Tenho 16 anos, ta tarde pra mim?

Comecei à 1 mês

O objetivo é o seguinte: conseguir um lugar entre os top 5 brasileiros
Material: Logo uma Raquete KWS Twister CL com Sriver no fh e Sriver FX no back usando cola rápida (aquela da tibhar) até ano que vem ( ai vejo se ja vai ter mais borrachas com velocidade integrada como a nimbus e a sinus da tibhar).

Recursos para treino e etc: Jogo em Varginha, no mesmo lugar que o campeão mineiro treina (ele deixou uma mesa de cortesia pra quem quiser treinar, mtu bonzinho ele é, deveriam velo jogar um dia) na cidade não temos muitos recursos para treino, o que mais falta é um Técnico disponível, eu sou bastante incentivado pelos meus colegas devido ao meu esforço pra treinar (eu treino até sem raquete quando to em casa, só na sombra :/).Treino umas 6 - 8 horas 5-6 vezes por semana, isso depois da academia que dura das 2 ás 4 e o treino começa ás 6h (quinta numca tem e as vezes não abre de sábado).Meu pai me incentiva e logo vai arrumar dinheiro pra mim comprar minha primeira raquete nova minha mãe mora em Portugal e está querendo comprar algo pra mim de lá se alguem quiser indicar algo de lá… ja sabe ^^

Não me confundam como um garoto que está apenas animado com o jogo, eu estou verdadeiramente levando TM muito à sério.

Não estou querendo me federar logo de cara, pois ja vi aqui no fórum que isso seria desnecessário, já que alguns campeonatos são apenas para não federados, e é nesse campeonatos que se encontram vários iniciantes.

Sempre baixo vídeos postados por colegas aqui do site, que vídeo seria o mais adequado pra mim assistir logo de cara?(atualmente to com os treinamentos chineses, o treinamento do waldner e os treinamentos daquelas ex jogadoras da seleção chinesa)Não precisa postar o link só fala qual é que eu procuro aqui.

Paciencia: Eu tenho paciência, procuros artigos técnicos no google á respeito da teoria no TM, estou querendo comprar alguns livros e tudo, resumindo, eu tenho paciencia e gosto muito de conhecer a teoria no TM, por favor me passem o máximo que der.

Habilidade na Mesa: Vou confessar, no começo achava que era medo de errar, mais descobri nas férias que na verdade é medo de acertar, eu ficava pensando muito em acertar, me distraia e errava, agora ja arrumei isso em mim e estou melhorando o nível técnico, sempre tive dificuldade em alguns esportes… atualmente me considero em um bom nível, outro dia tava até acertando uns drives fortes naquelas mini raquetes, estou começando a treinar a base agora que vi um tópico sobre isso no site.

Ahh e outra, o que vocês acham que eu deveria fazer em relação a falta de estrutura em Varginha pro TM?Eu tenho sorte eu sei de o o campeão mineiro treinar aqui ( ele mora aqui) e ter disponibilizado um lugar pra gente, mas estou precisando de um técnico e estou pensando em ir pra Portugal Coimbra ou SP depois dos 18… fazer uma facul e continuar tentando.

Meu maior medo é acabar tendo o TM apenas como uma brincadeirae nada mais que isso…

Por enquanto acho que isso é tudo, desculpem pelo tamanho do texto, tou muito desorientado no momento e acabei digitando isso tudo, se vc leu até aqui muito obrigado pela paciência, se não lêu não o culpo…

olá, Saiorius

Como todo jovem vc deve ter um sonho, eu jovem, tinha o desejo de ser um bom jogador de baseball e quem sabe um dia jogar na seleção.
Mas vc deve ter cuidado para não se exceder e se machucar, o chamado overtraining é o pior de todos, acabei estourando o ombro e hoje nem chego perto de uma luva de baseball.
Outra situação é o fato de não conseguir resultados, sendo q o seu objetivo é meio exagerado. Então vem a frustração e em pouco tempo vc para de jogar. Tenha objetivos mais modestos como aprender todos os fundamentos, ter um drive potente ou um footwork perfeito ou coisa parecida, assim vc evolui naturalmente.
boa sorte.

Pois bem…
Não posso deixar de parabenizá-lo pelo esforço e por uma certa maturidade que não é normal pra a sua idade.
Mas não posso deixar tb de lembrá-lo que nesta mesma idade é quando fazemos as decisões mais importantes da nossa vida, as que terão mais reflexo no nosso futuro.
Vou te dar um parecer mais objetivo agora, mas podemos conversar melhor via e-mail depois (te mando meu e-mail comercial via mensagem privada, ok?) se vc quiser.
Tarde para começar? Aquela história que nunca é tarde para começar, no TM, nem sempre é verdadeira, dependendo dos seus objetivos. E vc tem metas bem ousadas, mas eu acredito que devido ao seu esforço, vontade de fazer as coisas certas e o apoio que vc recebe dos seus pais (que é muuuuuuuito importante e geralmente não temos), a sua idade não será um grande problema. Porém, vc terá que lutar muito mais que os outros para chegar no seu objetivo, pq eles competem desde 6, 7, 8 anos.
O mais importante é que vc mantenha um plano paralelo, ou seja, estude muito e construa uma carreira paralela. As chances de vc se sustentar única e exclusivamente do TM são pequenas, e quanto a isso vc não pode se iludir, eu estaria sendo um hipócrita se te disesse o contrário. Mas isso não deve fazer vc desistir, porém deve ser considerado para que não fracasse no seu plano de vida. Portanto, faça uma boa faculdade, um estágio, e trabalhe na área que vc escolher. E só abandone este plano se o TM der muuuuuuito certo na sua vida.
Eu tb fiz uma escolha, aos 14 anos: deixei os treinos e comecei a delinear minha carreira. Cursei aprendizagem industrial no SENAI, depois técnico em mecânica e agora, aos 24 anos (que completarei no dia 08 de agosto), estou à 6 meses de me tornar engenheiro de produção e trabalho na Scania. Apesar de parecer, não estou fazendo propaganda de mim mesmo, só estou querendo te dar uma idéia do tempo e do esforço que leva para alcançarmos os nossos objetivos. Este meu sonho demorou 10 anos (que é um belo pedaço de vida) para ser concretizado e é só o começo.
Bem, já estou me alongando demais, se vc quiser nós continuamos a conversa por e-mail, ok?
Abraço!!!

Se você tem objetivos de chegar a um nível mais alto mesmo no Brasil, recomendo que quando tiver oportunidades, faça clínicas e treine em outros estados, principalmente em SP. É o Estado com os melhores clubes e torneios do Brasil…

A sua base vai ser muito importante pra ser um bom jogador, assistir vídeos também vai ajudar você, mas a prática bem orientada em aulas particulares e coletivas de tm é que vai fazer efeito.

Minha situação eh parecida com a sua
Tenho 16 vou fazer 17 anos semana q vem
sou de Londrina onde tem um treino forte pro estado mas um pouco baixo comparado com São Paulo
meu objetivo nesse ano eh ir por Jojup´s(Jogos da Juventude)
a equipe de Londrina eh forte tem a vaga do Danilo Toma e tem o resto do pessoal q briga por vagas alguem deve conhecer esse pessoal como o Murilo Sodré e o DIdio
sei q é um tanto dificil isso mas eu luto pra tentar chegar treino 5 vezes por semana
mas como eh o ultimo ano q posso competir no Jojup´s treino pra ir pq depois não irei ter mais oportunidade de ir
tenho algumas inspirações aki como o Roberto Diquique ele começo com 14 ou 15 anos e chegou no auje dele estado mto bem rankiado

Esse tópico me lembra àquele de iniciar treinos depois dos 30…rs
Veja meu caso, iniciei meus treinos com 29 anos, treino há 3 anos, e graças ao esforço e dedicação já faço parte da comissão técnica do CT onde treino hoje…

É bom ter alvos grandes se não vc não vai conseguir ir longe, mas como mto bem avisado aqui, cuidado pra não pular etapas visando um objetivo muito distante, dê um passo de cada vez, aproveite/crie as oportunidades, e respeite os limites do seu corpo…

[]´s

-Isaovet -> Muito obrigado pelas dicas pessoal, foram de grande ajuda ^^, quanto aos treinos muito pesados eu li sobre isso no fórum e no fran tt e agora que ouvi mais uma vês isso no fórum deixei de lado minha teimosia e vou começar a fazer treinos menos exaustivos (tanto por que pra acordar e ir pra escola no dia seguinte era um esforço :stuck_out_tongue: ).

Quanto as clínicas eu to pensando sim em ir, o que eu mais queria na vida era ter ido no Fran tt que teve nessas férias, porém eu não tenho nem a raquete ainda dai nem insisti mtu com meu pai, treinos em SP eu quero ir sim, tenho família em SP e isso ja é uma grande vantagem.

-Trabalho e faculdade alternativos?Concerteza brother ^^, eu to ligado que aqui no Brasil só umas 5 pessoas sobrevivem bem com TM.

-j0rnal1sta -> Lendo sua resposta ficou mais do que claro pra mim, tenho que arrumar um técnico, ou algo perto disso pelo menos, o Wesley da uma ajuda, mais fica difícil pra ele se preocupar com o treino dele e o treino de mais umas 15 pessoas que treinam la tb, sendo que nem todas elas treinam a sério, já que nem ele mesmo tem um técnico.

-Alcir -> Muito obrigado, que você arrume novos sonhos e vá atrás deles igual você fes com o seu trabalho

-Mutley-BR -> Depois de um certo tempo eu vou querer fazer o msm que vc, fazer parte de uma comissão técnica e quem sabe virar treinador ^^

-Ken-chan -> Corre atrás, treine disciplinadamente e intensivamente, pensa no que você tá fazendo, na jogada que o cara vai dar e como vc tem que devolver se ele fazer tal jogada, tenho certeza que se vc correr atrás de verdade é capaz de vc até ganhar este campeonato, abraço.

Quanto a pular fundamentos do treino eu acho que tava fazendo isso, devido a pressa de obter resultados rápidos, eu li no fórum sobre os fundamentos de um treino e ja comecei a pensar em como eu vou organizar meus treinos, não recomendo a nimguém que está começando fazer o mesmo que eu fis, e ja querer sair dando drives pra todo canto no primeiro dia de treino, isso em ves de ajudar atrapalha pois vc vai ficar sem movimento correto nem no fore nem no back e muito menos no meio (não sei como fla).

Mais um obrigado pessoal, vlws msm de verdade, às vezes é nescessário alguem falar as coisas pra gente, pra dar uma luz, falow ^^

[quote=“Saiorius”:2bmff63d]…Quanto as clínicas eu to pensando sim em ir, o que eu mais queria na vida era ter ido no Fran tt que teve nessas férias, porém eu não tenho nem a raquete ainda dai nem insisti mtu com meu pai, treinos em SP eu quero ir sim, tenho família em SP e isso ja é uma grande vantagem…[/quote]O que posso dizer é q vc perdeu a chance d conhecer o Mutley-BR e outras figuraças…
Mto comédia que foi aquilo… :lol: :lol:

[]´s

;(, mais o wesley foi, ele arregaço a seleção la neh ;D, po, janeiro eu to la no fran tt quem sabe agente se encontra la ^~

Seleção?.. q seleção tava lá?..
Tinha a Priscila que entrou agora, se não me engano…

[]´s

[quote=“Saiorius”:3n2r4e32]Meu maior medo é acabar tendo o TM apenas como uma brincadeirae nada mais que isso…
[/quote]
Na minha opinião, vc deve “correr atrás do seus sonhos”…
Se existe uma coisa na vida que fica para sempe é o arrependimento.
Geralmente temos arrependimento de decisões erradas, ou atitudes erradas etc…
Mas o maior de todos é o de não ter tentado.
Assim sendo, ser da seleção brasileira nao é para todos, claro, mas se é seu sonho, vá atrás.
No futuro, quem sabe, vc olhe para trás e veja que escolheu certo ou errado, mas tentou, sem arrependimentos…
Abraços.

Valeu, é isso mesmo que eu vou fazer, se eu não conseguir… pelo menos vou ter o consolo de ter dado tudo e mais um pouco, mais eu vou conseguir sim. me aguarde ^^

eu axo que a seleção chilena foi la neh?talves a seleção jovem brasileira tenha ido tb

Tinham sim 2 chilenos, mas não sei se são seleção não…
E eles só treinaram “misturados” 1 vez só…

[]´s

É que pelo que me parece 1 mês atrás no site da fran tt estavam flando que uns caras da seleção chilena e de outro país iam treinar no fran tt, aaa mutley, quem foi o campeão dos jogos internos esse ano?Foi o wess dnovo ou nem teve jogos internos?

Ah, sim, creio que vc tá falando do pessoal do México, mas eles não chegaram a tempo pra clínica pq tiveram problemas com visto…
Se o sobe/desce é o q vc se referiu aos jogos internos, o campeão lá foi o Mateus…

Torneio mesmo rolou não…

[]´s