Tênis de campo vs. Tênis de mesa

Amigos,

Nos últimos anos eu deixei um pouco de lado o tênis de mesa e joguei somente tênis de campo. Agora que estou querendo voltar à prática do TM, sinto que será impossível manter os dois esportes, sem que um interfira (negativamente) no outro. Vocês concordam com isso ou é só uma viagem minha?

A minha impressão é que a linguagem dos dois jogos é muito diferente, assim como os movimentos. Sendo ambos jogos de raquete, temo que o TC transfira vícios para o meu TM e vice-versa.

Em todo caso, antes de tudo, pretendo dedicar-me agora ao TM! :slight_smile: Gostaria de ler as opiniões de vocês.

Abraços!

Matsushima.


Caneteiro
Yasaka Taurus 15 / Mark V AD

com certeza interfere!!!
a raquete… mais pesada… os golpes mais longos… sem pulso… etc

Eu conheço um camarada (ganhou várias vezes na categoria veterano - amador), que pratica os dois esportes, sendo que no tênis-de-mesa ele joga no estilo caneteiro chinês (Já viram alguém jogar tênis, no estilo caneteiro, ora pois ! :lol: ) Sendo assim, acredito que um não atrapalhe o outro, ao contrário, acredito até mesmo que melhore o condicionamento físico do atleta.

Estou até pensando em jogar “badminton” para perder a barriga e aumentar meus reflexos para o tênis de mesa.

eu joguei tenis por 4 anos e parei em outubro, que foi o mês depois que eu comecei a jogar tenis de mesa. Acho que por eu ter jogado tenis por bastante tempo, facilitou um pouco meu jogo no tm, porque eu evolui muito rapido nesses 3 meses, mas outro dia eu fui jogar tenis com um amigo meu e foi muito estranho, eu fazia um movimento curto e rápido, característico do tenis de mesa, portanto eu acho que um esporte interfere no outro e muito

Certamente interfere, mas a qualificação quanto à negatividade ou positividade de tal interferência vai depender do ponto de vista; senão vejamos:
1 - a prática do tênis de campo embute em si um quê de preparação física que, a meu ver, é bem menor no tênis de mesa - acho isto positivo, pois o preparo físico adquirido no tênis de campo serve para a mesa
2 - a prática do tênis de mesa confere ao mesatenista, por mais medíocre que seja, um reflexo ímpar, o que ajuda sobremodo a prática do tênis de campo - acho isto positivo.
3 - porém, assim como o tênis de mesa, o tênis de campo tende a exigir mais de um lado do atleta do que o outro lado, ou seja, se já se está praticando um esporte “unilateral” a prática de outro esporte de quilate equivalente só reforçará tal assimetria sobre o corpo ou exigirá do atleta que ele pratique um terceiro esporte para compensar… - acho isto negativo.
4 - Em face dessa característica de unilateralidade, se não se tomar precauções muito criteriosas de pré-aquecimentos e alongamentos o risco de lesões em face da sobrecarga fica aumentada, principalmente num dos ombros… - acho isto negativo.
E por aí vai! :roll:

realmente interfere… hj, um amigo meu q jogava tenis de mesa e agora pratica o tenis de campo, foi matar a saudade da mesa…
demorou um bom tempo pra ele se acostumar, segundo ele, a maior diferença esta no pulso, aonde no tenis de campo nao se pode mexer, deixando rigido… ao contrario do tenis de mesa, q usa muito o pulso, diferindo-se tmbm nos movimentos!

Ei, esse assunto me interessa, ja que sou um fominha por qualquer tenis, seja de mesa ou de quadra (campo). Acho que a forma com que se pratica uma modalidade eh muito diferente da outra em varios aspectos, principalmente tecnico. Notem que no tenis de campo sempre se esta em um plano apenas, enquanto no TM golpeia-se a bola em pelo menos tres planos diferentes, como dizia o meu tecnico: acima, no nivel e abaixo da superficie da mesa. A coordenacao dos movimentos tbm eh diferente, no TM se usa muita explosao e antecipacao. Em quadra se usa explosao e reacao. Sem contar o problema de pulso, que ja foi comentado. Resumindo: nao acho possivel praticar intercaladamente ambos os esportes num nivel, digamos, medio. Mas se for apenas por divertimento, nao vejo nenhum problema.

Era justamente nesse ponto que eu queria tocar… Se estiver pensando em recreação (digamos, tênis versus “pingue-pongue” :stuck_out_tongue: ), provavelmente não haverá grandes problemas. Mas uma vez que há um interesse maior em um dos esportes, acho difícil conciliar.

Uma vez joguei tênis com um colega de SJC que praticou TM a vida toda. Chegava a ser engraçado, ele usava movimentos do TM no TC, dava verdadeiros “drives” no campo…

Abraços!

Matsushima.

na minha opinião não interfere em nada, conheço bons jogadores que jogam tênis de mesa e de campo, é só saber diferenciar, vc não pode levar os movimentos do tm para o tênis de campo e vice-versa

eu soh conheco 2 pessoas q jogam mto bem tenis de mesa e bem tenis de campo q naum saum influenciados um pelo otro esporte…ambos saum caneteiros…isso me leva a crer q o classista no tenis de campo tem maior tendencia de ser influenciado pelo tenis de mesa…

:oops: Iniciei no tenis de mesa, migrei para o tenis de quadra, voltei para o tenis de mesa.
Acho que realmente interfere, poque nunca joguei bem nenhum dos dois…rs.rs…rs