Técnica para Saque Rápido

Bom dia, para aqueles que não conhecem Azuka Sakai, olhem a velocidade do saque do menino:

http://www.youtube.com/watch?v=gfDVXPrLVkg

E para ver melhor, aqui ele está em ULTRA-SLOW.

http://www.youtube.com/watch?v=6e_YjUYO4PI

É de fato bem curioso este saque do Asuka Sakai, embora eu nunca o tenha visto usa-lo em jogo (e ele já vem aparecendo há uns 2 ou três anos, seja no circuito juvenil ou no principal), provavelmente porque não deve ser lá muito fácil acertar dessa forma. E obviamente, se a eficiência do golpe não for razoável, vai ficar só para exibição mesmo hahahahahahah.

De qualquer forma, é no mínimo curioso!

Abraços!!!

Pessoal, vejam aqui alguns exemplos de saques poderosos

https://youtu.be/HI9icrKY3Sc

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

É exatamente isso, Netolx. Muitas vezes nós focamos demais em drive, drive, drive e acabamos nos esquecendo do básico: saque e recepção. Ao meu ver, os dois são os principais fundamentos do tênis de mesa, por um motivo bem óbvio: se não houver um saque bem executado e uma recepção bem feita, não há ponto, o ponto acaba ali. Não adianta nós termos um forehand excelente se ele não consegue ser colocado em prática no jogo.

Outro fato extremamente raro é amadores, e principalmente, amadores brasileiros treinarmos saque: isso mesmo! Pegue uma caixinha de bolas e uns 20 min antes do treino, e fique sacando, apenas para você ver seu efeito sua precisão, etc. Faça isso por pelo menos 1 mês e você já verá a diferença. Eu faço isso por 10 min só e meu jogo melhorou demais após esse costume. É uma boa forma de você sentir seu material e se acostumar com ele também.

Muitas vezes não damos importância devida ao saque e à recepção pois em alto nível os atletas não erram tanto esse fundamento (mas por mais que haja bola de plástico nova etc, ainda erram). Contudo, o saque é o único momento do ponto que você tem total condição de ditar o ritmo do adversário (que você possui 100% de controle sobre ele), e isso é muito subutilizado em nosso nível. Por fim, o objetivo principal ao sacar não é fazer o adversário engolir, e sim fazer a bola voltar onde você deseja e com o spin que você quer, como dá pra ver pelas terceiras bolas dos jogadores no vídeo.

Diogo, eu tinha colocado um link para YouTube mas o link não aparece? Vc conseguiu ver?

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Netolx escreveu:

Diogo, eu tinha colocado um link para YouTube mas o link não aparece? Vc conseguiu ver?

Sim, Neto, basta clicar no play e depois no título do vídeo que a gente já é redirecionado pro Youtube na mesma hora.

Saque e recepção é meio jogo ! Precisa treinar muito !

Tito disse:

Saque e recepção é meio jogo ! Precisa treinar muito !

Permita-me discordar, mas não acho saque e recepção só “meio jogo” de modo algum. Todos os tops mundiais têm uma sessão isolada de saque no treinamento deles, por volta de 1 hora (pode pesquisar na internet). Você pode ter a melhor bola do mundo, mas se você sacar alto ou com qualidade ruim, vai levar uma devolução super agressiva e provavelmente a 3ª bola não voltará. Não adianta termos o melhor forehand no treino se não colocamos este em prática no jogo. E adivinha onde começa o fundamento básico para dominar a mesa e o “jogo de xadrez” (táticas)? Justamente no saque e na recepção. Infelizmente muitos atletas amadores não treinam esse fundamento de modo isolado. Por isso que falo que a gente precisa ir além do “potoc-potoc” na mesa. Volume de jogo por si só não leva a lugar nenhum. A título de estatística, cerca de 60% dos pontos de tops mundias são definidos até a 4ª bola (estatística da bola de celulóide no WTTC de 2003).

Tênis de mesa nunca foi, não é e nunca será só mesa (volume de jogo), por isso é um esporte tão rico e intrigante ao mesmo tempo.