Opa, queria saber sobre um aprofundamento na questão do clássico, já vi shoto e backhand caneta/classineta e a execução era diferente, mas quando eu dei uma pesquisada sobre shoto no clássico, eu não vi diferença, o único detalhe que eu vi era que o cara não usava o pulso na execução, e então, qual o conceito de shoto? Qual a diferença de backhand e shoto? Ou é são modos diferentes de se referir a uma técnica?
cara eu nao sou especialista nisto, mas pelo que eu sei, não existe ‘‘shoto no classico’’ na empunhadura classica e a classineta(utiliza as duas partes da raquete como classico) se utiliza um backhand normal e no shoto são para as pessoas que utilizam a empunhadura caneta que so usa uma parte da raquete que dai se da o shoto que é o backhand do classico so que na forma de caneta
abraços…
Se você pensar nos princípios da coisa toda, mesmo entre empunhaduras, eles não são lá muito diferentes.
Diferenciando pela execução, fisicamente falando, acredito que é justo indicar que o shoto é um golpe de mais “reação”, usando mais da energia contrária, enquanto o backhand é um golpe de mais “ação”, tendo em vista gerar energia. Enquanto no shoto utiliza-se muito mais do corpo como “contrapeso”, no backhand se ativa muito mais dele, desde as pernas até (principalmente) o punho. IMPORTANTE: não quero dizer com isso que um não pode fazer o que o outro faz (principalmente quando a intenção é alterar o ritmo), mas geralmente é com estas respectivas intenções que se usa estes golpes.
De qualquer forma, com a modernização e intensificação do jogo, o shoto tradicional tem sido um golpe cada vez menos usado em alto nível, onde quase tudo é bloqueio ativo ou contra ataque (embora, é claro, segue sendo essencial e até diferencial para jogo em nível amador). Mesmo nas escolinhas na Europa, é difícil encontrar jovens que empurrem a bola sem o uso do punho. E os mais fortes o fazem quase como uma versão light de um backhand, usando apenas o punho. Me lembro que na primeira vez que treinei lá, tive dificuldade de aquecer com um garoto no backhand, pois ele já colocava bastante rotação, mesmo sem potência, e era difícil colocar a bola na mesa usando o shoto tradicional. Mas reforço e acrescento: em nível amador, um bom shoto (regular e preciso) não só pode fazer diferença no seu jogo, mas pode te abrir portas para treinar com gente melhor que você, te dando uma oportunidade de evoluir incrivelmente.