar… faça sua parte.

Teste 2 : Só por curiosidade, coloquem à disposição das crianças 3 raquetes: uma caneta (uma borracha), uma classineta ou chinesa e uma classica. Tente pedir a cada criança que escolha e segure a raquete que lhe mais lhe agrade. Vc irá notar que a maioria irá empunhar a raquete no estilo caneta, mesmo àqueles que escolherem a raquete clássica.
Isto só irá funcionar se você ainda não tiver explicado sobre como segurar a raquete.

Obrigado pela atenção.
Marcos

Parabéns Marcos,

É este tipo de ação comunitária que realmente faz a diferença. Muito mais do que os grandes “projetos”. E não apenas em relação ao TM em particular, mas na aproximação de gerações, criando vínculos de confiança que podem ser explorados para moldar um futuro melhor para todos.

Abraços

Parabéns Marcos pela iniciativa, eu também estou tentando divulgar o esporte convidando amigos para jogar comigo em minha casa. Sempre que eu treino ou jogo, faço questão de deixar as janelas do terraço aberta, para que quem estiver passando na rua possa ouvir o som da bolinha e ter vontade de praticar o T. de Mesa.
Obs.: No início sempre forneço raquetes mais simples, algo em torno de R$20,00 reais, visto que eles não têm aquele zelo que nós temos.

eu e meu pai estamos pensando em fazer alguns campeonatos aqui em nosso bairro, para divulgar o esporte. Logo após do campeonato, tentaremos levar a maioria no ginásio onde eu e meu pai treinamos, e ver se a galerinha gostaria de jogar, treinar. Tomara que dê certo

Tambem estou buscando contribuir, consegui um lugar bacana para colocar três mesas e estou chamando pessoas que gostam para começar a treinar aqui em Uberaba - MG. :smiley:

ola marcos é o gabriel.estou esperando a resposta do seu email.e tambemestou quase conseguindo meu patrocinio com um politico aqui da cidade…eu e 2 amigos seremos patrocinados…estou ensinando um amigo…o outro eu ensino e ele tambem me corrije…provavelmente iremos treinar com a MONICA DOTTI da seleção do brasil…gostei muito de sua idéia pena que não posso fazer isso…ja ensino mais de 4 pessoas a jogar e de finais de semana sempre vou nos projetos’‘familia na escola’’ ensinar os pequenos e tem uns 2 muleque de 12 ano que ja joga bem…passei o endereço do lugar e talvez irão treinar tambem…só uma pergunta quanto é o treinamento ai na usa cidade???com voce???

e não a ver com este tópico voce sabe quantas borrachas e quantas madeiras voce irá sortear???

e por favor me mande a resposta do email e me fale quanto paga a inscrição minha (86) e uma de 1991

obrigado e até mais pessoal…

eu sempre ensino pessoas a jogar…não muito bem mas ensino…e vou começar a planejar campeonatos nas escolas e nos bairros…hoje fui campeão num de duplas em uma das escolas…!!!

orbigado

No site de TM americano , vc com essa iniciativa conseguiria fundar uma associação , e depois , apoio da federação para suporte , campeonatos , materiais , e outros incentivos para a descoberta de novos talentos do esporte !!!

só que aki nosso esporte é pouco valorizado, e como o governo naum tá nem ai… nós q temos q bancar com tudo

parabens marcos…nos temos ki incentivar mais o tenis de mesa no brasil…eh um esporte pouco divulgado
e caro tbm…hehe

realmente… esse nosso esporte naum é muito barato naum… é bem salgadinho os preços… :frowning:

Tentei e tento até hj, iniciar uma escolinha “basica” de TM, na minha cidade, já a fiu varios colégios, com um projeto que fiz, mas nenhum deles aceitou a minha prospota. Na verdade porcuro apenas pessoas para jogarem comigo, uma forma de me manter treinando, e divulgar o esporte, sem qualquer ônus. Isto pois o centro de treinamento mais próximo da minha cidade, fica a uns 230 km, é lá que acontece o campeonato regional de que participo uma vez por mês. O Brasil precisa quebrar o paraigma de “País do Futebol”, pois senão, outros esportes como o da Dayane dos Santos, que não tem patrocinio, mesmo sendo o fenomeno que é, ficarão para sempre marginalizados. Fui recentemente a uma cidadezinha nos EUA - Capside Hills, lá a maioria dos colegios têm mesas, e pasmem, o esporte mais praticado não é o Basquete, e sim o Tênis de Mesa. O que tento dizer é que é imperativo que mais açoes destas do nosso amigo Marcos acontecam com mais frequencia, pois o esporte ainda é desconhecido, mas depende apenas de nós reverter esse quadro, e uma das minhas frases favoritas me dá forças para não desistir de tentar jogar esse esporte que amo tanto.

“O meu limite é a minha Vontade”

Abraços a todos, e avante Tenis de Mesa.

Icaro