Técnico Brasileiro de TM realmente é de terceiro mundo?

Por que será que o Brasil não consegui projetar um atleta de tenis de mesa
que consolide uma posição, pelo menos, entre os 30 melhores do mundo?
Será que nossos atletas não tem a “expertise”? (Conhecimento que se adquire pelo estudo, experiência e prática; e a capacidade de aplicar o que foi aprendido de forma adequada às solicitações requeridas pela função exercida. É a busca incessante por novas aprendizagens, o autodesenvolvimento e a socialização do conhecimento no meio em que se vive), ou será que na realidade os técnicos brasileiros não possuem
a “expertise” necessária dentro do atual cenário do tenis de mesa mundial?
Por gentileza, opinem!

Olá Carlos.

Creio que o ponto de não termos alguém entre os 30 melhores do mundo tem diversos fatores.
O primeiro é pelo esporte não ser massificado no país e por isso, tenho certeza, que perdemos boas chances de formar ótimos jogadores. No nosso país, um garoto que tem ótima habilidade no handbol ou tênis de mesa e também no futebol, sempre tenderá para o futebol. Não são todos, mas a maioria.

Outro ponto que acho importantíssimo é o fator psicológico de nossos atletas. Todos sabem no quão é importante esse apecto no TM. Pelos jogos que vejo e mostro aos meus alunos vejo o nível de concentração dos jogadores de ponta. Sinto até frieza em suas partidas.
A preparação desses atletas de alto nível no psicológico é feito desde pequenos e é frizado a sua importância dias antes das partidas, momentos antes, durante ela e após ela.

Falando-se em questão de aspectos técnicos do TM, o Brasil tem uma boa formação sim, mas muito preso ainda aos sistemas de ensino japonês. Que já foi muito bom, mas está defasado hoje em dia.

Nós formamos atletas e vamos tentando moldá-los durante seu tempo de treino e competição, enquanto vejo os europeus e chineses formar atletas muito cedo e depois disso moldá-los, diferente de nós.
O exemplo: Um garoto chinês dispede-se da sua família aos 5 anos para treinar TM de forma séria. Aos 13 anos ou mais cedo o garoto já está formado atleta e após isso ele é moldado para jogar da melhor maneira possível.
Enquanto nós estamos brigando para incentivar o esporte para formar atletas, a europa e os asiáticos estão estudando o Tênis de Mesa e vendo seus pontos falhos e fortes, tendo já seus jogadores sendo formados.

Sou amante do Tênis de Mesa e gostaria muito de ter um brasileiro nos TOP 10 do mundo, porém sou contra a especialização preococe. E se for essa a maneira de chegarmos ao que queremos, sou contra.

Não gostaria que meu filho fosse um garoto estremamente frio e calculista e jogasse tênis de mesa muito bem e fosse o campeão de tudo.rss

VOu esperar para ver a opinião de todos…

Abraço grande

Minha opinião!
Com certeza, se tem algum culpado ou maior responsável, sem duvida alguma que
esta recai sobre os técnicos brasileiros.
Não se pode culpar a falta de dinheiro ou patrocinio, porque em países que
dispoe de menor volume para investimento no tenis de mesa consegue
resultados infinitamente melhores que os conseguidos aqui na terrinha.

Um dos motivos de não ter muitos brasileiros entre os melhores do mundo realmente pode ser a falta de bons técnicos.

Mas pra colocar jogadores entre os melhores do mundo, nossos atletas teriam que competir nos principais campeonatos, ou seja, pro tours da Europa e Ásia. De nada adiantaria ter bom técnico, bom grupo, se os atletas brasileiros só ficassem competindo no Brasil, o intercâmbio de competição é mais do que necessário, é obrigatório pra chegar ao melhor nível.

A quantidade de horas treinadas e a qualidade do treino influencia muito, mas as dificuldades encontradas nas competições é uma das coisas mais importantes, ou a mais importante pra um atleta que quer atingir um top10. Você pode ver que atletas com 15, 16 anos já jogam os pro tours de forma bem competitiva, o mesatenista já aprende a jogar sempre sob pressão desde pequeno, precisando ganhar pra manter seus patrocínios e mesmo para se sentir bem, conseguir resultados depois de muito treino.

Caro PINGMAN, TUDO BEM?
Vc citou o exemplo dos chineses…meu caro, se os chineses estiivessem nas
30 primeiras posições no ranking mundial eu concordaria com vc.abraço.

[quote=“PINGMAN”:1yusznyr]Olá Carlos.

Creio que o ponto de não termos alguém entre os 30 melhores do mundo tem diversos fatores.
O primeiro é pelo esporte não ser massificado no país e por isso, tenho certeza, que perdemos boas chances de formar ótimos jogadores. No nosso país, um garoto que tem ótima habilidade no handbol ou tênis de mesa e também no futebol, sempre tenderá para o futebol. Não são todos, mas a maioria.

Outro ponto que acho importantíssimo é o fator psicológico de nossos atletas. Todos sabem no quão é importante esse apecto no TM. Pelos jogos que vejo e mostro aos meus alunos vejo o nível de concentração dos jogadores de ponta. Sinto até frieza em suas partidas.
A preparação desses atletas de alto nível no psicológico é feito desde pequenos e é frizado a sua importância dias antes das partidas, momentos antes, durante ela e após ela.

Falando-se em questão de aspectos técnicos do TM, o Brasil tem uma boa formação sim, mas muito preso ainda aos sistemas de ensino japonês. Que já foi muito bom, mas está defasado hoje em dia.

Nós formamos atletas e vamos tentando moldá-los durante seu tempo de treino e competição, enquanto vejo os europeus e chineses formar atletas muito cedo e depois disso moldá-los, diferente de nós.
O exemplo: Um garoto chinês dispede-se da sua família aos 5 anos para treinar TM de forma séria. Aos 13 anos ou mais cedo o garoto já está formado atleta e após isso ele é moldado para jogar da melhor maneira possível.
Enquanto nós estamos brigando para incentivar o esporte para formar atletas, a europa e os asiáticos estão estudando o Tênis de Mesa e vendo seus pontos falhos e fortes, tendo já seus jogadores sendo formados.

Sou amante do Tênis de Mesa e gostaria muito de ter um brasileiro nos TOP 10 do mundo, porém sou contra a especialização preococe. E se for essa a maneira de chegarmos ao que queremos, sou contra.

Não gostaria que meu filho fosse um garoto estremamente frio e calculista e jogasse tênis de mesa muito bem e fosse o campeão de tudo.rss

VOu esperar para ver a opinião de todos…

Abraço grande[/quote]

[quote=“Carllos”:2ybt4daz]Caro PINGMAN, TUDO BEM?
[/quote]

Os chineses não estão nas 30 primeiras posições?
O primeiro,segundo,terceiro,quarto,sétimo,décimo e vigésimo quinto são chineses.
Ou seja, tem 6 entre os 10 primeiros…

1 (<<) 12921.00 WANG Hao CHN
2 (<<) 12877.25 MA Lin CHN
3 (<<) 12726.75 MA Long CHN
4 (<<) 12572.25 WANG Liqin CHN
5 (6) 12563.50 BOLL Timo GER
6 (5) 12556.75 SAMSONOV Vladimir BLR
7 (<<) 12372.00 CHEN Qi CHN
8 (<<) 12254.50 RYU Seung Min KOR
9 (<<) 12222.75 JOO Se Hyuk KOR
10 (<<) 12210.00 HAO Shuai CHN
11 (12) 12152.75 OH Sang Eun KOR
12 (15) 12141.00 CHUANG Chih-Yuan TPE
13 (17) 12136.25 SCHLAGER Werner AUT
14 (13) 12130.75 OVTCHAROV Dimitrij GER
15 (14) 12130.00 KREANGA Kalinikos GRE
16 (11) 12119.50 LI Ching HKG
17 (16) 12053.75 CHEUNG Yuk HKG
18 (19) 12048.50 KAN Yo JPN
19 (20) 12045.00 PERSSON Jorgen SWE
20 (18) 12036.50 GAO Ning SIN
21 (<<) 12028.00 MAZE Michael DEN
22 (26) 11986.25 CHEN Weixing AUT
23 (25) 11977.75 PRIMORAC Zoran HRV
24 (22) 11975.75 KO Lai Chak HKG
25 (27) 11960.25 HOU Yingchao CHN
26 (23) 11957.25 MIZUTANI Jun JPN
27 (24) 11954.25 CRISAN Adrian ROU
28 (37) 11944.00 GARDOS Robert AUT
29 (<<) 11943.25 YOON Jae Young KOR
30 (31) 11930.75 LEE Jung Woo KOR

Como dizia a miha Vó…lé com lé e cré com cré…
SE LER NOVAMENTE O QUE EU ESCREVI …É PROVÁVEL QUE ENTENDA!!!

[quote=“j0rnal1sta”:1uio7lda][quote=“Carllos”:1uio7lda]Caro PINGMAN, TUDO BEM?
[/quote]

Os chineses não estão nas 30 primeiras posições?
O primeiro,segundo,terceiro,quarto,sétimo,décimo e vigésimo quinto são chineses.
Ou seja, tem 6 entre os 10 primeiros…

1 (<<) 12921.00 WANG Hao CHN
2 (<<) 12877.25 MA Lin CHN
3 (<<) 12726.75 MA Long CHN
4 (<<) 12572.25 WANG Liqin CHN
5 (6) 12563.50 BOLL Timo GER
6 (5) 12556.75 SAMSONOV Vladimir BLR
7 (<<) 12372.00 CHEN Qi CHN
8 (<<) 12254.50 RYU Seung Min KOR
9 (<<) 12222.75 JOO Se Hyuk KOR
10 (<<) 12210.00 HAO Shuai CHN
11 (12) 12152.75 OH Sang Eun KOR
12 (15) 12141.00 CHUANG Chih-Yuan TPE
13 (17) 12136.25 SCHLAGER Werner AUT
14 (13) 12130.75 OVTCHAROV Dimitrij GER
15 (14) 12130.00 KREANGA Kalinikos GRE
16 (11) 12119.50 LI Ching HKG
17 (16) 12053.75 CHEUNG Yuk HKG
18 (19) 12048.50 KAN Yo JPN
19 (20) 12045.00 PERSSON Jorgen SWE
20 (18) 12036.50 GAO Ning SIN
21 (<<) 12028.00 MAZE Michael DEN
22 (26) 11986.25 CHEN Weixing AUT
23 (25) 11977.75 PRIMORAC Zoran HRV
24 (22) 11975.75 KO Lai Chak HKG
25 (27) 11960.25 HOU Yingchao CHN
26 (23) 11957.25 MIZUTANI Jun JPN
27 (24) 11954.25 CRISAN Adrian ROU
28 (37) 11944.00 GARDOS Robert AUT
29 (<<) 11943.25 YOON Jae Young KOR
30 (31) 11930.75 LEE Jung Woo KOR[/quote]

Patrocínio, investimento, intercâmbio, etc são fatores que influenciam bastante.

Mas também a postura Behaviorista de muitos técnicos e de muitos atletas influencia bastante.

Colocar a culpa em alguém é mais fácil do que assumir a própria.

Olá, considero muito simplista a linha de raciocínio que o Técnico é responsável…

Técnico sem atleta, salário digno, estrutura de suporte, patrocínio e sorte não faz nada, assim como a falta de qualquer um destes ingredientes na equação não gera campeões.

O que é “primeiro mundo” para vocês?

O Canadá é? Contratou um Treinador brasileiro que foi por muitos anos treinou a Seleção Brasileira.

Será que o Canadá tem atletas para desenvolver um futuro campeão?

Será que o Brasil tem?

[quote=“Carllos”:3vndw9sq]Como dizia a miha Vó…lé com lé e cré com cré…
SE LER NOVAMENTE O QUE EU ESCREVI …É PROVÁVEL QUE ENTENDA!!!
[/quote]
Não vamos radicalizar. Não é preciso que tenhamos TRINTA atletas chineses entre os TRINTA primeiros do mundo para que definamos os fatores que levaram à supremacia chinesa, citados pelo PING. Ele está inteiramente certo.

Em nenhum país que tenha tradição em determinado esporte isso acontece. Não temos 30 futebolistas entre os 30 melhores do mundo; os EUA não têm 30 pugilistas entre os primeiros do ranking peso-pesado; a Tailândia não nos deu os 30 melhores lutadores de boxe tailandês, etc, etc, etc…

Aproveitando, PING, já lhe mandei meu e-mail por MP, para tratar daquele assunto.

Abs.

acho q mtos dos ditos tecnicos de tm do brasil nao passam de ping pongueiros, porém acho q nao eh o motivo principal de nao fazermos um top, o principal motivo na verdade nao existe, eh uma conjunçao de fatores:
poucos praticantes, pessima administração da confederaçao e federações, pouco investimento em centros de treinamento, pouco acesso aos materias e alto preço dos mesmos, tecnicos com conhecimentos insuficientes de tecnicas, taticas e preparaçao fisica, extrema dificuldade para conseguir patrocinio msm para atletas que atingem nivel nacional… e por ai vai, é muita bagunça ainda e jogar a culpa soh nos tecnicos eh sacanagem, concordo que muitos nao sao preparados, mas existem grandes tecnicos como o kobaiashi por exemplo e msm assim aparece um talento raramente.

a unica coisa q as vezes me incomoda é que os tecnicos que tem conhecimento para passar, as vezes ficam escondendo e o mesmo para alguns jogadores…

Pessoal… peço desculpas se errei em alguma observação, porém o que eu quis dizer com o que foi criticado foi a hegemonia dos chineses.

Tenho muita vontade de mostrar aos meus alunos um dia um atleta brasileiro entre os 1ºs do mundo, porém imagino que isso seja um futuro distante.Infelizmente.

Mas tenham certeza que somente pela discussão que estamos tendo aqui já estamos contribuido para melhorar em algo

grande abraço