Tabela de referência de materiais

Pessoal, algumas vezes vocês já se perguntaram que dentre uma infinidade de marcas, modelos, especificações etc de materiais, porque até hoje não existe uma tabela de referência?

Quero dizer, a ittf junto com alguma entidade de metrologia poderia pensar num padrão que ajudasse na comparação entre equipamentos de fabricantes diferentes.

O que acham?

Acho que essa padronização vem a cabeça da maioria das pessoas logo no primeiro contato com esse mundo de equipamentos do tênis de mesa. Vc tem toda a razão quanto à funcionalidade da coisa e do valor que nos agregaria se criassem uma escala realmente coerente.
Mas a minha análise da situação é a seguinte: na perspectiva dos fabricantes, acho que não seria interessante, partindo do princípio que estas escalas próprias são um certo argumento de venda, que é menos efetivo quanto maior é o conhecimento adquirido sobre materiais por parte do cliente, mas que de qualquer forma inegavelmente ainda vende material por si só para uma faixa específica (e muito lucrativa) de mercado. Quanto à perspectiva da ITTF, provavelmente eles ficam amarrados politicamente aos fabricantes, mesmo se tiverem interesse em implementar o modelo (vamos desconsiderar qualquer tipo de desconfiança quanto à integridade da entidade).
De qualquer forma gaho, como eu disse no começo, não há dúvidas que o proposto faz todo sentido e seria muito bom, principalmente para os materiais que viriam e para quem ingressasse no esporte posteriormente.
Abraços!!!

Não é exatamente uma tabela, mas a melhor referência que existe são os fóruns onde se comenta muito sobre materiais. Ex: aqui.

Várias pessoas ja tentaram de varios países (a ITTF nunca) mas nunca da certo, e como o alcir disse nao seria interessante para as marcas de TM, e o melhor mesmo sao os foruns ou compre todas borrachas e veja qual gosta mais rs.

Sem dúvida, os fóruns são sempre o melhor banco de dados. Neles pode-se coletar informações ainda mais profundas do que as características diretamente dadas por escalas, como a adequação para o seu estilo, etc.
Ainda assim, uma tabela efetiva seria um bom ponto de início. As duas informações aliadas formariam o “melhor dos mundos”. Existem iniciativas na “comunidade internacional”, mas particularmente eu não confio, pq trata-se de números que representam a média obtida das atribuições pessoais de cada indivíduo (num ambiente aberto) que avalia. Assim não existem parâmetros comuns e fica exposto às preferências e peculiaridades pessoais.
Abraços!!!

eu concordo com vcs, sobre estarem vinculados à uma marca ou mesmo o fabricante XPTO inventar uma escala que o valor inicial é o maior da concorrente, fazendo o cliente imaginar que o nível 11 dela é melhor que o 10 da outra.

este fórum tem um acervo para consulta incrível, que uso todos os dias, e os comentários adicionais são ótimos.

os posts do nakata por exemplo.

mas acho que até ele deve se encher de comprar material toda semana, colar, testar, trocar, etc… sem contar o preço

não sei se é viável, mas acabei de ter essa ideia, mas imagine um site, tipo wiki onde cada tópico é uma marca/modelo de material.

nessas “páginas” teriam as informações do fabricante - as oficiais, e quem sabe a média dos usuários, para cada quesito, além dos comentários relacionados e tal.

claro que um site assim já existe fora do brasil, que é o Table Tennis DB.

mas seria perfeito um totalmente brasileiro. quem sabe, anexo à este site?