Ta chegando a hora...

Olá amigos do temp.mesatenista.net!

Estou aqui hoje pra escrever meu primeiro tópico em muito tempo, e o assunto não poderia ser mais importante pra mim: vestibular.

Domingo agora começa minha maratona de provas que vai definir minha casa ano que vem e por mais 5 anos pelo menos.

Mudei-me do interior do Paraná pra São José dos Campos esse ano, pra poder ter acesso à um bom cursinho já que a cidade onde eu morava era mto pequena. Minha ideia inicial era me mudar para Curitiba, cidade da minha familia, ma scomo minha mãe foi transerida pra SJC acabei caindo aqui.(morava com meu pai antes, eles são separados)

Acabei me adaptando muito bem a esta cidade, mas não há chances de eu permanecer aqui, uma vez
que só há 1 curso aqui que me interessaria em uma boa faculdade: Engenharia da Computação no ITA. No inicio do ano era meu plano prestar ITA, mas realmente ão me preparei pra isso, além de a disciplina militar não me agradar nem um pouco.

Com isso, minhas primeiras opções são ir para São Paulo e estudar na Escola Politecnica da USP, ou Engenharia da Computação na Unicamp. Qualquer uma dessas faculdades pode me proporcionar uma otima formação, mas dou preferencia à Unicamp por ser em uma cidade menor e neste curso ter um renome maior.

Depois dessa pequena introdução, começo a falar do vestibular. Teoricamente não tenho motivo algum para me preocupar, sou o melhor aluno da minha turma disparado e estudei relativamente bem durante o ano inteiro, além de ter ficado no ultimo simulado nacional da minha escola(que era aberto pra qualquer um) em terceiro lugar do brasil no meu curso. Não pode ser ruim.

Eu tenho ficado um pouco preocupado nas ultimas semanas por um motivo talvez idiota. To calmo demais, sabe, não estudei além da conta agora no fim, estou descansado e minha cabeça da livre de pressões e não sei até que ponto isso é bom. Não acho que entrar em modo bitolado seja o ideial , mas aceito ideias de como me concentrar pelo menos um pouco mais até domingo à tarde. Teoricamente não deveria nem encostar em apostilas a partir de agora, mas devido ao fato de eu estar nesse estado talvez não fosse de todo mal. O que vcs acham?

Ahh… e mais algume aqui vai fazer provas nos proximos dias? Onde e pra que? Sei que domingo agora tem a UFPR em curitiba e também a UniRio.
Pra quem for, boa sorte.
E semana que vem é nóis na FUVEST o/

PS: sim, esse tópico é inutil rpa quase todo mundo que visita o fórum, mas eu num tenho blog haha preciso escreve em algum lugar
PS2: na verdade nem sei oq pode ser comentado desse texto, é mais pra desabafar mesmo :lol:

Bom… já fiz 3 vestibulares, e quando faltam 1 ou 2 dias, eu vou jogar TM ;D

Mas uma coisa que eu gosto de fazer, é revisar formulas algumas horas antes da prova. Fico revisando fórmulas e regras de física. Isso varia pra cada pessoa, mas eu gosto de ter uma “segurança” a mais na hora da prova.

Uma coisa que também gosto de fazer, é reler alguns artigos de notícias decorrentes do ano, como:

eleições norte-americanas
eleições brasileiras
corrupção
efeito estufa (sempre cai alguma coisa)
impacto ambiental

A federal daqui acompanha sempre as atualidades, e cobra pouco conteúdo e muito raciocínio. Entao pelo formato de prova, sugiro q dê uma olhada nos conceitos de elétrica e magnetismo.

Quimica e matematica não tem o que revisar a essa hora, e humanas aqui em Brasilia trata-se de atualidades como já falei.
Releia as características do modernismo se cair no seu vest.

Eu vo fazer PAS em Brasilia, e daqui 1 mês e meio, vestibular.

Na hora da prova, muita água e uns 3 bombons. Sendo que eu como bastante antes de fazer a prova, de barriga bem cheia eu faço a prova bem relaxado.

Não tinha visto esse tópico antes da prova da Fuvest no domingo.

Por coincidência o mola_samas sentou do meu lado no dia da prova.

Estou vivendo as mesmas pressões, as mesmas dúvidas e dificuldades. Afinal, não são apenas 5 anos vivendo longe de casa, mas uma vida inteira em jogo pois é agora que se define a profissão.

Acho que não há muito o que fazer agora, todo o trabalho foi o feito no decorrer do ano.

Particularmente, eu reviso algumas coisas que não tenho muita segurança e leio muito nessa época, muito mesmo.

E no dia anterior à prova também jogo tênis de mesa ou outro esporte. Nem sequer olho pra um livro. É uma forma de desafogar as tensões.

Um dos meus professores usou uma ilustração interessante. Ele lembrou da Dayane dos Santos e toda a expectativa que se criava a respeito da sua participação nas Olimpíadas. Devido à pressão externa e a sua própria dificuldade de lidar com isso, a ginasta decepcionou na competição. Então, ele disse para não nos preocuparmos com as pressões externas ou com a nossa própria ansiedade. Nesse momento, nada disso importa. Ele ainda disse que se Dayane tivesse mostrado seu dedo do meio a todos que lhe cobravam, talvez ela pudesse relaxar e ter um desempenho melhor. Salvo a vulgaridade do que falou, a idéia usada é muito interessante.

Pra finalizar, desejo boas provas àqueles que irão tentar uma vaga em uma faculdade nesse ano. E nos vemos pelas universidades desse Brasil.

Realmente foi uma sorte enorme fazer a prova do lado de um companheiro de fórum :smiley: E a mlehor parte, nós 2 fomos bem ainda por cima :smiley:

Pelas nossas notas acho que é estudar pra segunda fase agora.

Boa Sorte à todos que forem fazer provas ainda.

Só achei interessante o comentário sobre a Dayane mostrar o dedo…seria igual a última figura do avatar do Mola…rsrsrs…mas boa sorte prá vcs!

É muito engraçado!

E é o tipo de coisa que se lembra antes da prova e ajuda a relaxar.

Às vezes, pareço um louco antes de provas porque começo a dar risadas quando lembro de coisas como essa.