Tenergy 05 e 64

Bom dia galera! Eu me considero inexperiente nesse vasto mundo de borrachas e raquetes. Meu conhecimento é limitado as borrachas da Donic, gostaria da ajuda de vocês em uma saída menos onerosa para o conjunto do tópico, como xion dhs e outras, as quais não tenho conhecimento, mas que mantenham as caracteristicas básicas das tenergys. Também gostaria de entender qual o melhor tipo de raquete para essa composição. Eu gosto de jogar fora da mesa com bastante giro, atualmente uso um conjunto barracuda com uma 5 folhas de madeira, mas a falta de velocidade já está me incomodando. Comprei esse conjunto por dicas do Alcir e Nakata, no intuito de aperfeiçoar meu jogo, e isso me foi super válido, mas quero acelerar as coisas, já que a t´cnica já adquiri. Conto com a ajuda de vocês!!!

Gilbert, tudo bom com você?

Vamos começar a te ajudar então. As borrachas da Tenergy têm uma característica bem única delas, que realmente não vejo algo exatamente igual em outras. A esponja delas é muito tensionada, o que dá a elas muita velocidade, e a borracha é bem aderente (quase igual uma chinesa), o que faz a superfície ser relativamente “tacky”, ou grudenta. Substituir as Tenergy por outra exatamente igual seria como pedir pra contratar o Messi e trazer o Ibrahimovíc (não é a mesma qualidade, mas chega perto kkk).

Primeiro, você falou da questão da velocidade. Vamos tentar primeiro pela sua madeira.Tente pegar uma madeira de 7 folhas (de preferência uma madeira mais dura, ou “stiff”) ao invés de uma de 5, isso já fará uma diferença brutal na velocidade. Madeiras de 5 folhas costumam dar mais giro para drives, a custo de uma menor velocidade (não é via de regra, mas serve para testar). Quanto mais folhas geralmente, mais velocidade e mais seca a batida (existem exceções).

Daí especialmente em madeiras muito ofensivas, seu problema será o alto custo, mas vamos tentar driblar isso. Uma sugestão que eu posso te dar é a PG7 e PG9 da DHS (o preço delas é bem acessível), ambas são de 7 folhas e são OFF, ou seja, extremamente ofensivas. Na época vendia aqui no Mesatenista, não sei como anda por hoje. Essa foi a raquete mais rápida que joguei,e disparava demais a bola. Outra opção que você pode tentar são as folhas de carbono, que dão mais velocidade, mas não tiram tanta maciez da batida como uma 7 folhas, por isso você pode ver tipo (5+2) em algumas embalagens, que é 5 folhas de madeira, mais 2 de carbono. Uma opção bem veloz é a Ovtcharov Carbospeed, da Donic, que possui essa composição. Tanto DHS quanto Donic são as marcas mais acessíveis em preço de madeira. Uma da Stiga, que uso em versão classineta, que gosto muito é a Clipper Wood WRB, de 7 folhas (extremamente dura a batida e bem rápida). Essas 4 opções já te darão um norte em termos de madeira.

Agora, com uma madeira bem veloz, vamos a borracha. Eu, particularmente, acho a Barracuda bem rápida já, mas vamos tentar algo mais rápido ainda. Pode tentar a Coppa X1 Turbo Platin ou a Acuda S1 Turbo (escolhi mais essas pelo preço). Se você quiser outra marca existe a Xiom Vega Pro, que também é rápida. Mas, sinceramente, com uma madeira dessas, mesmo que você continue com as duas que você está agora, já vai virar um foguete, pode ter certeza. Troca de madeira geralmente você sente mais do que troca de borracha, especialmente com madeiras velozes como as de cima. Não sei qual versão ao certo da Ovtcharov da Donic você usa, mas tenha certeza que a mudança será grande. Essas borrachas não tem uma superfície tão aderente quanto as de uma Tenergy, mas possuem rapidez quase equivalente.

Qualquer coisa pode publicar por aqui ou me mande email se preferir: [email protected] ou [email protected]

Espero ter esclarecido algo pra você.

Abraço

Eu usava uma Donic Burn Carbotox, então uma composição como uma bluefire m1 turbo + carbono 7 folhas + barracuda vai dar a diferença que eu procuro provavelmente. A linha xion vega tem mais catapulta comparado com a m1 por exemplo?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Isso eu não sei te responder, pois não usei a M1 Turbo, só a versão anterior. Mas assim, não creio que deva ser tão gritante a diferença no efeito catapulta. Qualquer uma das duas é boa, especialmente se você usar com uma madeira carbonada, como a Ovtcharov Carbospeed.

Diogo qual borracha da loja você me indicaria? Tenho um back bem ofensivo, não sou o Calderano mas gosto de atacar de back principalmente smashes, muito obrigado pela sua ajuda, me tirou várias dúvidas!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Gilbert, pode pegar da loja essa Bluefire M1 Turbo dos dois lados. Essas tensionadas mais rápidas deixam você pegar a bola no ponto mais alto e meio que dar um “smash” nela. E também será mais fácil de você colocar giro no forehand. Com a Ovtcharov Carbospeed vai ficar rápido demais, eu garanto, eu vi alguns reviews dela e disseram que ela é bem rápida, é quase impossível “frear a bola” com ela. Seu ângulo de batida possivelmente será bem menor. Mas tenha paciência que com tempo você se acostuma com o material.

Só me enganei ao dizer que ela é 5 + 2, mas ela é 3 + 2 (Folhas de Hinoki + 2 de carbono), mesmo assim ela é muito rápida. O hinoki é uma madeira que tem uma sensação muito boa pra dar drive, uma das melhores.

Boa sorte pra controlar isso aí, kkkkkkkkkkk

Abraço

A diferença entre uma madeira 5 folhas allwood e uma 7 folhas sendo 2 carbono é tão gritante assim? Pq se não for não compensa.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Então Gilbert, depende do tipo de madeira da sua allwood. Eu vi que essa Carbotox é do tipo OFF da Donic, se eu estiver equivocado me corrija por favor.

Eu testei uma vez carbonada e eu senti diferença na batida sim. Não é algo gritante, mas garanto pra ti que é diferente. A bola dispara com mais facilidade. Por exemplo, se você tiver uma Carbotox OFF e você passar pra uma Ovtcharov Carbospeed vai aumentar a velocidade sim. Possivelmente não vai ser uma grande mudança, mas terá sim.

É como digo, tente ver se algum colega seu tem essa madeira e bata bola com ela.

Mas assim, desculpe intrometer, mas o que você sente que falta em seu conjunto de material atualmente?

Boa tarde Gilbert.
Essa falta de velocidade é apenas no forehand ou no backhand também? De qualquer forma, acredito que valha a pena investir em borrachas apenas, se o problema for só velocidade. Uma Rakza 7 no fore já te dará uma velocidade a mais sem prejudicar demais o controle. Outras opções são a Rasant e a Vega Pro. São borrachas de dureza média, com bastante spin e muito mais velocidade que a Baracuda. Se quiser dar um up de velocidade mais para frente, uma DHS PG7 é uma ótima pedida. Muito boa e com preço relativamente em conta em tempos de dólar a mais de R$ 4,00.
Pra back eu aconselho manter a Baracuda. É uma das minhas borrachas de back preferidas. Muuuuiiiito efeito, durabilidade e controle. Se quiser mesmo trocar, tem a linha europe da Xiom e a linha Rasant powersponge da Andro que acredito que casem bem com o restante do combo.
Abraço.

Boa Noite Diodiosan,
Eu sinto que meu jogo se voltou mais pra spin, mas eu gosto de explosão, não gosto de ficar puxando e nem trocando bola.
Como minha raquete é Ovtcharov senso, 5 folhas de madeira com as barracudas, achei que a troca da raquete tb influenciaria muito.
E esse é o meu ponto chave, o que vai fazer mais diferença, troca tudo só as borrachas, vai dar tanta diferença assim? Facilmente perceptivel? Agradeço a paciencia em explicar as coisas para os noobs!

Bom dia Gilbert.
Muda muita coisa trocando só a borracha! A baracuda é uma borracha voltada mais para efeito e controle, mas sem muita velocidade e aquele efeito catapulta acentuado. É excelente, muito durável, mas pra forehand parece que falta um pouco de “punch” pra definir o ponto, na minha opinião. Já usei muito ela no back e vou voltar a usar em breve numa 7 folhas.
Claro que a raquete influencia também, mas trocar o conjunto todo de uma vez exige cuidados. Sempre recomendo a troca das borrachas por um material mais rápido antes de pensar em mexer na madeira por basicamente três motivos:

  1. Vc já conhece e controla bem seu material, portanto demorará menos para extrair o melhor das novas borrachas. É bom lembrar que borrachas mais rápidas que as baracudas são, na maioria dos casos, mais duras também. Algumas vezes vc precisa mudar o golpe (ângulo da raquete, trabalhar a técnica) só trocando de borracha, imagina trocando os dois.
  2. Só trocaria a madeira se realmente houvesse um problema sério de adaptação ou frustração (ex.: jogava com as mesmas borrachas com outra raquete e gostava mais do resultado. Ou a raquete atual não combina com seu estilo de jogo…)
  3. Economia. Em tempos de crise e de dólar altíssimo, é bom ter cautela… hehehehehehe.
    De qualquer forma, acredito que seria interessante trocar a baracuda por uma rakza 7 ou rasant, que são mais rápidas, mas sem grandes dificuldades para controlar e com bom efeito. No back, a decisão é sua. Não sei se as baracudas estão te atendendo bem, etc…
    Espero ter dado uma clareada.
    Abraço.

Didio valeu pela super explicação, eu tenho uma bluefire m1 turbo aqui em casa, vou colocar no lugar da barracuda no forehand pra fazer essa adaptação que você falou, ela não é nova mas da para ter a sensação da diferença creio eu. Entendi que essa troca brusca pode me prejudicar mais do que ajudar, no fim do mês começa o circuito estadual de tm aqui no rio, achoq ue com essa troca toda não me adaptarei a tempo pelo que estou vendo.

Gilbert, é exatamente isso que o didiosan falou mesmo.

Muitas vezes troca de madeira é muito brusco pro jogo, porque nós não temos a mesma sensibilidade de superfície que os profissionais (por isso que eles sempre usam borrachas novas e madeiras novas, pois eles têm uma sensibilidade muito maior que a nossa a superfície). E sempre busque extrair o máximo de seu material, o que quer dizer estudar ele (o que você vem perguntando aqui) e sempre tentar sentir o máximo possível da bola na batida.

Novamente como didiosan disse, muitos materiais estão caros demais, então é melhor só troca de borracha mesmo. Não sei quanto tempo tem sua madeira, mas dependendo do caso madeira dura por muitos anos, então é melhor ficar com essa (fiquei com uma madeira por 4 anos).

Creio que nós conseguimos te ajudar.

E não tenha medo de perguntar qualquer coisa relativa a tênis de mesa pois todos aqui somos eternos iniciantes, sempre temos algo a aprender. Ninguém aqui vai ser o Ma Long. Somos admiradores do esporte.

Abraço.

Essa é uma boa forma de testar na prática essa conceito de troca gradual de equipamento. Testa lá e depois posta suas impressões comparando ela e a baracuda. Vai ser bem interessante, pode apostar…
Pra campeonato tem que ter mais cuidado. Já me ferrei com esse negócio de trocar tudo muito na véspera. Não que eu fosse ganhar com certeza absoluta com o material antigo, mas vc joga todo inseguro, sem saber ao certo como o conjunto vai responder mesmo em situações que vc já tem uma boa experiência prévia. E isso é horrível… kkkkkkkkk

Tópico excelente, só tinha que trocar o título para “Cuidados Na Troca de Equipamento” ou “O que considerar na troca do equipamento”

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk