TCC sobre Robô para Tênis de Mesa

Este link já passou por aqui?

http://pmr.poli.usp.br.euniversidade.co … is-de-mesa

Vejam o arquivo anexo abaixo.

Alguém conhece estes alunos?

[b][i]Robô Lançador de Bolas de Tênis de Mesa

Já se encontra desenvolvido um primeiro protótipo de robô lançador de bolas de tênis de mesa, robô este utilizado em treinos de mesatenistas. Este robô serve para auxiliar o treinamento de jogadores de tênis de mesa podendo ser utilizado em diferentes treinos específicos. O protótipo dispõe de ajustes manuais para alterar a trajetória da bola. À medida que são mudadas sua posição, velocidade no lançamento ou a freqüência de lançamentos das bolas, muda-se o tipo de exercício treinado pelo jogador.

Nosso objetivo neste trabalho é implantar um sistema automatizado que controle a movimentação, velocidade de lançamento e a freqüência com que as bolas são lançadas pelo robô utilizando motores DC e/ou de passo. Um dos motores irá rotacionar o lançador para direita ou para a esquerda permitindo, desta forma, que a bola seja lançada em diversos pontos da mesa. Além desse, haverá um motor com um disco em seu eixo responsável por aplicar uma velocidade inicial à bola no momento do lançamento. Por fim teremos um motor para girar um disco dentado que irá realimentar as bolas de tênis de mesa no lançador.

Pretende-se ainda que todo o sistema seja controlado por um microcontrolador do tipo PIC que é muito acessível, tanto para compra como para sua programação e apresenta um baixo custo. A interface com o usuário será feita por meio de um microcomputador. A estrutura mecânica do robô será feita, essencialmente, de materiais facilmente encontrados comercialmente e que apresentem baixo custo como PVC, nylon, alumínio e acrílico.

Autores: Robson Kendy Watanabe e Rubens Augusto Amaro Junior
Orientador: Oswaldo Horikawa[/i]
[/b]

Attachments:

É a primeira vez que eu vejo este artigo. Mas o principal ainda não está esclarescido: se existe no mercado para comprar. Penso em mandar um email para o sr. Horikawa a fim de obter mais informações. Sendo “made in BR” o custo deve ser bem mais baixo que um importado com tal função, de variar a direção do lançamento.

Não deve estar no mercado. Já escrevi para os dois, mas ainda não obtive resposta. Queria até fazer uma matéria com eles.

Abraços,

Mazinho