Técnicos

Ola pessoal…
Aqui vai uma pergunta:

O técnico deve impor seu estilo ao aprendiz, ou deve apenas orienta-lo? As vezes o estilo pode ser passado de forma involuntária pelo técnico?? Pergunto isso pq as vezes os treinamentos parecem… “Faça do meu jeito”

Valeu galera…

Vida longa ao TM!

É que muitas vezes o técnico fala para fazer de um jeito que é o melhor (golpes com mais força, velocidade, efeito, equílibrio, etc), e o que acontece é que muitas vezes isso não é obvio. Muitos já tem vícios de ping pong e não estão acostumados, por isso o técnico deve explicar o motivo de fazer o golpe de tal maneira. Se vc acha que não está evoluindo ou quer uma explicação sobre o motivo de executar o golpe de tal maneira converse com o seu técnico.

Falou,
MTN

Creio que o maior desafio dos técnicos é fazer com que os alunos não desanimem do treinamento, pois um aluno interessado assimila com muito mais facilidade correções de postura e até mesmo imposições do técnico.

:!: De maneira alguma os técnicos devem impor estilos iguais ao próprio. Devem sim orientar aos fundamentos do tenis de mesa, deve buscar novas técnicas (sim, porque o tenis de mesa evolui técnicamente). Imaginem um técnico que jogava na década de 50 treinando hoje, não se atualizando e impondo seu estilo…ping pong mesmo! Os técnicos devem observar e corrigir erros e vicios de jogos, tanto na postura, bem como na estratégia de jogo, pois o tenis de mesa tem duas fases distintas, a fase técnica que são os fundamentos do jogo no tange a movimentos e a fase da estatégia do jogo, principalmente em fazer o inesperado pelo adversário. Alguns jogadores assimilam os movimentos com mais facilidade, outros demoram mais e outros nunca. O desafio é fazer com que todos exercitem em cada treino os fundamentos básicos do TM e não só participarem de jogos valendo ponto. Os técnicos devem ainda incentivar para que cada um desenvolva sua propria técnica, novos movimentos, novas combinações de materiais, novos saques etc. Isso chama-se evolução do esporte, notem que a cada mundial, alguma nova técnica é posta em prática, principalmente pelos melhores ranqueados. Não devemos nunca parar no tempo somente imitando os técnicos, devemos ser norteados por diversos estilos, observar os grandes jogadores, até mesmo no nosso clube, e não esqueçam de incentivar os colegas, mormente os principiantes, ensinando a eles novos movimentos, corrigindo posturas, porque o técnico não pode fazer tudo sozinho, ele depende de todos, um conjunto, e dessa forma todos evoluem para um tenis de mesa cada vez melhor. Abraços a todos

Se por ventura alguem quiser impor o próprio estilo à um atleta…este nem deve ser chamado de Técnico.
Um verdadeiro Técnico deve primeiramente fornecer os fundamentos técnicos á seu atleta e depois destes devidamente conformados fazer uma avaliação do melhor estilo para cada jogador e assim orientar seguindo as caracteristicas de cada indivíduo "indicar"o melhor caminho ao mesatenista.
RESPEITO é a palavra chave…Respeite o atleta e suas caracteristicas.
O que acontece algumas vezes é que o mestaenista se espelha no seu técnico o que é um grande erro!!!
NEHUM TÉCNICO SERVE DE ESPELHO POR MELHOR JOGADOR QUE SEJA!!

ah se eu tivesse tecnico.

Acredito que essa questão, traz novamente a discussão as práticas constantes e variadas.

Tenho a opinião de que, para iniciantes o melhor é sempre ensinar as técnicas básicas de movimentos de golpes. Obviamente, é interessante deixar o próprio atleta desenvolver uma consciência crítica sobre a técnica, pois assim ele assimila de forma muita mais satisfatório~.

A partir de um dado momento, os golpes básicos já estarão sendo executados com perfeição e é aí que se define se o atleta será um top ou se ele não terá tanto sucesso.

O TM é um esporte individual, e portanto, prioriza o talento individual. Nesta transição é necessário deixar que o talento natural do atleta se revele. Se o técnico incutir no atleta técnicas pré-definidas num estágio já avançado pode interferir na evolução do mesmo.

Falo isso com base, nos comentários do técnico que formou o ex-campeão mundial Jean-Phillipe Gatien. Há pouco tempo, ele reconhece que deveria ter dado mais liberdade de criação ao Gatien, e que essa imposição atrapalhou o desenvolvimento do atleta. Segundo ele Gatien poderia ter sido um jogador muito mais tático e genial. Li esses coemntários numa matéria da TT Player sobre práticas em treinamento.

Por essas considerações pode-se perceber que o técnico não é apenas um exemplo, mas é responsável pela formação do jogador. Isso é uma grande responsabilidade.