Tamanho muda alguma coisa !?!?!

Tive a idéia desse tópico quando conversava com uma amiga.

Ai…do nada lembrei de um aperfeiçoamento técnico que o Prof. marles (ex-técnico da sel bras.) que quando se é alto deve-se executar o golpe mais atrás…e quando menor…mais próximo…

o que vc acham??? A Estatura intefere ou não na aplicação da técnica??

Pra mim a estatura interfere sim. Mas tipo… posso estar errado mas na minha opiniao, existe um padrão de tecnica que deve ser adaptado a cada pessoa e não forçado. Nao da pra forçar todo mundo a fazer o “certo”. Existe aquele tipo de golpe que dá uma performance melhor, que dá pra vc adaptar a cada biotipo.

Sobre executar atrás, vc fala longe da mesa?
Tem atletas altos perto da mesa, e atletas baixos que jogam essencialmente longe da mesa.

Eu acho que interfere um pouco na movimentação lateral, e entrando e saindo da mesa. Pode ser q esteja tudo errado, mas é oq eu acho. Tem gente que só consegue dar drive pegando do lado do corpo, fazendo side em todas as bolas.

A estatura interfere sim na minha opinião, e concordo com oq o j0rnal1sta falou sobre o padrão ter que ser adaptado ao atleta.
Um ponto que considero importante ressaltar é a quantidade que é necessário que se flexionam-se os joelhos. Qto mais alto mais é necessário, mas isto não é diretamente proporcional. Há varios fatores que influenciam, como o estilo de jogo e os golpes preferenciais.

Evidentemente que sim. Como o jornalista citou é impossível querer que um jogador fisicamente semelhante ao Yoo Nam Kyu jogue num estilo europeu. Em jogos WLxML (acho que é o que mais existe disponível em vídeo) isso fica bem claro. O footwork de ambos são excelentes mas completamente diferentes. WL por ter um biotipo longilíneo usa muita alavanca e várias vezes “se estica” a fim de chegar na bola. Já o ML, por ser mais baixo e atarracado, usa muito mais deslocamentos de pés. Claro que os estilos de ambos são diferentes, um é classista e o outro caneteiro, mas se ML quisesse jogar num estilo clássico não conseguiria aplicar os golpes da maneira que WL aplica.

Acredito que tudo o que já foi falado é pertinente.

Particularmente, como sou relativamente alto, tenho dificuldades com essa flexão do joelho. Com certeza, o jogador alto precisa flexinar mais a fim de procurar uma altura adequada para o golpe. Mas há um limite, que às vezes é imperceptível e se ultrapassado (flexionando excessivamente) pode causar lesões nos joelhos.

Já percebi isso quando estava treinando. Comecei a sentir dores no joelho e percebi que estava exagerando e flexionando da forma errada. Corrige a postura abrindo mais as pernas (o ideal é uma vez e meia em relação a largura dos ombros). Dessa forma, meus joelhos passaram a uma posição mais relaxada e a minha movimentação melhorou.

Só pra acrescentar. Os joelhos não podem passar da ponta dos pés enquanto vc estiver flexionado. Siga essa regra e os joelhos passarão a não doer, ou doer menos.

Parece bem claro que os joelhos são fundamentais pra jogadores altos. É importante aquecê-los e alongá-los bem antes de treinar ou jogar, além de fortalecê-los através de exercícos específicos.

Quem está acostumado com o esporte de nível amador ou profissional sabe o quanto o joelho é requerido e o quanto é frequente lesioná-lo.