Técnicas de Treinamento no Japão

Gostaria de saber como é o sistema de treinamento de Tênis de Mesa no Japão, principalmente os treinos para formação de atletas profissionais?
Alguém conhece ou tem alguma idéia??

Grato

Ayrton

Eu tenho uma vaga idéia, pois visitei o centro de treinamento do Edson Fumihiro Takahashi e ele me explicou alguns detalhes. O treinamento em si é separado por nível. Atleta de nível A só treina com outra atleta de nível A. Os saques também ganham destaque especial no treinamento. A primeira parte do treino é somente saque (1 hora inteira sacando e catando bolinhas). Eu prestei mais atenção nas atletas de nível A, então comentarei apenas sobre elas. O forte do CT dele são jogadoras kateiras infantis e juvenis. Essas 2 do nível A eram kateiras e passaram todo o resto do treino executando apenas 1 jogada, que era ataque de A numa diagonal e defesa (kato) de B. Imagino que elas devam treinar movimentos e situações de jogo diferentes em outros dias, mas o enfoque daquele treino sem dúvida era p/ aquela diagonal. Uma coisa interessante é o pique exigido dos atletas em tempo integral por parte do Fumihiro. Quando ele nota que fica algo mecânico demais e sem empolgação, ele solta um berro em japonês: “GAMBAREÔ!!!”, que significa algo como “VAMOS ESFORÇAR!!!” E imediatamente todos os atletas respondem com outro berro: “HAI!!!”
Ele também me contou como funciona a evolução de um atleta no Japão. O CT dele é forte em formação de talentos, mas fraco em estrutura p/ mantê-los como profissionais. Então em todo campeonato existem os olheiros de grandes clubes p/ “roubar” os melhores atletas dos clubes pequenos. E quando um clube grande resolve que quer ter determinado atleta, já era p/ o pequeno, pois o clube grande oferece estudo, moradia, ajuda de custo, todo o patrocínio que envolve um jogador de TM, além do principal que é a chance maior de destaque em competições fortes visando melhora no ranking e, consequentemente, seleção.

Excelente Nakata

Quanto aos dias e horários dos treinos? Preparo físico? ou tática de jogos? Você tem alguma idéia?
Além do estilo kato, há predominância de jogo drive, batido, tsutuski, jogo distante da mesa ou estilo chinês mais próximo, etc. Aí no Japão tem mais caneteiro, classineta ou clássico?

Ótimo post nakata! :stuck_out_tongue:
Bem que o fumihiro podia voltar a postar né =(

Todos os dias tem treinos no CT dele, se não me engano. Quanto as outras questões vou ficar devendo. O que aconteceu foi que ele abriu uma exceção p/ mim, pois no CT dele são permitidos apenas atletas até o juvenil. Segundo ele, vários atletas adultos já pediram p/ treinar lá, mas as normas da casa não permitem (obs.: O Fumihiro não é o proprietário do CT). E sendo assim, eu fiz apenas 1 visita ao CT e não pude acompanhar o trabalho dele com detalhes.

Além do estilo kato, há predominância de jogo drive, batido, tsutuski, jogo distante da mesa ou estilo chinês mais próximo, etc. Aí no Japão tem mais caneteiro, classineta ou clássico?
Eu não posso dizer em termos absolutos, mas pelo menos no CT dele a maioria dos jogadores é formada por classistas. E num campeonato que eu fui antes da visita ao CT, pude comprovar que o estilo domina entre as categorias menores. Caneteiros eu vi bem poucos e classineta eu não me lembro de ter visto (32 mesas montadas no ginásio... é complicado acompanhar tudo). Entre as jovens classistas, muitas jogam com pino no back, acredito eu que isto é influência de Ai-Chan e demais jogadoras da seleção. O estilo preferido de quem usa pino no back é parecido com o da jogadora Haruna Fukuoka: controle total no back + contra-ataques esporádicos de forehand. Mas isto tudo foi apenas 1 campeonato que eu presenciei e não deve ser considerado como panorama geral do TM japonês. O nível de jogo é altíssimo, considerando que o campeonato era de categoria menores (juvenil p/ baixo). E era apenas uma etapa regional, no All Japan a briga deve ser de cachorro grande.

Excelentes posts Nakata!

Acho que esse estilo classista de lisa no fore e pino curto no back já vem de tempos atrás… Tenho um amigo que sempre jogou com essa combinação, e ele, quando mais novo, morou e treinou forte no Japão, e me disse que naquela época já haviam bastante classistas que gostavam dessa combinação.

Boa Nakata

O japão está com uma nova safra promissora de jovens atletas, eles treinam no Japão ou treinam fora? Além disso, pude observar um treinador europeu acompanhando a seleção, você sabe que é??
O estilo de jogo desses atletas estão mais proximo do europeu, será fruto do novo treinador?

Ayrton

Matsudaira, Kishikawa e Takakiwa moram e treinam na Alemanha, no Borussia Dusseldorf.

Com certeza tem vários outros lá, mas não sei informar precisamente.

O Mizutani tava lá ate metade do ano mais voltou para o Japão, até onde sei.

O treinador é o croata Mario Amizic.

Essa informação é no mínimo interessante e curiosa, pois no passado o Japão foi referência na introdução do drive e hoje está copiando o estilo europeu. Seria mais lógico copiar o estilo chinês que é o melhor do mundo, não acham???

Ayrton

Claramente pq além de serem os melhores do mundo têm o biotipo mais similar do que os europeus.

Na escola Aomori Yamada, aonde estes jogadores da nova geração deram um salto no nível deles, eles treinavam c/ metodologia japonesa quando o Amizic não estava na cidade.

Trazer o Amizic foi uma escolha da seleção japonesa.
Não sei se por uma questão de oportunidade+contatos ou por uma questão técnica.
Repare que todos jogadores da seleção formados na Era Amizic, têm um backhand no mínimo bom, diferentemente do comum visto na Era da bola de 38mm + cola rápida, onde os japoneses tinham back de amadores e viravam tudo de forehand.