Tacky e Efeito, qual a ligação?

Estou montando minha primeira raquete, criei até um tópico sobre isso, aê pesquisando sobre borrachas vi que tem 2 atributos que me confundem, se alguém puder me ajudar…

Tacky é se a borracha faz a bola “colar” nela, ou não, se sim gera + efeito…

E efeito, é efeito como o próprio nome diz…

Mas qual a diferença entre uma borracha com todos os atributos igual, incluindo efeito e uma com muito tacky e outro sem nenhum?

Não entendi muito bem.

Qual a vantagem de ter pouco, médico ou alto tacky?

Para jogador intermediário, tasky é bom? ruim?

A borracha que to visando em comprar tem nada de tacky e tem bom efeito, isso é bom? Em que situação? No bh ou no fh?

agradeço quem puder me ajudar, já pesquisei e não entendi muito bem.

Obs.: jogo de maneira clássica.

Borrachas lisas, sendo tacky ou nao, geram efeito de alguma maneira. O que difere eh a maneira como fazem isso. Uma borracha normal, por ex, Sriver, gera efeito porque a bola afunda com atrito no conjunto topsheet+esponja e eh cuspida de volta para a mesa adversaria. Ja uma borracha tacky, por ex, Hurricane3, gera efeito usando mais a caracteristica de alto atrito do topsheet. Por isso que nao adianta bater chapado com esse tipo de borracha, existe a necessidade constante de bater raspando bem a bola.
Na minha opiniao, a borracha tacky cria mais dificuldade para o adversario, mas tambem para o proprio jogador, pois nao eh facil jogar com borracha tacky aproveitando todo o potencial dela. Por este aspecto eu diria que borrachas normais sao mais indicadas para o jogador intermediario, pois sao mais faceis de se jogar e facilitam o aprendizado de todos os golpes.

1 Curtida

Muito obrigado pela explicação Nakata!

Vou comprar uma borracha com menos tacky possível então.

Abraços

Se permitem me opinar, pois o último comentário encerra o tópico, concordo plenamente com o Nakata, pois exigem mais disciplina para gerar o efeito e direcionar o ataque. No contra-ataque existe uma enome vangatem em função do efeito, inclusive em bloqueos chapados nas famosas bolas perdidas.
Outra vantagem está no movimento sendo necessário, sendo necessário acostumar-se com o tempos de bola para pegar o tempo para raspar a bolinha na borracha, sem exigir esforço, pois a borracha com a esponja(topsheet+esponja) faz todo o resto.

Grato.

eu ja tive uma borracha tacky e posso dizer que e muito boa.