Técnica de jogo - STOP

Os amigos mesatenistas poderiam explicar melhor o que é e como executar o stop?

pelo que eu sei, o golpe é realizado qdo a bola vem curta e com efeito para baixo. o atleta inclina a raquete para cima e espera o contato da bola com a borracha, sem fazer nenhuma força, só parando a raquete.

mas ai que tá. eu tentei fazer o stop só parando a raquete. todas vão na rede.

será que é isso mesmo?

caríssimo MesaTM,
quando for execultar o stop na ora q for bater na bola dê um tapinha pra cima pra ele naum ir na rede (vide treinamento do ryu)
vlw

viniciustmesa, o stop é uma tecnica que utiliza a propria força e efeito da bolinha para que ela volte curta e baixa evitando o ataque adversário.

se vc for der um tapinha na bolinha, vc vai estar colocando força externa, com um golpe que se assemelha mais ao flip do que ao stop.

Stop:

  • Deve ser lançado p/ que caia próximo a rede;
  • O objetivo é que a trajetória do 2° quique finalize antes do final da mesa.
  • Há duas maneiras de executar:
  • A) “Passiva”: (sem uso de força), amortecendo a bola, angulando a raquete p/ que ganhe o efeito, altura e distância desejados. É o mais utilizado por ser mais fácil de ser aprendido e executado. O problema é quando tenta-se executar contra bolas sem efeito e c/ sidespin.
  • B) “Ativa”: (usando um pouco de força), tentando transpor a energia da bola (velocidade e giro) em muito giro e pouca velocidade. A angulação deve ser mais fechada para que a bola não suba muito. É um golpe de qualidade, porém o problema é o risco de errar na angulação ou na força aplicada, possibilitando o erro, uma subida demasiada ou que saia comprida. Os caneteiros utilizam mais este recurso do que os clássicos.

PS: Os nomes “ativa e passiva” são só p/ efeito explicativo.

[quote=“Kyo”:2dgwqsji]Stop:

  • Deve ser lançado p/ que caia próximo a rede;
  • O objetivo é que a trajetória do 2° quique finalize antes do final da mesa.
  • Há duas maneiras de executar:
  • A) “Passiva”: (sem uso de força), amortecendo a bola, angulando a raquete p/ que ganhe o efeito, altura e distância desejados. É o mais utilizado por ser mais fácil de ser aprendido e executado. O problema é quando tenta-se executar contra bolas sem efeito e c/ sidespin.
  • B) “Ativa”: (usando um pouco de força), tentando transpor a energia da bola (velocidade e giro) em muito giro e pouca velocidade. A angulação deve ser mais fechada para que a bola não suba muito. É um golpe de qualidade, porém o problema é o risco de errar na angulação ou na força aplicada, possibilitando o erro, uma subida demasiada ou que saia comprida. Os caneteiros utilizam bastante este recurso.

PS: Os nomes “ativa e passiva” são só p/ efeito explicativo.[/quote]

kyo, me corrija se eu estiver errado, mais quando executo ou pelo menos tento… :lol: sempre uso o passivo, ou seja apenas deixo a bola pingar do outro lado, porém uso o seguinte:

A receber a bola (90% dos casos em que se usa isso o adversário está mais afastado) apenas paro com a raquete, porém, (ai é que tá) não se deve deixar a bola ter muito contato com a borracha sendo assim Mesatm, tente apenas encostar na bola e rapidamente tire a raquete para trás, o muito contato com a borracha faz com que vc coma o efeito do adversário.

Abraços,

Bob

wow… é muito dificil… executar algumas vezes… :smiley:

O que eu entendo por stop é a técnica na qual uma bola rápida é bloqueada com um leve movimento da raquete para trás. O objetivo é diminuir a velocidade da bola e fazer com que ela caia curta do outro lado.

O stop é empregado taticamente ou para mudar o ritmo do jogo, ou para deslocar um adversário que esteja atacando de longe da mesa.

O que o Kyo descreveu acima eu entendo mais como uma enumeração dos princípios de recepção de saque para jogadores que buscam tomar para si a iniciativa do ataque.

Meus 2 cents para essa discussão.

mas o stop pode ser usado como recepção de saque por baixo

[quote=“Mitidieri”:1sri3wpz]O que eu entendo por stop é a técnica na qual uma bola rápida é bloqueada com um leve movimento da raquete para trás. O objetivo é diminuir a velocidade da bola e fazer com que ela caia curta do outro lado.

O stop é empregado taticamente ou para mudar o ritmo do jogo, ou para deslocar um adversário que esteja atacando de longe da mesa.

O que o Kyo descreveu acima eu entendo mais como uma enumeração dos princípios de recepção de saque para jogadores que buscam tomar para si a iniciativa do ataque.

Meus 2 cents para essa discussão.[/quote]
O Stop c/ significado de desacelerar o golpe p/ diminuir o ritmo do ponto ou deslocar o adversário não está errado.

É que no Brasil convencionou-se que Stop seria um apelido p/ a cozinhada curta (só não me pergunte “por que, por quem”). Inclusive, por coincidência, na edição mais recente da TT Player (nº 38) há uma matéria acerca do “Stop”.

Neste caso, o que faltou ser dito é que o detalhe mais importante para a cozinhada sair baixa e curta é o ponto da trajetória em que se colhe a bola:

Para a cozinhada stop sair curta e baixa, o contato com a bola deve ser na fase de subida, imediatamente depois da pingada na mesa.

Treino para ajustar o tempo: um saca curto ou meio-longo (segunda pingada próximo à linha de fundo), o outro acerta a bolinha antes dela pingar pela primeira vez do seu lado mesa. Repete-se o exercício 20 vezes desta maneira e em seguida volta-se a recepcionar da maneira regular, por 10 minutos.

Variações:

  • de vez em quando um saque longo (por ex. 1 em cada 5), que deve ser atacado.
  • depois da recepção, jogo livre
  • misturar saque com e sem spin. O ângulo da raquete deve ser ajustado de acordo.

O objetivo tático da cozinhada stop é evitar que o sacador possa atacar a terceira bola, ou no mínimo, que ele possa atacar com qualidade.

Execução da cozinhada stop. Observe como a bola é tocada cedo, logo depois do pingo:

http://www.butterfly.co.jp/lesson/200802/04.html

http://www.butterfly.co.jp/lesson/200807/03.html