Tempo de Bola

Galera, jogamos em Vitória E.S num local em baixo de uma arquibancada num ginásio onde é muito quente e úmido
nessa época do ano. Será que essas condições atmosféricas interfere na velocidade, quiqui e tempo de bola se compa
rarmos com um local mais arejado? A minha impressão é que muda o tempo de bola e a mesma sai com menos velocidade
tornando os drives e até mesmo as bola chapadas bem mais lentas! Opinem!

Sds!

sobre o tempo n sei, mas um negocio q atrapalha muito é a umidade, se for muito fica pingando a borracha, se for pouca tu soa muito e cai na borracha ou ela fica muito seca.

eu acho q fica lento no quente e prefiro joga até no frio, mas é pessoal n sei nada q prove mesmo

Fato:
Quanto à umidade, além dos problemas já citados com a borracha (que são realmente muito chatos), existe sim um comportamento um pouco diferente em relação à bola. Eu não diria que a mudança em termos de velocidade é assim tão grande, mas em altura sim há um probleminha. Acontece que o ar mais úmido fica mais pesado, o que faz com que o seu peso vertical sobre a bola aumente, tendendo a jogá-la um pouco mais abaixo que o normal. Quando as condições forem estas, reparem: as bolas que costumavam dar “redinha” (bater na rede e cair na mesa do adversário), vão ficar na rede (não vão passar), as bolas que costumavam passar bem próximas à rede vão dar “redinha”, e por aí vai.
Se isso pode deixar realmente o jogo mais lento? Fisicamente sim, mas a intensidade disso é discutível, e com certeza não é ela a culpada do que vc chama de “bem mais lentas”.
Abraços!!!

Bem, acho que vc mesmo deu “a dica” …

Em Vitória - ES, vc deve estar no nível do mar ou muto próximo dele (correto ?)
Assim sendo, comparado a locais com altitude maior, com certeza vc deve sentir diferença…
Ou seja a bola tem uma trajetória ( parábola) diferente, em palavras “populares” a bola cai mais rapidamente.
Em locais com altitude maior, a bola tende a ir “mais longe”, ou seja cai depois…

Sobre a umidade, observe se a borracha “não fica suada” … se ficar, a bola com certeza irá “escorregar”…

Mas já joguei em Manaus (no verão) e mesmo assim com umidade muito elevada, não “atrapalhou tanto assim”…
O maior problema lá era o calor (insuportável), o que fazia com que os atletas ficassem lentos…

[]'s

Tendo a concordar com o Doc, mas maior umidade relativa interfere na resistência dos jogadores, principalmente naqueles jogos (categorias mais jovens) onde a velocidade é um pilar.

Entretanto, me sinto seguro em afirmar também que de todos nós aqui, uns 10 a 15% são capazes de perceber isso; não que não saibamos jogar, mas são diferenças são mínimas (qualidade da bola, tinta da mesa, altitude, etc) que a grande maioria vai passar desapercebido.

Problemas mais pontuais, como corrente de ar, claridade exagerada ou regulada e piso de má qualidade são mais “fáceis” de notarmos.

No meu caso particular, tempo de bola eu percebo quando jogo contra pino, mas aí é outra história…

Quanto maior o nível do jogador, mais ele “sente” tais diferenças.
E Pq ?
Pq jogadores “comuns” pegam a bola com relativa “margem de erro”, ou seja, pouco mais adiantado, pouco mais atrasado.
Jogadores de nível mais alto, pegam a bola “no limite”, assim sendo qq mudança afeta a bola.
Fazendo um “paralelo bobo”, seria como um piloto de carro…
Uma pessoa normal, consegue fazer curvas tranquilamente quando a velocidade é relativamente baixa.
Quanto maior for a velocidade, maior terá que ser o controle, e mais dependente “do material” (pneus, pista, angulação da curva etc… irá influenciar muito)…
Vc que joga na ATEME, tem mesas de 30 mm e outas de 25mm, nao sente diferença ?
Quando for jogar nos torneios da FPTM, em que as mesas são Tibhar, vai sentir muito…

Sobre a claridade / reflexo há um porém, depende de outras coisas como genética (olhos claros por ex) e até a sua altura fará diferença…

O grande problema da maioria dos jogadores de nível médio, é que eles erram, mas não sabem pq erraram, a grande maioria acha que é o movimento, e por isso, quando erram, ficam repetindo aquele “ritual” de repetir o movimento…quando na maioria das vezes é outra coisa (tempo de bola, efeito, posição, potência etc…)

[]'s

[quote=“Doc_SP”:1yhrffqy]Quanto maior o nível do jogador, mais ele “sente” tais diferenças.
E Pq ?
Pq jogadores “comuns” pegam a bola com relativa “margem de erro”, ou seja, pouco mais adiantado, pouco mais atrasado.
Jogadores de nível mais alto, pegam a bola “no limite”, assim sendo qq mudança afeta a bola.[/quote]
Essa é a chave.
Por isso o alto escalão “perde tempo” escolhendo bola para jogar, entre muitas outras coisas. São coisas que só vamos saber se chegarmos lá. Então quando vcs virem um pangaré como eu falando que sente estes problemas (não é o caso), desconsiderem: ele só está querendo aparecer heheheheheheheheh. Mas não desconsiderem que as influências existam, pq existem sim. A questão é se vc joga tão no limite para sofrê-las.
Abraços!!!

Fora isso, chegam cedo às competições, para poder fazer um aquecimento adequado :
Vão se acostumar com o local,com as mesas, piso, iluminação etc…
Em suma, aquele velho ditado não serve p/ Tênis de Mesa :
Jogador bom, joga com qualquer material (isto não é verdade).
Quanto maior o nível, maior a dependência do material que usa…
[]'s

[quote=“Doc_SP”:2hgtwgmv]Vc que joga na ATEME, tem mesas de 30 mm e outas de 25mm, nao sente diferença ?
Quando for jogar nos torneios da FPTM, em que as mesas são Tibhar, vai sentir muito…[/quote]

Confesso que tem dias onde esses 5 mm até fazem alguma menção de aparecerem, mas tenho que ser honesto em reconhecer, assim como o Alcir, que ainda tenho um longo caminho pela frente em treinos e competições, etc.

Sobre materiais, por outro lado, dou todo o crédito à você, pois sinto na pele quando jogo com as pessoas.

É (ou seria) assunto para outro tópico, mas o alto preço das coisas influencia muito.

[quote=“gaho”:1v5ti11z]Confesso que tem dias onde esses 5 mm até fazem alguma menção de aparecerem, mas tenho que ser honesto em reconhecer, assim como o Alcir, que ainda tenho um longo caminho pela frente em treinos e competições, etc.
Sobre materiais, por outro lado, dou todo o crédito à você, pois sinto na pele quando jogo com as pessoas.
É (ou seria) assunto para outro tópico, mas o alto preço das coisas influencia muito.[/quote]
No caso das mesas, seria/é mais fácil “identificar” as diferenças, quando vc faz uso do “jogo rápido”, ou seja, saque corrido, 3o bola bem veloz, drives potentes, smash…, perceba que a mesa de 25mm vc terá mais controle (mais perceptível nas mesas Yasaka que tb tem por lá…)…
No caso do material, vc tem toda a razão, melhora o material, e o preço sobe (às vezes demais)…