Tenho as borrachas, falta a raquete...

Olá pessoal,
Tudo bem?

Hoje ganhei de presente do meu irmão uma borracha Xiom Ômega V Euro 2mm.
Soube também que foi encomendada uma borracha DHS Hurricane 3 Provincial (esponja azul).
Com relação a raquete, ele mandou eu me virar para comprar outra…
:lol: :lol: :lol:
Dito isto, andei olhando em um site gringo e inicialmente limitei a minha escolha a dois modelos:

  • Stiga Eternity VPS V
  • Nittaku Forestia
    Na opinião de vocês, qual a raquete mais interessante para combinar com estas duas borrachas? Aceito sugestões de outras marcas/modelos, desde que não ultrapasse os US$ 100…

Apenas para dar mais subsídio as respostas:
Já pratico o esporte há algum tempo e há aproximadamente 02(dois) anos utilizo uma DHS 4002 que, de uns tempos pra cá, observo não ter mais tanta efetividade na colocação de efeito na bola. Motivo pelo qual ganhei as borrachas…
Cheguei a treinar em um clube aqui na minha cidade por 04 ou 05 meses, só que precisei parar por ter outras prioridades neste momento. Portanto, em que pese não ser um jogador super avançado, possuo os fundamentos.
Gosto de jogar a média distância da mesa e sempre que a bola vai para minha esquerda(FH) busco atacar, principalmente valendo-me de jogadas que envolvam topspin. Meu backhand é ok, não se destaca como o forehand.

As Stiga Eternity e Infinity me parecem boas opções para o que você procura. As duas são cinco folhas, mas a Eternity tem uma tecnologia de secagem das folhas externas que as deixam mais duras e rápidas. Com qualquer uma das duas estará muito bem servido. A Nittaku eu não conheço.
Abraço.

O didiosan tem razão, mas tb não esqueça de levar em consideração que até hoje vc usa uma raquete que tem uma outra concepção. A DHS Hurricane 3 nem tanto, mas a Xiom Omega V Euro tem características totalmente diferentes do que vc usou até hoje, independente da raquete com a qual vc vai usá-la.

Mas bem, com as borrachas em mãos, pelo menos a boa notícia é que vc não precisa necessariamente gastar 100 dólares. Uma raquete de 5 folhas de madeira pode te ajudar a desenvolver melhor a sensibilidade e não faltam opções. Aqui no mesmo no site tem 4 opções, entre as quais eu destacaria a Donic Waldner Offensive e a Donic Ovtcharov Senso V2. Outras opções no mercado são a Xiom Offensive S, a Butterfly Petr Korbel, a Yasaka Ma Lin Extra Offensive e a Cornilleau Hinotec OFF, entre outras.

Abraços!!!

Didiosan e Alcir,
Primeiramente obrigado por me ajudarem.

Trata-se de um modelo recém-lançado pela Nittaku(2016). Coloco imagens da raquete para apresentá-la.
Não consegui encontrar críticas ou relato de outros jogadores sobre a raquete, acredito que é por estar no mercado há muito pouco tempo.
Deixo as características e descrições realizada pela fabricante e vendedor:

Dados do fabricante:

Tipo: OFF
Medidas: 157x150 mm
Espessura: 6,2 mm
Empunhadura: FL ou ST
Peso: +/- 75 gramas
Folhas: 5
Velocidade: média-baixa
Dureza: Média
Shot feeling: Middle ( Não sei o equivalente em português)

Descrição do vendedor:

“A lâmina é muito leve e confortável para jogar.
Forestia irá ajudá-lo a aprender todos os tipos de habilidade no tênis de mesa.
A madeira compensada Kiso hinoki é usada para revestimentos exteriores.
Você pode sentir o cheiro maravilhoso desta madeira na lâmina nova.” (Traduzi para o português)

Pelo que entendi do catálogo da Nittaku, a dureza é equivalente a do modelo Flyatt Carbon só que a velocidade é ligeiramente inferior (anexo também foto do quadro comparativo elaborado pela fabricante).

Conheço muito pouco das madeiras e sua influência no conjunto, inclusive, este será um tópico que pretendo abrir mais na frente já que as informações que encontrei sobre o assunto são escassas, porém pelo que entendi trata-se de uma raquete macia (será muito macia?) por utilizar hinoki nas folhas externas, que possui uma velocidade média e um excelente controle.

Sei que sem testar é muito difícil emitir uma opinião, mas e aí o que acham? Será que vai deixar o conjunto lento demais? Acham que esta raquete consegue colocar um bom nível de efeito na bola?

A Eternity é muito mais dura que a Infinity? Considerando que uma borracha é chinesa(esponja dura) e a outra é tensionada tenho receio do conjunto perder muito em controle.

Attachments:

Não consegui anexar o quadro comparativo.
Deixo o link do catálogo que contém o quadro comparativo:
http://www.nittaku.com/catalog/2017en/ebook/mobilesafari/body_ms.html

Alcir,

Alguma dica/treinamento que possa auxiliar na adaptação com a Ômega V Euro? Qual será o maior estranhamento e as maiores dificuldades que terei?

Pq as raquetes de 05 folhas de madeira são as mais indicadas para estas borrachas? Quais características posso esperar, levando em consideração o meu estilo de jogo?

Dei uma olhada nos materiais que você sugeriu.

DONIC WALDNER OFFENSIVE - Não encontrei aqui na loja.

CORNILLEAU HINOTEC OFF - Nunca encontro nada relacionado a esta marca para ser vendido, até mesmo lá fora!

DONIC OVTCHAROV SENSO V2 - Olhei os comentários e a classificação no TableTennis DB. Achei macia demais para jogar com uma borracha chinesa, não acha que a velocidade seria muito sacrificada?

XIOM OFFENSIVE S e BUTTERFLY PETR KORBEL - Estes modelos me agradaram bastante, principalmente a KORBEL. Pode detalha-los mais um pouco? Como ficariam com estas duas borrachas?

Está disponível na loja como DONIC WALDNER OFFENSIVE 2016 - EDIÇÃO ESPECIAL, seria minha escolha, é uma raquete com muito controle, sensibilidade característica das 5 folhas da Donic, mas mantendo boa velocidade. Na verdade todas essas citadas te atenderiam bem.
Em relação à velocidade, como você tá investindo em uma material bem superior ao que utilizava, provavelmente achará qualquer conjunto montado com as requetes indicadas bem rápido no início. De qualquer forma, o melhor é se preocupar em desenvolver os movimentos de forma correta.
Além disso, muita gente que entende de borrachas chineses (não é o meu caso), diz que o potencial delas é melhor explorado com raquetes menos rígidas mesmo.

[quote=“Latfernandes” post=108921]Alcir,

Alguma dica/treinamento que possa auxiliar na adaptação com a Ômega V Euro? Qual será o maior estranhamento e as maiores dificuldades que terei?

Pq as raquetes de 05 folhas de madeira são as mais indicadas para estas borrachas? Quais características posso esperar, levando em consideração o meu estilo de jogo?

Dei uma olhada nos materiais que você sugeriu.

DONIC WALDNER OFFENSIVE - Não encontrei aqui na loja.

CORNILLEAU HINOTEC OFF - Nunca encontro nada relacionado a esta marca para ser vendido, até mesmo lá fora!

DONIC OVTCHAROV SENSO V2 - Olhei os comentários e a classificação no TableTennis DB. Achei macia demais para jogar com uma borracha chinesa, não acha que a velocidade seria muito sacrificada?

XIOM OFFENSIVE S e BUTTERFLY PETR KORBEL - Estes modelos me agradaram bastante, principalmente a KORBEL. Pode detalha-los mais um pouco? Como ficariam com estas duas borrachas?[/quote]
Como disse o Tiago, tudo vai parecer (e será) bem mais rápido com a Xiom Omega V Euro, pq é um material totalmente diferente do que vc usa até agora. Com “rápido”, quero dizer que vai exigir uma sensibilidade bem mais apurada do que a desenvolvida até hoje, e daí o risco de vc adaptar seus movimentos ao material e não o contrário, que é o que deveria acontecer. Mas bem, vc tem o material em mãos e não é por isso que não vai usá-lo. E não existe treinamento para isso, afinal o material é feito para ajudar e não para fazer com que vc gaste tempo se moldando. O que eu posso te recomendar é que mantenha, desde o começo, o foco em fazer os movimentos corretamente acima de tudo (até mesmo de acertar a mesa, no começo), pq como eu disse acima, quando falta sensibilidade, são eles que são sacrificados, e isso deixa marcas difíceis de remover. Tendo os movimentos corretos, o resto vai se ajustando com o tempo, assim que ganhar a sensibilidade que comentamos, e então vc vai conseguir colocar bolas na mesa com mais precisão e até velocidade se quiser e for necessário.

As raquetes de cinco folhas de madeira são mais indicadas justamente porque facilitam esta maior sensibilidade, não sendo tão rápidas e geralmente mais macias. Isso é o que vc deveria esperar delas, mas quanto à conexão com seu estilo de jogo, acredito que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa.

A respeito de ser rápida e dura, está diretamente conectado ao que eu comentei acima sobre as borrachas, tem a ver com facilitar a sensibilidade. Quanto a maiores detalhes do que se pode esperar com a raquete X ou Y, poderíamos ir para o campo da física, mas acredite, não é necessário. Necessário é ter uma raquete em mãos e treinar muito.

Abraços!

[quote=“Latfernandes” post=108919]Didiosan e Alcir,
Primeiramente obrigado por me ajudarem.

Trata-se de um modelo recém-lançado pela Nittaku(2016). Coloco imagens da raquete para apresentá-la.
Não consegui encontrar críticas ou relato de outros jogadores sobre a raquete, acredito que é por estar no mercado há muito pouco tempo.
Deixo as características e descrições realizada pela fabricante e vendedor:

Dados do fabricante:

Tipo: OFF
Medidas: 157x150 mm
Espessura: 6,2 mm
Empunhadura: FL ou ST
Peso: +/- 75 gramas
Folhas: 5
Velocidade: média-baixa
Dureza: Média
Shot feeling: Middle ( Não sei o equivalente em português)

Descrição do vendedor:

“A lâmina é muito leve e confortável para jogar.
Forestia irá ajudá-lo a aprender todos os tipos de habilidade no tênis de mesa.
A madeira compensada Kiso hinoki é usada para revestimentos exteriores.
Você pode sentir o cheiro maravilhoso desta madeira na lâmina nova.” (Traduzi para o português)

Pelo que entendi do catálogo da Nittaku, a dureza é equivalente a do modelo Flyatt Carbon só que a velocidade é ligeiramente inferior (anexo também foto do quadro comparativo elaborado pela fabricante).

Conheço muito pouco das madeiras e sua influência no conjunto, inclusive, este será um tópico que pretendo abrir mais na frente já que as informações que encontrei sobre o assunto são escassas, porém pelo que entendi trata-se de uma raquete macia (será muito macia?) por utilizar hinoki nas folhas externas, que possui uma velocidade média e um excelente controle.

Sei que sem testar é muito difícil emitir uma opinião, mas e aí o que acham? Será que vai deixar o conjunto lento demais? Acham que esta raquete consegue colocar um bom nível de efeito na bola?

A Eternity é muito mais dura que a Infinity? Considerando que uma borracha é chinesa(esponja dura) e a outra é tensionada tenho receio do conjunto perder muito em controle.[/quote]

Pela descrição me parece uma ótima raquete cinco folhas e, sendo fabricada pela Nittaku, não se pode esperar nada que não seja alta qualidade de acabamento. Acredito que seja uma ótima opção para o que você procura, material muito fácil de controle e desenvolver seus fundamentos. O mesmo pode ser dito da Ofensive S e da Korbell que o Alcir citou. Indico ainda a DHS PG8 e a Ma Lin Extra Offensive, que casa muito bem com borracha chinesa.
Abraço.

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e paciência.

Neste primeiro momento de adaptação com o novo material, ficarei atento na execução adequada dos movimentos.

Acho que vou ficar com esta da Nittaku mesmo. Depois, caso verifique que não foi satisfatório, penso em muda-la.

Se me permitem, só incomodando um pouco mais, o que esperar de uma raquete 5 folhas cuja a folha mais externa seja de hinoki, como esta Nittaku Forestia? Qual a característica que o Hinoki traz ao material? É uma madeira macia?

Me decepcionei um pouco com problemas de qualidade relatados em fóruns gringos sobre as raquetes da Stiga, alguns, inclusive, afirmando que a madeira delaminou na primeira troca de borracha. Esta informação realmente procede?

[quote=“Latfernandes” post=108934]Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e paciência.

Neste primeiro momento de adaptação com o novo material, ficarei atento na execução adequada dos movimentos.

Acho que vou ficar com esta da Nittaku mesmo. Depois, caso verifique que não foi satisfatório, penso em muda-la.

Se me permitem, só incomodando um pouco mais, o que esperar de uma raquete 5 folhas cuja a folha mais externa seja de hinoki, como esta Nittaku Forestia? Qual a característica que o Hinoki traz ao material? É uma madeira macia?

Me decepcionei um pouco com problemas de qualidade relatados em fóruns gringos sobre as raquetes da Stiga, alguns, inclusive, afirmando que a madeira delaminou na primeira troca de borracha. Esta informação realmente procede?[/quote]

É uma madeira macia, sim. Geralmente as camada mais externas são “acionadas” de forma mais sensível, naqueles golpes menos diretos, nos quais predomina o contato com a borracha (ao receber um saque curto p.ex). Além disso, pessoalmente acredito que nos bloqueios passivos uma camada externa mais macia facilita bastante. De qualquer forma, é difícil de definir as características sem se ater às camadas como um todo, mesmo porque questões como espessura de cada camada também vão mudar suas características e a sensibilidade de cada um é que vai dar a resposta sobre o que é melhor ou pior… As 5 folhas em geral serão mais macias de qualquer forma. Então se já fez suas escolha, pode ir sem medo. Só não caia na tentação de trocar de material poucas semanas depois, a troca contínua é um “vício” que limita o jogo de muitos jogadores, é importante dar tempo para se adaptar ao conjunto.

Quanto às Stiga, elas costumam ser de ótima qualidade, e com um preço mais acessível do que Bty e Nittaku, por exemplo. Mas de fato, principalmente em relação às raquetes da série INFINITY, houve muitos problemas, além dos casos relatados em fóruns, conheço duas pessoas que tiveram que lidar com as lâminas descolando. Imagino que deva ser alguma questão relativamente isolada, pois em geral as madeiras suecas são de altíssima qualidade. Essas duas pessoas, mesmo com o problema, permaneceram a usar a VPS V por conta de suas características.

Pode ter acontecido, mas antes de me decepcionar, eu procuraria saber como as borrachas foram coladas, como foram retiradas, etc. Não é apenas falta de qualidade que pode causar problemas, e geralmente esses outros aspectos são omitidos. Hoje em dia, o que não falta é informação, mas isso é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Leva um tempo para se situar e adquirir um certo filtro, mas sem dúvida, o que eu aprendi primeiro foi não confiar em quem fala MUITO bem ou MUITO mal de material. Além do caráter subjetivo, geralmente há muito mais expectativa no material do que no uso dele. Da minha experiência, eu tenho duas raquetes Stiga, compradas uma na China e uma na Alemanha, e as duas tem o mesmo bom padrão de qualidade, muito bem seladas, etc. Mais uma vez, não duvido que algum problema de qualidade possa ter acontecido, mas não acredito que isso desqualifique as raquetes como um todo, ainda que seja o caso.

E sim, a camada externa de hinoki deixa o toque mais macio comparado a outras madeiras. Mas bem, no momento, já que vc escolheu seu material, o importante mesmo é tentar tirar o melhor que ele pode te oferecer. Sucesso nesta fase!

Abraços!!!

[quote=“Latfernandes” post=108934]Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e paciência.

Neste primeiro momento de adaptação com o novo material, ficarei atento na execução adequada dos movimentos.

Acho que vou ficar com esta da Nittaku mesmo. Depois, caso verifique que não foi satisfatório, penso em muda-la.

Se me permitem, só incomodando um pouco mais, o que esperar de uma raquete 5 folhas cuja a folha mais externa seja de hinoki, como esta Nittaku Forestia? Qual a característica que o Hinoki traz ao material? É uma madeira macia?

Me decepcionei um pouco com problemas de qualidade relatados em fóruns gringos sobre as raquetes da Stiga, alguns, inclusive, afirmando que a madeira delaminou na primeira troca de borracha. Esta informação realmente procede?[/quote]

Hinoki e uma madeira macia, ótima pra jogo baseado em looping. Mesmo sendo macia ela imprime uma boa velocidade, diferente da limba, macia e menos rápida (isso vale para madeiras com mesmo número de folhas e da mesma categoria, claro). Acho que vc escolheu bem, agora é treinar muito para tirar o melhor do novo material.
Abraço.

Sobre essa questão de descolar a camada externa, a solução é simples. Selagem. O grande problema que leva a essas impressões sobre acabamento, é que nem todas as raquetes vem seladas de fábrica. Pensando nisso, algumas lojas fornece esse serviço até gratuitamente quando vc compra a raquete. E algumas madeiras são bem sensíveis e se não cuidar arranca lasca mesmo. Selar levemente as raquetes que não vem de fábrica seladas e cuidar na hora de retirar as borrachas coladas diminui para quase zero os casos de danos a equipamento.

Mas acho que de fato houve algum problema de fabricação da linha infinity, um amigo de clube recebeu a raquete com a folha externa descolada da loja, ainda estava lacrada. Pela resposta do site onde comprou parece que diversas outras pessoas também tiveram o mesmo problema.

Prezados,
Boa noite!

O material completo finalmente chegou hoje.
Como terminei de montar agora, ainda não consegui testá-lo em condições de jogo.
Embora ainda não tenha jogado, fiz alguns testes batendo bolinha e a diferença é perceptível. É outro nível de material.
A diferença de dureza entre a esponja da dhs e da xiom é gritante. Precisei imprimir muito mais força para cortar a borracha chinesa.
Outra coisa que percebi é que a omega V é muito mais sensível e exige muito mais cuidado que a Hurricane. Os protetores de borracha foram um bom investimento.
Outra coisa, da próxima vez que for cortar a borracha, como faço para deixar o mais perfeito ou menos torto possível? Cortei com estilete…
Por fim, segue algumas imagens.

Attachments:

Mas acho que de fato houve algum problema de fabricação da linha infinity, um amigo de clube recebeu a raquete com a folha externa descolada da loja, ainda estava lacrada. Pela resposta do site onde comprou parece que diversas outras pessoas também tiveram o mesmo problema.[/quote]

Infelizmente ainda acontece esse tipo de coisa, mesmo em materiais caros. A stiga tem essa fama de acabamento duvidoso, várias pessoas relataram fatos semelhantes, além de raquetes que soltam lascas mesmo com todos os cuidados possíveis na colagem e troca de borrachas.

[quote=“Latfernandes” post=109114]Prezados,
Boa noite!

O material completo finalmente chegou hoje.
Como terminei de montar agora, ainda não consegui testá-lo em condições de jogo.
Embora ainda não tenha jogado, fiz alguns testes batendo bolinha e a diferença é perceptível. É outro nível de material.
A diferença de dureza entre a esponja da dhs e da xiom é gritante. Precisei imprimir muito mais força para cortar a borracha chinesa.
Outra coisa que percebi é que a omega V é muito mais sensível e exige muito mais cuidado que a Hurricane. Os protetores de borracha foram um bom investimento.
Outra coisa, da próxima vez que for cortar a borracha, como faço para deixar o mais perfeito ou menos torto possível? Cortei com estilete…
Por fim, segue algumas imagens.[/quote]

Parabéns pelo novo material! Uma coisa que ajuda é passar o estilete a primeira vez só para abrir a esponja e depois ir intensificando o corte até o topsheet. O estilete tem que ter a ponta da lâmina quebrada antes de cada troca de borrachas. Uma dica que eu recebi e achei incrível foi usar bisturi para cortar. O procedimento e o mesmo, mas com o bisturi vc consegui um corte mais preciso. Na dúvida, vá de tesoura bem afiada. Não acho aquela maravilha (pro meu gosto), mas é mais fácil de conseguir um corte decente pra quem não tem muita habilidade com o estilete ou bisturi.
Abraço.