Tenis de mesa com 18 anos!

Boa noite ,galera!
Não sei se pode estar postando essa mensagem nessa área do fórum,qualquer coisa me desculpe.
Bem,meu nome é Vitor,tenho 18 anos. Jogo tênis de mesa desde os 11,lógico de forma casual com amigos,familiares,na escola,no clube e etc…e uns dias atrás descobri aqui na cidade onde moro uma escola de tênis de mesa da Associação Mineira de Tênis de Mesa e fiquei bem interessado em começar a praticar de forma mais séria e técnica e quem sabe me dedicando até chegar em um nível mais alto.Meu único pensamento é "Se eu não estou muito velho pra começar só agora a pegar firme,pois tem esportes que com 18 anos nem vale a pena mais começar que está tarde.
Oque vocês acham?
Obrigado ! Abraços guys! kk

Bom dia Vitor!

Antes de qualquer coisa, não deixe de praticar o tênis de mesa enquanto ele fizer bem para vc, não importa a idade. Tenha isso em consideração acima de tudo, pq antes de qualquer plano, o tênis de mesa certamente pode (e precisa) te fazer bem, independente do papel dele na sua vida.

Tendo isso em vista, eu diria que nunca é tarde para aprender mais, porém se o que vc chama “nível alto” significa ser atleta de alto rendimento (“profissional”), eu seria um irresponsável se dissesse que haveria muitas chances. E ainda que eu não tenha o direito de acabar com os sonhos de ninguém, ao mesmo tempo tenho o dever de dizer que vc estaria investindo muito da sua vida, numa fase crucial da mesma, em algo que muitíssimo provavelmente não retornaria o que vc espera. E acredite, as decisões que vc toma na sua idade talvez sejam as mais importantes da sua vida.

Então, minha opinião: pratique sim de forma séria e aprenda mais sobre este esporte maravilhoso, mas não coloque sobre si o peso de tentar alcançar algo tão difícil. Vc pode sim treinar sério e ganhar com isso uma satisfação que dinheiro nenhum pode comprar, mas pode ao mesmo tempo investir seu esforço principal em algo que te dê condição para aproveitar melhor disso tudo. Posso te dizer isso por experiência própria, e estou satisfeito com o resultado disso.

Abraços!!!

Vitor, pratico o esporte muito irregularmente pois infelizmente estou em uma cidade que não ajuda. É difícil achar parceiros que se interessem tanto pela prática quanto pela ciência por trás dela, e ainda assim, gosto de ler sobre materiais, gosto de trocar ideias, de ver partidas pela Internet etc.

Concordo com o Alcir. Entre na escola, comece a praticar, e vá se observando. Pode ser que depois de um tempo você perceba que foi apenas um “amor de verão”, e pode ser também que você comece a trilhar naturalmente caminhos que nunca imaginou.

Reforçando o que o Alcir disse, mas com outras palavras, uma coisa é certa: você não precisa ser um atleta de alto nível ou investir horas e horas de treinamento diário para obter satisfação.

Mais importante do que começar uma prática esportiva querendo ser “o” melhor, é começar querendo tornar-se melhor.

Para quem disse que a olimpíada não ia trazer nada, trouxe até o Gentil de volta para o fórum hahahahahahahah. Bom te ver de volta!!!

Saudações a parte, acho que vc traduziu muito bem o espírito que deve estar por trás disso tudo. E quando isso não for mais verdadeiro, não há porque continuar.

Abraços!!!

[quote=“Alcir” post=107090]
Para quem disse que a olimpíada não ia trazer nada, trouxe até o Gentil de volta para o fórum hahahahahahahah. Bom te ver de volta!!![/quote]

Ô, Alcir! Praticamente 7 anos depois! Mérito das olimpíadas mesmo. Reavivou o fogo. Um pouco mais experiente na vida, mas ainda um pangaré no TM. Rs

Grato pela mensagem. Um abraço!

Obrigado pessoal.
Bem,essa ideia de “alto nível”,não tenho pretensão de profissionalizar e ser de um rendimento incrível.Mas sim de jogar alguns campeonatos amadores aqui por MG e até quem sabe uns nacionais,sem muita cobrança sobre eu mesmo,como vocês disseram acima,até porque desde pequeno tenho um sonho profissional muito forte estou à caminho dele. Mas em questão de buscar satisfação e melhoria própria não há nada melhor que seguir esse caminho e praticar o esporte mais a sério buscando “me tornar melhor e não ser “o” melhor”
Abraços!!!

Eu tenho praticamente 30 anos, fiquei anos sem praticar, dos 11 aos 16 foi meu ápice , onde quase fui convocado para integrar um clube e me tornar federado, porém o sonho foi bloqueado pela propria familia , neste outros 14 anos até então, devo ter praticado tenis de mesa no máximo 200 vezes, alcançado algumas quartas-de-final em campeonatos amadores por aí, e depois de 3 anos parado , com as olimpiadas, e mesmo trabalhando em um empreguinho mediocre longe de casa, eu , estou me interessando de novo ao esporte e voltando, uma vez por semana, apenas 1 hora e meia por dia, a ir no local que outras pessoas BRINCAM e me divertir acima de tudo, me chingar quando erro as coisas e essas firulas todas…rs
Seria muito boom se um dia eu fosse um GABRIEL EVARISTO famoso, renomado, mas, lá com 16 anos, minha família praticamente ME IMPEDIU/ME PROIBIU de seguir com isso na vida, hoje, quem sabe, eu seria um bom rankeado paulista!
Porém, sigo firme, e quem sabe vou participar de outros campeonatos amadores por aí, até os meus 90 anos!

Isso é o fundamental. Eu só continuo praticando tênis de mesa porque é o esporte que me dá maior diversão.
Eu acho incrível as táticas que posso usar no TM: como vou receber saque, onde vou preparar a bola para atacar na próxima, que tipo de saque vou fazer em determinado momento do jogo, etc.
A técnica eu deixo para a hora do bate-bola, me divirto também embora não ache tão interessante quanto aplicar táticas no jogo.

Era esse contexto que eu não tinha certo, como citei acima, por isso parti de um princípio que me parecia mais aparente. Mas agora sim, ficou bem claro.

Enfim, sua direção é a que eu tomaria em ser lugar tb, portanto acho que é por aí mesmo. A questão agora é se aprofundar no esporte até a medida que te faça bem. No meu caso, como havia comentado, eu me divirto levando-o a sério e acompanhando atentamente cada aspecto, e esta “dosagem” é o que vc vai ter que descobrir a partir de agora.

Finalmente, e mais importe, te desejo muito sucesso na sua busca pela profissão e na sua relação com o esporte!

Abraços!!!

O lance é que a maioria aqui joga/treina bem menos do que gostaria!!! Por mim eu treinava o dia todo. Infelizmente falta tempo/local/outros jogadores.

Somos 2! De onde vc é?

Interior de SP. Guararapes.

Olá tenho 13 anos e queria saber se se eu começar hoje com essa idade posso me tornar atleta profissional e quem sabe participar das olimpíadas no Japão em 2020

Completando que sim há um CT aqui perto de casa!

Na minha opinião, nessa idade é possivel sim se começar a treinar para se tornar profissional. Acho importante destacar no entanto, que existem casos de jogadores que iniciaram jogos em eventos internacionais com idade bem próxima a sua. Desta forma, existe pessoas que treinaram desde muito cedo e outras que começaram um pouco mais tarde.

No entanto, salvo raríssimas exceções, os jogadores profissionais internacionais treinam de 4 a 8 horas por dia, todos os dias da semana. No Brasil, conheço alguns profissionais que treinaram menos tempo, algo em torno 3 horas por dia, porém, pelo menos para eles, se tornou muito difícil se manter apenas como jogadores. Tiveram que fazer faculdade e além de jogar, tiveram de dar aula de TM.

O problema é que pelo menos no Brasil, as bolsas são poucas e não remuneram bem. Então é difícil se manter “somente” jogando. Se você realmente quiser se tornar profissional, tente ir a um dos eventos de seleção de talentos da CBTM e pergunte para os técnicos e “olheiros” para saber se realmente é viável a sua pretensão. Mesmo que eles não dêem sinal positivo, você ainda pode tentar, porém o olhar e conselho deles será mais acertivo do que uma opinião no fórum.

Destaco que uma decisão dessa pode ter um impacto muito grande na sua vida. Então, nunca esqueça de conversar com seus pais.

Abraços.

Sei que estou bem atrasado neste tópico mas achei interessante postar aqui uma experiência que tive. Quando fui convidado a participar do Nikei pelo treinador da minha cidade natal na categoria juvenil (até 18 anos - nem sei se ainda existe esta categoria hoje em dia) começou a treinar lá no CT um senhor que tinha acabado de se aposentar. Esse senhor era um pangaré completo no sentido da palavra. Todo duro,movimento horroroso jogava com uma raquete de ping pong horrível e tinha uma pegada caneteira pior ainda com os dedos todos abertos (talvez a pior que eu já tenha visto na vida). Quando eu vi esse cara, com a minha presunção de adolescente imatura, o primeiro pensamento que tive foi: " Este cara não vai aprender a jogar nunca, ele é horrível, vai sempre continuar assim e devia desistir logo pra não perder tempo". Enfim… joguei o nikei e tive a sorte de ser campeão. Logo em seguida parei de treinar. Este ano, 15 anos após ter conhecido o coroa voltei a jogar e ele ainda estava lá no CT, só que agora jogando com uma Cypress Special, pegada corretíssima. Aí eu te digo… quem disse que eu consigo ganhar do cara? O cara coloca a bola onde quer, tem uma visão de jogo espetacular e já coleciona troféus na categoria dele. O cara é incrível! Talvez até o melhor cara do CT para se bater bolinhas. Hoje em dia quando conto isso tudo a ele o cara só dá risadas. Ele é um exemplo de pessoa ao meu ver em todos os aspectos. Acho até que vale a pena citar o nome dele pois ele merece por ser a pessoa incrível que ele é. Seu nome é Aramis Duboc. e eu sou fã deste cara.

É Sapão, eu tive o prazer de apresentar tenis de mesa a um amigo, jogava apenas para recreação… tinha um menino “japa” que rapelava todo mundo na hora do intervalo e nas tardes do colégio (fiz curso técnico estudava o dia todo e tinha almoço de 1h30 min de seg a sex pra me divertir nas mesas do colegio)…

Quando meu amigo era ruim sempre vi nele um talento escondido, errava tudo quanto é bola, o japa… sim o japa o “humilhava” praticamente e ficava com aquele sorriso falso de “eu sou O melhor!”… muitos colegas sabem que no tenis de mesa rola isso, o mal olhar, o espírito de superioridade…

Vez ou outra eu conseguia bater o tal japones … mas de 5 que eu perdia ganhava 2 e olhe lá… meu amigo começou a se irritar e foi procurar um lugar pra treinar… começou a tomar gosto pelo esporte e a treinar 3~4 horas diariamente, com professor particular e tudo em clubes de nome … em 10 meses aquele menino que errava tudo na mesa tava jogando já num nível excelente só precisava trabalhar mais a cabeça… disputando ligas e campeonatos… nem preciso falar o que aconteceu com o japones né? antes ele tirava uma onda ficou com o rabo entre as pernas o que tirava onda antes começou a não ganhar mais nada e o psicologico começou a ficar tão abalado que até eu comecei a ganhar dele passando o rodo, teve uma epoca que nem comparecer as mesas ele comparecia mais kkkkkkkkk… Tenis de mesa é um jogo onde deve haver respeito e nunca ficar menosprezando as pessoas e os adversários por piores que eles sejam, as vezes no futuro aquele que voce chama de RUIM e da risada da cara dele pode te dar um SACODE…

Referente ao garoto, meu amigo tinha 16~17 anos na epoca em coisa de 1 ano estava jogando liga nipo, torneios e etc… hoje ele abandonou o esporte pois fez faculdade trabalha, ta curtindo baladas e a solteirísse…

Já eu? com as olimpiadas me animei a voltar a treinar e vou voltar… o bom de treinar num clube assim é que voce acaba se cobrando já que 99% do pessoal está focado e querendo algo sério…

[quote=“lukaomonster” post=107732]É Sapão, eu tive o prazer de apresentar tenis de mesa a um amigo, jogava apenas para recreação… tinha um menino “japa” que rapelava todo mundo na hora do intervalo e nas tardes do colégio (fiz curso técnico estudava o dia todo e tinha almoço de 1h30 min de seg a sex pra me divertir nas mesas do colegio)…

Quando meu amigo era ruim sempre vi nele um talento escondido, errava tudo quanto é bola, o japa… sim o japa o “humilhava” praticamente e ficava com aquele sorriso falso de “eu sou O melhor!”… muitos colegas sabem que no tenis de mesa rola isso, o mal olhar, o espírito de superioridade…

Vez ou outra eu conseguia bater o tal japones … mas de 5 que eu perdia ganhava 2 e olhe lá… meu amigo começou a se irritar e foi procurar um lugar pra treinar… começou a tomar gosto pelo esporte e a treinar 3~4 horas diariamente, com professor particular e tudo em clubes de nome … em 10 meses aquele menino que errava tudo na mesa tava jogando já num nível excelente só precisava trabalhar mais a cabeça… disputando ligas e campeonatos… nem preciso falar o que aconteceu com o japones né? antes ele tirava uma onda ficou com o rabo entre as pernas o que tirava onda antes começou a não ganhar mais nada e o psicologico começou a ficar tão abalado que até eu comecei a ganhar dele passando o rodo, teve uma epoca que nem comparecer as mesas ele comparecia mais kkkkkkkkk… Tenis de mesa é um jogo onde deve haver respeito e nunca ficar menosprezando as pessoas e os adversários por piores que eles sejam, as vezes no futuro aquele que voce chama de RUIM e da risada da cara dele pode te dar um SACODE…

Referente ao garoto, meu amigo tinha 16~17 anos na epoca em coisa de 1 ano estava jogando liga nipo, torneios e etc… hoje ele abandonou o esporte pois fez faculdade trabalha, ta curtindo baladas e a solteirísse…

Já eu? com as olimpiadas me animei a voltar a treinar e vou voltar… o bom de treinar num clube assim é que voce acaba se cobrando já que 99% do pessoal está focado e querendo algo sério…[/quote]

O meu inicio foi como o do seu amigo todos zombavam de mim por nao saber jogar,comecei a treinar sozinho e muitos dios que zombavam de mim hj tem medo de jogar contra mim.