Pessoal, algumas vezes vocês já se perguntaram que dentre uma infinidade de marcas, modelos, especificações etc de materiais, porque até hoje não existe uma tabela de referência?
Quero dizer, a ittf junto com alguma entidade de metrologia poderia pensar num padrão que ajudasse na comparação entre equipamentos de fabricantes diferentes.
Acho que essa padronização vem a cabeça da maioria das pessoas logo no primeiro contato com esse mundo de equipamentos do tênis de mesa. Vc tem toda a razão quanto à funcionalidade da coisa e do valor que nos agregaria se criassem uma escala realmente coerente.
Mas a minha análise da situação é a seguinte: na perspectiva dos fabricantes, acho que não seria interessante, partindo do princípio que estas escalas próprias são um certo argumento de venda, que é menos efetivo quanto maior é o conhecimento adquirido sobre materiais por parte do cliente, mas que de qualquer forma inegavelmente ainda vende material por si só para uma faixa específica (e muito lucrativa) de mercado. Quanto à perspectiva da ITTF, provavelmente eles ficam amarrados politicamente aos fabricantes, mesmo se tiverem interesse em implementar o modelo (vamos desconsiderar qualquer tipo de desconfiança quanto à integridade da entidade).
De qualquer forma gaho, como eu disse no começo, não há dúvidas que o proposto faz todo sentido e seria muito bom, principalmente para os materiais que viriam e para quem ingressasse no esporte posteriormente.
Abraços!!!
Várias pessoas ja tentaram de varios países (a ITTF nunca) mas nunca da certo, e como o alcir disse nao seria interessante para as marcas de TM, e o melhor mesmo sao os foruns ou compre todas borrachas e veja qual gosta mais rs.
[quote=“Nakata”:1kg4mtu4]Não é exatamente uma tabela, mas a melhor referência que existe são os fóruns onde se comenta muito sobre materiais. Ex: aqui.[/quote]
[quote=“edusena”:1kg4mtu4]Várias pessoas ja tentaram de varios países (a ITTF nunca) mas nunca da certo, e como o alcir disse nao seria interessante para as marcas de TM, e o melhor mesmo sao os foruns ou compre todas borrachas e veja qual gosta mais rs.[/quote]
Sem dúvida, os fóruns são sempre o melhor banco de dados. Neles pode-se coletar informações ainda mais profundas do que as características diretamente dadas por escalas, como a adequação para o seu estilo, etc.
Ainda assim, uma tabela efetiva seria um bom ponto de início. As duas informações aliadas formariam o “melhor dos mundos”. Existem iniciativas na “comunidade internacional”, mas particularmente eu não confio, pq trata-se de números que representam a média obtida das atribuições pessoais de cada indivíduo (num ambiente aberto) que avalia. Assim não existem parâmetros comuns e fica exposto às preferências e peculiaridades pessoais.
Abraços!!!
eu concordo com vcs, sobre estarem vinculados à uma marca ou mesmo o fabricante XPTO inventar uma escala que o valor inicial é o maior da concorrente, fazendo o cliente imaginar que o nível 11 dela é melhor que o 10 da outra.
este fórum tem um acervo para consulta incrível, que uso todos os dias, e os comentários adicionais são ótimos.
os posts do nakata por exemplo.
mas acho que até ele deve se encher de comprar material toda semana, colar, testar, trocar, etc… sem contar o preço
não sei se é viável, mas acabei de ter essa ideia, mas imagine um site, tipo wiki onde cada tópico é uma marca/modelo de material.
nessas “páginas” teriam as informações do fabricante - as oficiais, e quem sabe a média dos usuários, para cada quesito, além dos comentários relacionados e tal.
claro que um site assim já existe fora do brasil, que é o Table Tennis DB.
mas seria perfeito um totalmente brasileiro. quem sabe, anexo à este site?